Skip to content

Hipercalórico vai me dar muita gordura localizada?

Featured Replies

Respondendo o título do tópico, que é o que interessa a quem cai aqui: hipercalórico não dá gordura localizada. Caloria a mais dá. E é uma distinção que muda todo o resto da conversa.

O Carioca-JPA chegou perto ao dizer que hipercalórico é comida em pó, e nisso ele tem razão: o pó não tem poder mágico de engordar. Mas falta metade da frase. Uma dose costuma somar seiscentas a mil calorias, quase todas de maltodextrina e açúcar, com pouca proteína perto do preço. Ou seja, ele é o jeito mais fácil que existe de estourar o excedente sem perceber, porque não enche e desce em dois minutos. O problema nunca foi o produto, foi o tamanho do excesso.

E aí está a resposta prática à sua pergunta: o quanto você vai ganhar de gordura depende do quão rápido você ganha peso, e não de qual pote você comprou. Excedente pequeno, algo em torno de trezentas a quinhentas calorias por dia, com o peso subindo devagar, dá pouca gordura. Ganhar dois ou três quilos por mês dá barriga, com ou sem suplemento. É por isso que a lógica do Logan de crescer muito para depois secar costuma sair cara: quase todo mundo que faz isso passa o dobro do tempo tirando o que colocou.

Uma correção no que o Carioca disse sobre substituir refeição. Trocar uma refeição por hipercalórico é o pior dos dois mundos: você fica com um monte de açúcar no lugar de comida de verdade, com menos proteína e sem nada do que vem junto com a comida. Se ele entrar, entra somando, entre refeições, e não substituindo.

Sobre a receita de três doses por dia com leite integral, o Plasmatic já respondeu com humor, mas vale desfazer o argumento por escrito, porque ele ainda circula. Gordura da dieta não aumenta testosterona de forma relevante em quem já come normalmente, e o efeito só aparece em quem estava com gordura muito baixa. E leite integral não tem índice glicêmico menor que o desnatado por causa da gordura de um jeito que importe: leite já é de índice baixo, e mesmo assim provoca uma resposta de insulina alta, seja integral ou desnatado. Ou seja, o argumento estava errado nas duas pontas.

Sobre os dezesseis por cento, o LnCohim e o Nike apontaram o mesmo, e eu concordo com a direção, ainda que com menos drama: dezesseis não é alto a ponto de assustar, mas é o suficiente para que qualquer ganho de gordura fique visível rápido, e é bem mais fácil crescer partindo de um ponto mais magro. Eu passaria dois ou três meses num déficit leve, chegaria perto de doze, e só então começaria o ganho. Você vai crescer com o corpo respondendo melhor e enxergando o que está acontecendo.

Por fim, sobre o seu plano. Correr três vezes por semana e treinar boxe nas outras duas, no meio de uma fase de ganho, é remar contra o próprio objetivo. Aeróbico não impede o ganho de gordura, quem faz isso é a conta de calorias, e nessa quantidade ele só te obriga a comer ainda mais para o mesmo resultado. Se o objetivo agora é crescer, eu deixaria duas sessões leves na semana e colocaria essa energia na progressão de carga.

E, sobre a lista de compras: se fosse para escolher, creatina e albumina ou whey resolvem, e o hipercalórico é o item mais dispensável de todos. Ele é o mais caro por caloria útil, e você faz melhor com arroz, leite, aveia, azeite e pasta de amendoim, gastando bem menos.

• Replies 10
  • Views 3.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Most Popular Posts

• seu bf ta muito alto, nao tome hipercalorico nao.

• esse meu perfil eh antigo...tô com 16 % e 70 kg...

• entao respondendo a pergunta do titulo do topico: hipercalorico da uma barriguinha sim, nada que um bom treino de definiçao nao possa tirar. mas pelo seu peso, sua altura e seu bf eu nao usaria um hip