Postado 11 de agosto de 201113 anos Vi sim, tentei adaptá-los aos meus interesses, sei que não ficou tão semelhante quanto a eles, mas tenho receio de comelçar a fazer Terra, Agachamento, Stiff, desenvolvimento militar, até porque nunca fiz e acredito que teria que dedicar pelo menos umas 2 semanas só para aprender a fazê-los. Li todos os post, gostaria de saber o que seria essencial modificar numa rotina semelante aquela para manter os princípios do Fullbody? Imagino que uma das modificações seria diminuir biceps.... Algo mais? Obrigado.
Postado 11 de agosto de 201113 anos Autor o que seria essencial modificar numa rotina semelante aquela para manter os princípios do Fullbody? - poucos exercícios (3 ou 4 grandes movimentos, mais 1 ou 2 auxiliares por treino); - movimentos que usam grandes quantidades de massa muscular ao invés de isoladores; - treinos infrequentes (2, no máximo 3 dias); a única forma de se acostumar com os exercícios com os quais não está familiarizado é fazendo! comece com a barra vazia se necessário, mas faça desde o primeiro dia. até porque a idéia é começar leve, com um peso bem menor do que você aguenta, e construir a progressão numa base consistente. espero que tenha visto o tópico sobre ciclos de treino. não existe velocidade ideal. o que eu adoto como padrão é que "a descida não deve ser mais rápida que a subida". o que importa é você manter uma velocidade que seja a mesma em todos os treinos, do contrário a sua base de progressão desmorona. e como ninguém fica cronometrando quantos milésimos de segundo demora em cada repetição, simplesmente faça da forma mais natural possível desde que "a descida não deve ser mais rápida que a subida".
Postado 11 de agosto de 201113 anos Certo. Como só irei treinar novamente semana que vem vou repensar todo o treino com base no que foi dito. É difícil treinar anos pelo menos 4 vezes por semana com diversos exercícios para cada grupo e abandonar alguns exercícios que gosto de fazer. Mas muito obrigado pelas correções!
Postado 16 de agosto de 201113 anos Reinaldo, refiz meu treino e ficou da seguinte forma: A Leg Press 3x 8-10 Supino Reto 3x6-8 Paralelas 2x 6-8 Puxada 2x 8-10 Panturrilha 1x15-20 Rosca alternada 3x 6-8 Desenvolvimento com Halteres 2x 8-10 Abdominais 2x20 B Levantamento Terra 2x 8-10 Desenvolvimento em pé 2x 8-10 Rosca Direta 2x 8-10 Remada Curvada 2x 8-10 Pull Over 2x 10 Rosca Pulso invertida 1x 15-250 Abdominal Lateral(Side bend) 2x 10 Hoje foi o primeiro dia. Cheguei a 1 hora em casa. Desgaste praticamente nenhum e também não estou com aquele inchaço que normalmente ocorre após o treino. Sinceramente, já pensei em aumentar as séries ou diminuir o intervalo de 3 minutos para 2 minutos. Mas resolvi dar pelo menos 1 ou 2 meses de prazo para ver como meu corpo irá reagir a esse treino. Dúvidas: É normal sentir como se nem tivesse treinado? Será que isso ocorre em razão do treino demasiadamente exaustivo que eu fazia? É importate que o intervalo seja o suficiente para na próxima série estar praticamente com 100% de forças para levantar os pesos? Por exemplo, comecei com 3 minutos de intervalo, mas me pareceu um tanto quanto extenso. Obrigado.
Postado 16 de agosto de 201113 anos Autor Abre um tópico pro seu treino que é melhor. Sobre as dúvidas, não há inchaço (pump) porque você não faz um monte de séries pro mesmo músculo. Se está começando, o normal é não ficar acabado depois do treino, tem que começar leve: veja o tópico de ciclos. E por não fazer muitas séries pro mesmo músculo, o dano nas fibras vai ser menor (dano nas fibras musculares não é necessariamente sinônimo de maior hipertrofia e ganho de força). Por isso uma recuperação da perna por exemplo em que eu levaria 4 a 5 dias, recupero em 2 ou 3. O intervalo não é fixo. Agachamento e levantamento precisam de intervalo maior. Supino e puxada, um pouco menor. Rosca direta, bem menor. Eu nem olho mais no relógio, meço pelos batimentos quando normalizam (que vai de 2 a 4min dependendo do exercício) e pela sensação geral do corpo.
Postado 17 de agosto de 201113 anos kkkk... o mais engraçado é o povo que nem lê o texto e fica fazendo perguntas que estão detalhadamente explicadas.
Postado 17 de agosto de 201113 anos O comentário anterior refere-se às minhas perguntas? Li o texto 4 vezes, porém foi a primeira vez que me deparei com esse tipo de treino. Parece, pela postura de alguns, que o texto explica tudo que se deve saber e não há nada que não ficou esclarecido. Talvez essa reação ocorra porque vocês já tem um bom conhecimento sobre esse tipo de treino. Por exemplo, o texto fala em 3 minutos de intervalo e, além disso, afirma que 1 a 2 minutos de intervalo normalmente não é suficiente. Agradeço ao autor do tópico pela prestatividade, pois novamente me auxiliou a colocar meu treino nos eixos. Porém dá a entender que todos deveriam entender tudo sobre uma rotina full body apenas lendo esse tópico, o que me parece ser equivocado. Treino há 6 anos, mas não sou da área de educação física. Foi mal se eu não reparei que a intenção do tópico era apenas divulgar o assunto e não debatê-lo e aperfeiçoá-lo. Pelo visto eu deveria ter dito somente: "- Parabéns pelo texto!" Acredito que essa relutância em discutir o assunto e responder dúvidas é porque a maioria das pessoas pergunta sem sequer ler, contudo não é o meu caso. Não é fácil montar sozinho um treino estruturado dessa forma diferente da tradicional e da maneira mais eficiente possível. E realmente não há no texto a velocidade com que a repetição deve ser executada (cada fisiculturista tem uma teoria), o intervalo entre as séries (como explicado no último post do Reinaldo) e minha outra dúvida foi após eu testá-lo na prática e ter sentido efeitos bem diferentes dos tradicionais. Enfim, o tópico não serve pra discussão e aperfeiçoamento do treino? Pra que serve então?
Postado 17 de agosto de 201113 anos Autor Não entendi bem até que parte isso foi pra mim, mas qualquer dúvida sobre o método em si, pode perguntar aí. Pra dúvidas mais "pessoais", como "analise meu treino" é melhor abrir um tópico pra manter o foco da discussão aqui. Esse tópico é apenas um pequeno resumo feito por esse treinador. Tem muitos outros artigos dele, até um livro com centenas de páginas. Eu mesmo ainda não assimilei tudo, mas o que for possível eu passo adiante.
Postado 17 de agosto de 201113 anos O comentário anterior refere-se às minhas perguntas? Não, suas duvidas foram mas sobre os exercícios, beleza. Eu me referi sobre um pessoal que entrou perguntando se não poder correr ou perguntado como é que treina fullbody, esse é o pessoal que entra no tópico vê o tamanho do texto e desiste de lê, que por sinal é um desperdício.
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.