Pular para o conteúdo

Relato Evolução - Treino e Experiência [E tenho algumas dúvidas]

Respostas em Destaque

Oi @LipBrito, apesar de parecer besteira, vou te dar uma dica que tem me ajudado, e confesso que senti uma diferença enorme em muitos aspectos. Eu estou fazendo uma caminhada com meditação. Quando sair para caminhar, dê atenção aos barulhos ao redor, se concentre no som das coisas que estão pertos, de um em um. Ouça os carros, depois concentre-se no vento, etc. Depois busque um som mais longe. Não fique focando a visão em nada específico, se concentre nos sons. Não pense em nada... Só concentrando nos sons. Isso tem me ajudado na ansiedade. Tente.... 

• Respostas 68
  • Visualizações 7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Melhoras e se cuide pra continuar firme depois. 

• Emanuelle Arruda
    Emanuelle Arruda

Oi, @LipBrito, boa noite!  Esses últimos dias foram bem corridos, acabei não acompanhando mais seu fórum, porém estou de volta “curiando”  haha  Vi que passou por um período tenso em relação a sa

• Nos dias aconteceu uma porrada de coisa na minha vida!  Perdi 2 pessoas importantes em um intervalo de 20 dias, sendo que uma delas não foi uma morte tão natural assim! =// Maaas, tentando mant

Imagens Postadas

• Autor
3 horas atrás, Cris1976 disse:

Oi @LipBrito, apesar de parecer besteira, vou te dar uma dica que tem me ajudado, e confesso que senti uma diferença enorme em muitos aspectos. Eu estou fazendo uma caminhada com meditação. Quando sair para caminhar, dê atenção aos barulhos ao redor, se concentre no som das coisas que estão pertos, de um em um. Ouça os carros, depois concentre-se no vento, etc. Depois busque um som mais longe. Não fique focando a visão em nada específico, se concentre nos sons. Não pense em nada... Só concentrando nos sons. Isso tem me ajudado na ansiedade. Tente.... 

Oi @Cris1976, vou pegar essa grande dica e aplicar agora no fim de semana! E depois trago atualizações, já senti que vai dar bom, pela manhã eu já faço uma breve meditação! mas testar isso no momento da caminhada vai ser incrível! 
[/não é besteira, meditação é algo incrível, é mais do que recarregar as baterias, e se permitir entender o fluxo das coisas também, show de bola Cris!!

Em 26/11/2024 em 21:43, LipBrito disse:

Eu estava pensando em práticar uma caminhada média/longa com a esposa no fim de semana, afim de destressar, distrair, tomar um sol, mudar um pouco a rotina aos fins de semanas sem ser ficar na tv, pc, celular.. enfim telas... fazer algo mais físico afim de melhorar a qualidade de vida, já pensei e tentei várias vezes mais nunca saia do papel, quem sabe agora consigo rsrs

Vale a pena conferir esta matéria sobre caminhada:

Em 25/11/2024 em 16:25, LipBrito disse:

Nos dias aconteceu uma porrada de coisa na minha vida! 
Perdi 2 pessoas importantes em um intervalo de 20 dias, sendo que uma delas não foi uma morte tão natural assim! =//

Maaas, tentando manter a cabeça no lugar, tentando me alimentar o mais próximo possível da dieta, e treino mesmo que seja em casa, até o momento eu ainda não estou regular na academia, mas estou mantendo o peso!

Vou me organizar para trazer mais uma att. para vocês, e me manter ativo no fórum!

Oiê, @LipBrito. Que bom que voltou. Que ruim que estás passando por tantas coisas em tão pouco tempo. 

Meus pêsames. Espero que o Senhor em sua infinita bondade, o tempo te ajudem a sustentar essa barra.

Esses últimos dias passei por alguns eventos de hipertensão, p.a alta e sem conseguir regular da melhor forma.
Sei que muita coisa é psicológico mas tenho tentando manter a cabeça no lugar.
De qualquer forma, eu percebi que sem ficar 100% na dieta, treino e rotina, até a minha saúde fica comprometida em questão de imunidade, não sei ao certo o quanto isso tem haver, mas é algo que tenho observado! 

Noss! Sobre pressão, eu não tenho muito conhecimento e conselhos p te passar. Mas não seria legal procurar um médico ? 

Em breve estou nos 100% de novo! Agradeço a todos a paciência de vim dar uma olhada no diário! 
Sigamos firmes e fortes!

Logo logo, se Deus quiser, é melhor do que antes!!! 

você conseguiu manter bem, apesar de tudo. Parabéns! Continue firme, não desista. Tmj. Grande abraço 

• Autor
Em 29/11/2024 em 22:57, Emanuelle Arruda disse:

Noss! Sobre pressão, eu não tenho muito conhecimento e conselhos p te passar. Mas não seria legal procurar um médico ? 

@Emanuelle Arruda opa! valeu pela atenção! tu é jóia demais...

Te falar, eu faço um acompanhamento com cárdio e neuro, eu já faço uso de um medicamento que ajuda a regular isso, mas já ta na hora de dar uma revisada! 💪 [/já passou até

• 1 ano depois...

LipBrito, li o diário inteiro, e ele é dos melhores que tem por aqui. Relato honesto, atualização com número, você aceitou ajuste e voltou para contar o que aconteceu. Mas justamente por isso quero puxar uma coisa que ficou sem resposta o tópico todo, porque acho que é a mais importante de tudo o que você escreveu.

Naquele post em que você montou treino e dieta, você escreveu duas linhas seguidas: ciclo proposto, pensei em enantato, e medicação em uso, propranolol. Sessenta e tantas mensagens depois, ninguém falou sobre isso. E essas duas linhas juntas mudam completamente a conversa.

Você é hipertenso em tratamento, tem enxaqueca, faz acompanhamento com cardiologista e neurologista, e ao longo do diário relatou episódios de pressão alta que não conseguiu regular. Nesse cenário, a resposta para a sua dúvida sobre ser o momento certo é não, e não é conservadorismo. Testosterona exógena eleva a pressão arterial por dois caminhos que somam com o que você já tem: aumenta a retenção de sódio e água, e engrossa o sangue aumentando o hematócrito. Em quem já é hipertenso e ainda está brigando para estabilizar, isso é exatamente a direção contrária. Você mesmo escreveu que não sabia se era a hora, e o seu instinto estava certo. Guarde essa ideia para um momento em que a pressão esteja controlada de forma consistente, e mesmo lá, com o cardiologista sabendo.

E tem um detalhe que quase ninguém comenta e que vale muito para você: propranolol é betabloqueador não seletivo. Ele segura a frequência cardíaca, então o seu batimento no treino não reflete o esforço real, o que faz aquelas metas de zona de frequência no cardio não valerem nada no seu caso. Guie o aeróbico pela sensação de esforço e pela capacidade de conversar, não pelo número do relógio. Ele também costuma reduzir um pouco a tolerância a esforço intenso, então se você sentir que o pique não vem como no colega do lado, boa parte disso é o remédio, não falta de vontade.

Sobre o histórico de adolescência, e digo isso sem julgamento nenhum porque você já contou com toda a franqueza. Aquele M-Droll, M-Stane e Halovar eram pró-hormonais orais, do tipo alquilado, que é a classe mais agressiva com o fígado e com o colesterol que existe. Você contou que teve sensibilidade no mamilo e insônia, ou seja, aquilo mexeu com você de verdade. Não é para se preocupar retroativamente, é só para dizer que, na próxima revisão com o cardiologista, vale levar perfil lipídico completo, hemograma com hematócrito, função hepática e renal. Com hipertensão, esses são exames que você deveria acompanhar de qualquer forma, com ou sem musculação.

Agora a parte prática, do que dá para ajustar hoje.

O primeiro ponto é o descanso. Você treinava sete dias por semana com cardio diário, e a Renatinha te apontou isso e você ajustou, o que foi ótimo. Só reforço o motivo: no seu caso não é só questão de rendimento, é que treino todos os dias sem folga soma estresse fisiológico, e estresse é justamente um dos gatilhos da sua pressão e da sua enxaqueca. Os dois dias de descanso não são preguiça, são parte do tratamento.

O segundo é a proteína, e o Iniciante na Musculação percebeu isso e a pergunta dele nunca foi respondida direito. No seu cardápio, o jantar tem cinquenta gramas de frango ou peixe, que dá algo em torno de dez a doze gramas de proteína. É pouquíssimo para uma refeição inteira. Somando o dia, boa parte da sua proteína está vindo de pó, e a maior parte das suas calorias de hipercalórico, que é essencialmente carboidrato. Para o seu objetivo isso dá peso, mas dá menos músculo do que a mesma caloria vinda de comida com proteína. Eu subiria as porções de carne, frango, ovos e peixe nas refeições sólidas e reduziria um pouco o hipercalórico. Para um hipertenso vale também um cuidado extra com sódio nos industrializados e com o embutido.

O terceiro, e esse é específico do seu quadro. Enquanto a pressão estiver instável, cuidado com a manobra de segurar a respiração fazendo força, que é o que a maioria faz sem perceber no agachamento pesado e no leg press. Ela dispara a pressão momentaneamente. Solte o ar na subida, evite as séries em que você precisa travar a respiração, e evite chegar na falha absoluta nos exercícios grandes. Isso não te tira nada em resultado e é bem mais seguro para você.

E, sobre a dor no joelho que você relatou, ela sumiu? Ficou sem desfecho lá atrás e é o tipo de coisa que vira problema crônico se for empurrada com a barriga.

Por último. Você perdeu duas pessoas em vinte dias, teve pressão descontrolada e mesmo assim voltou aqui para atualizar o diário e manteve o peso. Você tratou isso como queda no percentual da dieta. Eu trataria como o resultado mais impressionante do tópico. Continuidade em ano ruim é o que separa quem chega de quem some, e você tem essa parte resolvida.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.