Pular para o conteúdo

relato ginseng brasileiro + catuaba em pó "ambos"

Respostas em Destaque

• Respostas 150
  • Visualizações 25mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• hj foi muito bom, treino hard de perna! consegui aumentar a carga no agachamento, hack, pant no leg, fiz drop tranquilo no extensor (nunca tinha conseguido fazer todas as series do drop sem "chorar")

• vamos lá..ainda acompanhando..rsrs e tenho sentido um pouco mais de disposição usando os 3...mais nada fora do comum...

• ontem eu ñ tava muito bem... quase q ñ fui treinar... tava com o corpo meio mole, cabeça meio ruim, "alergia atacando" mas ai derrepente subiu um sangue quente! e resolvi treinar! kkkk ontem e hj

o treino ta sendo bom, novo treino de peitoral agora, focado em volume

vou parar de relatar diariamente, no final "daqui umas 2 semanas" volto so para concluir

vlw, bons treinos!!!

Deve ta ninja os treinos, pra rasga o shortsicon_eek.gificon_eek.gificon_eek.gif

ta virando o Hulk,kkkkkk!!!!

• 2 semanas depois...
  • Autor

ENCERRANDO O TÓPICO!

como prometido, venho dar as considerações finais.

avaliação:

altura: 1,66

peso: 77

braços: 40

abd: 86

iniciei com ginseng + catuaba em pó, depois mudei pra catuaba em pó + ginseng com ginkgo biloba em cap., achei melhor a cap., ñ tinha ginseng separado, então ñ testei... acho q o ginseng separado ainda é melhor, pois com o ginkgo ñ pode ser tomado uma dosagem maior, com ele a dosagem é minima...

Efeitos vantajosos:

-mais disposição

-bom aumento de libido

-bom aumento de força

-leve vasodilatação

ñ posso dizer se ajudou no aumento de peso

Efeitos colaterais:

-muita espinha

-alteração de humor "agressividade"

a catuaba to tomando mais por ser energetico e vasodilatador

Eu conheço por ser um estimulante natural da libido _|_ ( energetico e vasodilatador, deve ser tbm hehehe), mais no caso dessa semente de bode tarado, nem sei pra que serve kkkkkkkkkkkkkk

• Autor

Eu conheço por ser um estimulante natural da libido _|_ ( energetico e vasodilatador, deve ser tbm hehehe), mais no caso dessa semente de bode tarado, nem sei pra que serve kkkkkkkkkkkkkk

a catuaba é estimulante tb, mas o ginseng é mais forte.

a semente de bode tarado é estimulante, energetico e vasodilatador, é mais forte tb, é o considerado o MELHOR vasodilatador

ENCERRANDO O TÓPICO!

como prometido, venho dar as considerações finais.

avaliação:

altura: 1,66

peso: 77

braços: 40

abd: 86

iniciei com ginseng + catuaba em pó, depois mudei pra catuaba em pó + ginseng com ginkgo biloba em cap., achei melhor a cap., ñ tinha ginseng separado, então ñ testei... acho q o ginseng separado ainda é melhor, pois com o ginkgo ñ pode ser tomado uma dosagem maior, com ele a dosagem é minima...

Efeitos vantajosos:

-mais disposição

-bom aumento de libido

-bom aumento de força

-leve vasodilatação

ñ posso dizer se ajudou no aumento de peso

Efeitos colaterais:

-muita espinha

-alteração de humor "agressividade"

ganhou nada?
  • 7 anos depois...
  • 6 anos depois...

Esse relato do @vitorferreira é de 2012 e ele fez o que quase ninguém faz: relatou dia a dia por quase dois meses e voltou no fim para dar as considerações finais, inclusive as desfavoráveis. Volto ao tópico porque há uma confusão botânica atravessando tudo, e porque uma das plantas que ele acrescentou no meio do caminho tem uma interação que merece estar registrada.

Começo pela confusão, porque ela muda o que se pode esperar.

Ginseng brasileiro e ginseng coreano não são a mesma planta, nem são parentes.

O ginseng brasileiro é do gênero Pfaffia, da família Amaranthaceae, e no Brasil o nome cobre três espécies diferentes, também conhecidas como suma e paratudo. O ginseng coreano é Panax ginseng, da família Araliaceae. A única semelhança entre os dois é a aparência da raiz, que foi justamente o motivo de a Pfaffia ter passado a ser vendida como substituta do Panax.

Os princípios ativos são diferentes. O Panax tem ginsenosídeos. A Pfaffia tem outros compostos, entre eles ecdisteroides.

Isso importa para o relato dele porque ele comparava efeitos entre os dois como se fossem versões mais fortes ou mais fracas da mesma coisa, e não são.

E há uma correção específica, sobre uma frase dele que costuma circular: ele escreveu que o ginseng coreano tem esteroides.

Os ginsenosídeos são saponinas triterpênicas, ou seja, moléculas de origem vegetal com estrutura em anéis. Elas não são esteroides androgênicos, não se ligam ao receptor de androgênio e não aumentam testosterona. O nome parecido é o que gera a confusão, e é a mesma confusão que faz gente achar que esteroide vegetal e anabolizante são a mesma família.

Agora a dose, que foi o que mais chamou atenção.

Ele estava tomando 15 g de raiz em pó por dia, divididos em três tomadas de 5 g.

Para comparação, os estudos com Panax ginseng usam extratos padronizados em doses de 200 a 400 mg, ou raiz em pó na faixa de 1 a 2 g por dia. Quinze gramas é bem acima disso.

E o @punk77 fez a observação mais interessante do tópico, quando contou que tomou manipulado, achou interessante no começo e depois parecia que nem estava tomando, o que o levava a aumentar a dose. Essa descrição é de tolerância, e é justamente o padrão dos adaptógenos estimulantes.

Sobre a catuaba, uma informação que quase ninguém sabe e que é bem relevante no Brasil.

Catuaba não é uma planta, é um nome popular aplicado a várias espécies não relacionadas entre si. As mais comuns são Trichilia catigua e Erythroxylum vaccinifolium, que são de famílias botânicas completamente diferentes. E há levantamentos de amostras comerciais em que boa parte do que estava no pacote não correspondia ao que o rótulo dizia.

Ou seja, duas pessoas tomando catuaba podem estar tomando plantas distintas, e nenhuma das duas tem como saber. Isso explica por que os relatos sobre catuaba são tão contraditórios, e é o motivo pelo qual eu não conseguiria dizer a ele se funcionou ou não: não dá para avaliar o efeito de uma coisa cuja identidade é incerta.

Agora a parte de segurança, que é o motivo principal de eu ter voltado aqui.

No meio do relato ele trocou o ginseng puro por uma cápsula de ginseng com ginkgo biloba.

O ginkgo tem uma ação farmacológica bem estabelecida que as outras plantas do tópico não têm: o ginkgolídeo B inibe o fator de ativação plaquetária, reduzindo a agregação das plaquetas. Na prática, ele deixa o sangue menos propenso a coagular.

Isso significa que ele soma efeito com anticoagulantes e antiagregantes, e há relatos de reações adversas graves com o uso concomitante de ácido acetilsalicílico, clopidogrel e ticlopidina. Também vale para anti inflamatórios comuns, que muita gente da academia toma sem pensar.

E há uma situação em que isso pesa e que ninguém lembra: cirurgia e procedimento odontológico. A orientação usual é suspender ginkgo com antecedência antes de qualquer procedimento, e informar ao cirurgião o que se está tomando. Fitoterápico não entra na lista de medicamentos que as pessoas declaram, e deveria.

Sobre a planta que ele chamou de semente de bode tarado e apontou como o melhor vasodilatador.

Ela é o Epimedium, e o composto de interesse é a icariina, que de fato tem ação inibidora de fosfodiesterase tipo 5 demonstrada em laboratório, que é a mesma via dos medicamentos para disfunção erétil. Só que a potência é muito baixa em comparação, e as concentrações que produzem esse efeito em bancada não são alcançadas com as doses dos suplementos. Então a ideia não é inventada, é apenas superestimada.

Agora sobre a conclusão dele, e aqui eu não vou desqualificar o que ele relatou.

Ele listou mais disposição como efeito vantajoso, e reportou 2 kg no período, ressalvando por conta própria que estava no fim do bulk e que o ganho era lento. Foi honesto nas duas pontas.

E o efeito de disposição do ginseng não é invenção. Existe pesquisa apontando efeito sobre fadiga e sensação de bem estar, com resultados modestos e nem sempre consistentes. Não é o suficiente para recomendar, e também não é o suficiente para chamar o relato dele de imaginação.

O que eu acrescentaria é o contexto que ele mesmo forneceu: ele treinava pesado, comia bem e estava em bulking. Nesse cenário, atribuir 2 kg à raiz é a parte que não se sustenta, e ele foi o primeiro a dizer isso.

Uma observação sobre um ponto que ele levantou e que tem razão.

Ele escreveu que os pré treinos caros vendidos em pote têm justamente esses ingredientes na composição, e que valia a pena olhar o rótulo.

Isso é verdade em parte, e vale o ajuste. Muitos pré treinos são, na prática, cafeína com beta alanina e alguns extratos vegetais em dose baixa demais para fazer qualquer coisa. Nesses casos, ele está certo: paga-se caro por embalagem. A diferença é que os extratos de pote costumam ser padronizados, ou seja, com teor declarado de princípio ativo, enquanto a raiz a granel varia enormemente de lote para lote. Nenhum dos dois é ideal, mas as falhas são diferentes.

E, para fechar, o que efetivamente produziu os 40 cm de braço com 1,66 m que ele reportou no fim: dois meses de treino diário registrado, dieta de bulking e constância suficiente para postar todo dia durante quase dois meses. É a parte menos interessante do tópico e é a única que explica o resultado.

Se quiser conferir se a alimentação está sustentando o treino, o site tem um gerador de dieta simulada em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/ . A saída é simulada e serve como rascunho para ajuste, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.