Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Periodização de treinamento: fase de tonificação e fase de força

Featured Replies

Postado

A variabilidade do treino promovida pela periodização, otimiza sim os resultados!

Esta variação entre Volume x Intensidade que ocorre na periodização reduz a capacidade de "acomodação" do corpo assim como as chances de overtraining!

Outra vantagem

Tem profissionais que acham a periodização desnecessária.

Uma coisa é necessária em qualquer tipo de treino, o princípio fisiológico da sobrecarga progressiva, isto é está sempre progredindo e estimulando o seu corpo a desenvolver!

Tal princípio pode ser usado de centenas de formas!

• Respostas 23
  • Visualizações 3,8k
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Periodizar é dividir o treinamento ao longo de um período em ciclos onde

vai se enfatizar em cada um deles uma determinada capacidade física buscando otimizar os resultados para que o atleta possa chegar ao máximo de seu rendimento em uma ou mais competições ao longo do ano. As capacidades a serem treinadas vão variar de acordo com o esporte que se pratica.Por exemplo, para um atleta de provas curtas de velocidade ,é imprescindível periodizar o treinamento com tiros intervalados, força explosiva e velocidade de reação. Para atletas de endurance(resistência) seria interessante periodizar o treinamento buscando melhorar a resistência aeróbia e a anaeróbia. Para um fisiculturista, seria interessante periodizar o treinamento para enfatizar hipertrofia e definição. Para quem faz musculação de forma não competitiva para estética ou qualidade de vida, pode-se também periodizar buscando potencializar os ganhos em uma determinada época do ano, por exemplo, no verão.É válido para quem treina de forma não competitiva e enfatizando apenas a força dinâmica(como é o caso da maioria dos praticantes de musculação), a periodização dos métodos de treinamento, ou seja, criar ciclos ao longo do mês/semana onde se enfatiza mais um método do que outro, por exemplo, ênfase no piramidal crescente, decrescente, série negativa, tensão contínua, super série(pré-exaustão ou agonista e antagonista), contração de pico, etc.

Postado

Na super treino aparece um tipo de periodização diferente desses que eu achei interessante.

É tipo assim, se você malhar um músculo duas vezes na sema ficaria tipo assim

-----------Sessão1-Sessão 2

semana 1----A---------B

semana 2----C---------A

semana 3----B---------C

semana 4----A---------B

semana 5----C---------AL

semana 6----BL--------CL

semana 7 repete o ciclo

sendo que:

A: Intensidade Alta com Volume Baixo

B: Intensidade Média com Volume Médio

C: Intensidade Baixa com Volume Alto

AL, BL, CL: treino regenerativo com apenas 50% do peso que se usaria normalmente.

Eu achei isso bem interessante. E tb vi várias outros tipos de periodização diferentes em sites gringos.

Postado

Fala Rapazeada

Estava lendo o topico e achei interessante porque sao pouquissimas as pessoas (praticantes e profissionais) que se preocupam com a individualidade e planejamento progressivo do treinamento e dieta.

Inclusive pensava estes ultimos dias sobre isso.

Faz pouco tempo que li o livro de Bompa, citado pelo Personal. Ele nos da uma boa ideia de como dividirmos o ano por ciclos em busca de uma meta.

Dentre as coisas que ele fala, algumas sao descartaveis, mas a ideia geral e boa.

Eu sempre variei meu treino, mas nunca o dividi a longo prazo, como em 1 ano. Uma falha que agora nao acontecera mais. Sempre achei a periodizacao necessaria. E agora irei aplica-la, bem planejadamente. O meu problema e o seguinte: Crio um programa durante o ano. Mas durante este ano aprendo mais coisas, tecnicas, programas, variacoes. E acabo querendo aplica-las, mas o programa ja esta feito, entao fico um pouco confuso, querendo implanta-las e assim modificando o planejamento.

Esta pensando em outra coisa. O que acham de objetivar durante a epoca mais fria do ano a definicao, sendo que o organismo se lanca, numa reducao da temperatura ambiental de mecanismos para ceder temperatura corporea ao ambiente, aumentando a termogenese e o metabolismo. E durante epocas mais quentes ganhar mais volume.

Escrevam....

Abracos

Postado
  • Autor

muito boa a discussão. Valeu galera. Mas uma duvida. Quando vcs falam de uma serie com volume alto, medio ou baixo, se refere a quantidade de exercicios e a quantidades de repetições?? Se eu digo q no treino tal, deve ser feito com volume alto e intensidade baixa... significa, umas 15 repetições e uns 5 exercicios por musculo grande?? Ou apenas numeros de repetições mais elevados?

a intensidade mais baixa refere-se a quantidade de peso? Se fizermos com pouca cadencia, 2-0-2, pode ser considerado uma diminuição da cadencia??

Postado
  • Autor

mas fazendo um treino com maior volume nao vai contra todos os conselhor postados por todos aqui. Q para uma boa hipertrofia deve-se evitar ao maximo o catabolismo muscular e para fazer isso o ideal eh um treino q dure no maximo 45 a 60 minutos...

Sei q nesses dias de treino com volume alto e intensidade baixo nao serao exatamento para hipertrofia... mas mesmo nao sendo pra hipertrofia, ele nao ira fazer exatamento o contrario?? Catabolizar o q eu ganhei no dia em q o volume é mais baixo e a intensidade alta??

Estou apenas levantando questoes q me fiz enquanto pesquisava o assunto. Foi por isso q abri o topico, acho importante novos conhecimentos e principalmente discussões como esta. Sou farmaceutico e o pouco q conheco sobre musculação foi lendo, indo atras e discutindo. Entao vamos continuar com a discussão... e q novos entrem nela tb.

valeu....

Postado
-----------Sessão1-Sessão 2

semana 1----A---------B

semana 2----C---------A

semana 3----B---------C

semana 4----A---------B

semana 5----C---------AL

semana 6----BL--------CL

semana 7 repete o ciclo

Nesse caso o volume seria mais alto mais não o suficiente pro treino passar do tempo "adequado". Aqui tem o exemplo do treino de peito no dia do volume "alto":

1) Supino Reto - 4 x 8 x 80%RM (intervalo de 45s)

2) Crucifixo Inclinado - 4 x 12 x 80%Rm (intervalo de 45s)

3)Superset com:

a)Suppino Declinado - 4 x 8 x 70%RM

b)Crossover - 4 x 15 x 70%RM (intervalo de 45s)

Volume Médio:

1) Supino Reto - 3 x 8 x 90%RM (intervalo de 1min)

2) Crucifixo Inclinado - 3 x 12 x 90%Rm (intervalo de 1min)

3)Suppino Declinado - 3x 8 x 90%RM (intervalo de 1min)

4)Crossover - 3 x 15 x 90%RM (intervalo de 1min)

Volume Baixo:

1) Supino Reto - 2 x 8 x 100%RM (intervalo de 1min45s)

2) Crucifixo Inclinado - 2 x 12 x 100%Rm (intervalo de 1min45s)

3)Suppino Declinado - 2x 8 x 100%RM (intervalo de 1min45s)

4)Crossover - 2 x 15 x 100%RM (intervalo de 1min45s)

Eu particularmente não sei muito sobre esse tipo de periodização, a não ser o que fala nessa revista.

Eu achei um post interessante falando sobre o HST:

http://forum.bodybuilding.com/showthrea ... did=280813

E mais alguns links:

www.hypertrophy-specific.com - Site oficial do HST.

http://www.hypertrophy-specific.com/hst_calc.html - Caculadora dos RMs do HST.

Postado
  • Autor

Esse HST parece interessante.. mas nao intendo muito de ingles. Bem q alguem do forum podia fazer um resumo em portugues e colocar um topico. è sempre bom colocar novos relatos, novidades e outros.

Eu jah montei uma ficha com esse tipo de periodização q vc mandou Victor, vamos ver no q dah.. vao ser 6 semanas... no final eu conto o q achei...

valeu galera... ateh mais.

Postado
mas fazendo um treino com maior volume nao vai contra todos os conselhor postados por todos aqui. Q para uma boa hipertrofia deve-se evitar ao maximo o catabolismo muscular e para fazer isso o ideal eh um treino q dure no maximo 45 a 60 minutos...

Sei q nesses dias de treino com volume alto e intensidade baixo nao serao exatamento para hipertrofia... mas mesmo nao sendo pra hipertrofia, ele nao ira fazer exatamento o contrario?? Catabolizar o q eu ganhei no dia em q o volume é mais baixo e a intensidade alta??

Estou apenas levantando questoes q me fiz enquanto pesquisava o assunto. Foi por isso q abri o topico, acho importante novos conhecimentos e principalmente discussões como esta. Sou farmaceutico e o pouco q conheco sobre musculação foi lendo, indo atras e discutindo. Entao vamos continuar com a discussão... e q novos entrem nela tb.

valeu....

As pessoas tem muito medo de catabolizar a massa muscular se enchem de suplementos e tem medo de mudanças na forma de treino. Com medo de perder o que ganharam.

Existem algumas coisas que fazem voce realmente perder a massa muscular. Que são:

-má alimentação

-jejum prolongado

-situações frequentes de stress

-doença

-falta de uso (sedentarismo)

Ficar 1 ou 2 semanas treinando com um volume de repetições maior e intensidade menor, não fará ninguém perder massa muscular se não acontecer nada que citei antes. A hipertrofia será menor ou não acontecerá.

Tal fase de treino serve apenas para uma recuperação de stress acumulado no SNC, variabilidade no treinamento para não acomodação do corpo à um mesmo tipo de treino por muito tempo, gera também um diferente parâmetro de recrutamento de fibras já que a fadiga ocorrerá com mais tempo de tensão.

Essas alterações se mostram muitas vezes benéficas para entrar em um novo período de alta intensidade e volume de repetições menor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.