Pular para o conteúdo

Mais um ciclo, mas apenas relatando...

Respostas em Destaque

• Respostas 22
  • Visualizações 3,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• @Keto O problema é que eu já venho disso, entende? O meu caso não é aquele mesmo da média. Já fiz tudo que o Hospital Sarah recomendou e me deram alta da fisioterapia, me encaminharam para musculação

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Tópico incompleto..... Sigo observando.......

• @Keto eu te peço primeiramente desculpas, não quero parecer arrogante, meu amigo. É porque realmente a minha condição é bem específica. Logicamente, se eu abri o tópico, é porque sei da qualidade dos

Imagens Postadas

• 5 anos depois...

@Scarian, o tópico tem um ponto que passou sem revisão e que muda coisa importante no seu planejamento: os tais protetores.

SAMe e acetilcisteína entraram na conversa como hepatoprotetores, e a resposta que você recebeu foi "não vejo necessidade", o que está certo, mas sem explicar o porquê, e o porquê é o que importa. Testosterona enantato e decanoato de nandrolona são injetáveis e não são 17-alfa-alquilados. A alquilação na posição 17-alfa é justamente a modificação química que faz o oral resistir à passagem pelo fígado e é ela que responde pela hepatotoxicidade clássica, colestase e elevação de enzimas. Injetável de éster longo não tem esse problema. Ou seja, em enantato mais nandrolona não existe nada a proteger no fígado, e você estaria gastando dinheiro em cima de um risco que não está lá. O único item do seu plano que justificaria conversa sobre fígado é a oxandrolona, e mesmo ela é das mais brandas entre os orais nesse quesito. Sobre a acetilcisteína especificamente, o uso com evidência sólida dela é intoxicação por paracetamol. Como hepatoprotetor genérico de ciclo, é folclore.

O que realmente merece atenção nesse protocolo não é fígado, é lipídio e pressão. Testosterona em dose supra somada a nandrolona derruba HDL de forma consistente e bem documentada, e você é um homem de 38 anos que quer melhorar a lombar para trabalhar melhor, não um competidor. Perfil lipídico antes, no meio e depois, além de pressão aferida em casa, valem muito mais do que qualquer cápsula de protetor.

Sobre a nandrolona em dose baixa para lombar, vale ser honesto com você. Existe fundamento, não é conversa de academia: a nandrolona aumenta síntese de colágeno e teve uso clínico formal em osteoporose por décadas, e boa parte do alívio articular relatado vem de aumento de conteúdo hídrico e de matriz no tecido conjuntivo. Só que existe também o outro lado, que quase nunca é dito: parte do que as pessoas chamam de "articulação lubrificada" é redução da percepção de dor num tecido que continua com o mesmo problema estrutural. Numa lombar crônica, alívio sem correção mecânica é exatamente o cenário em que a pessoa aumenta carga e volume porque parou de doer, e volta pior quando o ciclo termina. Se você usar, use com a regra de não aumentar carga durante o ciclo com base em como a dor está.

Ainda sobre nandrolona: mesmo a 25 mg por semana ela suprime o eixo com força desproporcional à dose e tem meia-vida longa, então ela é a substância do seu plano que mais atrapalha a recuperação depois. Se o objetivo declarado é "voltar o contato com AEs" depois de anos parado, ela é o item mais dispensável da lista.

Agora o ponto que eu acho mais importante e que ninguém tocou. Você ficou quase um ano sem treinar e está retomando. Quem já treinou antes recupera massa muito mais rápido do que construiu na primeira vez, e o mecanismo mais aceito para isso é a retenção de mionúcleos adquiridos no treinamento anterior, que não se perdem com o destreino. Traduzindo em prática: os primeiros três a seis meses de volta são o período em que você mais ganha por unidade de esforço, sem nada. Ciclar exatamente nessa janela desperdiça o retorno natural mais barato que existe e ainda mistura as variáveis, porque você não vai saber o que foi o ciclo e o que foi o retorno.

Sobre a lombar em si, o que tem melhor evidência é menos glamouroso do que parece. A revisão de Steffens publicada no JAMA Internal Medicine em 2016, com 21 ensaios randomizados e mais de 30 mil participantes, encontrou exercício, sozinho ou combinado com educação, como a única intervenção associada a reduzir episódios de dor lombar. Cinta lombar, palmilha e educação isolada não mostraram efeito. Ou seja, o caminho é carga progressiva e constância, e o efeito some quando o programa para, o que quer dizer que isso é rotina permanente e não tratamento de doze semanas. A sugestão do @Foston de terra com carga moderada tem apoio na literatura, com uma ressalva útil: em quem está com dor mais intensa e pouca resistência dos extensores lombares, o terra tende a render menos no começo, e nesses casos vale entrar primeiro por exercícios de baixa carga e alta resistência, ponte, prancha e variações, e migrar para o terra quando a tolerância subir.

Sobre a dieta que você postou, 235 g de proteína é bastante acima do que rende. Os dados de dose-resposta apontam ganho adicional desprezível acima de aproximadamente 1,6 g por quilo. O excesso não faz mal com função renal normal, só está ocupando calorias que renderiam mais como carboidrato em torno do treino, que é justamente o que sustenta volume de trabalho e, no seu caso, sustenta o fortalecimento que a lombar precisa. Redistribuir uns 40 a 50 g de proteína para carboidrato peri-treino seria um ajuste barato e com retorno bom.

Um último ponto sobre a oxandrolona que você pensou em somar na terceira semana. A resposta que você recebeu no tópico, de que o efeito lipolítico é irrisório, procede. Acrescento o motivo: a maior parte do que se descreve como efeito de recomposição da oxandrolona vem de estudos em grandes queimados e em perda de peso patológica, contexto em que qualquer anticatabólico brilha. Em homem saudável em déficit moderado, o que ela entrega é força e um pouco de preservação, não perda de gordura. Quem perde gordura é o déficit.

Fora isso, o relato está bem organizado e o acompanhamento com exames antes e depois é o jeito certo de fazer. Se quiser simular o protocolo com doses e tempos antes de fechar, o site tem um gerador de protocolo hormonal simulado em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/hormonio/ . A saída é simulada e serve como rascunho para ajuste, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.