Pular para o conteúdo

É normal, ao alongar, ouvir estalos no esterno?

Respostas em Destaque

Tipo, vou explicar melhor, qdo estou na faculdade sentado tal, e me estico como se estivesse fazendo voador(+/- a msm posicao tipo alongando), sinto e escuto estalos no esterno, tipo como se os ossos da costela estalassem mto estranho...

Isso é normal?... nao sinto dor nem nada, meu medico sempre me disse q estalar sem sentir dor, febres esse tipo de coisa nao tem problema, mais outro dia reparei o q acontecia qdo me esticava dessa maneira, e ainda nao tive oportunidade d epergunta-lo sobre esses estalos no peito, agora pergunto para quem sabe o vitz, ou a outro q possa me responder, é normal?

• Respostas 6
  • Visualizações 32,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• é super normal e vc nao deve se preocupar, esses estalos sao ou reposicionamentos da articulacao esternocostal ou recuperacao da mobilidade de alça de balde da mesma. []'s

• Bala_juquinha
    Bala_juquinha

mano, eu tb tenho isso qd faço esse alongamento... estala... eu acho muito estranho mas como nao doi... nunca me preocupei o estranho é que as vezes eu sinto falta do estalo e faço o movimento

• Pedro Anastasio Boffa
    Pedro Anastasio Boffa

hahahaha comigo a mesma coisa.. bem   no meio do meu peito.. sempre da vontade de me esticar e estralar .. mto bom !! 

• 13 anos depois...
  • 2 anos depois...
  • 6 anos depois...

O vitz respondeu certo lá em dois mil e quatro, e continua valendo: estalo sem dor nessa região não é problema.

Vale só completar o mecanismo, que é curioso. As costelas se ligam ao esterno por articulações de verdade, e o barulho na maioria das vezes é cavitação, ou seja, uma bolha de gás que se forma no líquido da articulação quando ela é distendida rápido. É o mesmo fenômeno do estalo do dedo. Tanto que, se você tentar repetir logo em seguida, não sai, porque o gás leva um tempo para voltar a se dissolver. Nas costas e no tórax também entra tendão deslizando sobre osso, que dá um estalo mais seco.

E a sensação de alívio que o Bala_juquinha e o Pedro descreveram, aquela vontade de se esticar só para estalar, é real. Distender a articulação estimula receptores ali e reduz a percepção de rigidez por alguns instantes. O detalhe é que o alívio vem do alongamento, e não do barulho, e por isso ele dura pouco e a vontade volta. Quem passa o dia sentado curvado sente isso com mais frequência, o que diz mais sobre a cadeira do que sobre a costela.

Sobre a preocupação clássica, de que estalar estraga a articulação, não existe suporte para isso. O caso mais divertido é o de um médico que passou décadas estalando os dedos de uma mão só, para comparar com a outra no fim da vida, e não encontrou diferença nenhuma.

O que muda a conversa é dor. Se aparecer dor bem localizada em um ponto do esterno, sensível ao apertar com o dedo, e que piora ao respirar fundo, aí já é outra coisa, e tem nome e tratamento, é a inflamação da cartilagem que liga a costela ao esterno. Também merece atenção estalo que surge depois de uma pancada ou de uma queda, ou que venha acompanhado de falta de ar. Sem nada disso, é só barulho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.