Pular para o conteúdo

Projeto: Saindo da capa do Batman

Respostas em Destaque

• Respostas 163
  • Visualizações 19,7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• oiii, gente!! oi @Apollo Galeno, boa noite a todos!! indo para o 3º mês agora, 4ª atualização.. queria agradecer ao apoio de sempre de vcs, o incentivo, as palavras carinhosas... amo esse lugar!  🥰

• boa noite!! cheguei a tempo para mais uma atualização, com muito choro e vela 🕯  minha vida está de cabeça pra baixo, amigos, mas já dizia aquele ditado: abatida, mas não derrotada (talvez só um

• boa tarde a todos  eu vi uma padronização em um tópico  vamos lá  PESO INICIAL/ PESO ATUAL = 55,1kg / não tenho me pesado (a balança aqui de casa enguiçou e na academia que estou ind

Imagens Postadas

• 4 anos depois...

Esse tópico tem um achado clínico logo na primeira página, e ele merece ser desenvolvido, porque foi bem identificado e mal explicado.

A @marianap chegou com 24 anos, 1,70 m e 55 kg, dizendo que perdia peso muito rápido e não conseguia ganhar. E trouxe exames que ela mesma ainda não tinha mostrado a nenhum médico.

O @Apollo Galeno olhou aqueles exames e notou três coisas ao mesmo tempo: TSH, T4 livre e T3 livre alterados, e SHBG elevado. Encaminhou de volta ao endocrinologista e chegou a sugerir imagem de hipófise. Ela repetiu em outro laboratório e a alteração se confirmou.

Isso foi bem visto e vale explicar o porquê, porque a associação que ele apontou não é coincidência, e ela responde exatamente a queixa que ela trouxe.

Excesso de hormônio tireoidiano aumenta o gasto energético de repouso. Ou seja, a pessoa gasta mais em pé, parada, dormindo, sem fazer nada diferente de ninguém. Isso produz perda de peso e dificuldade de ganhar, que foi literalmente a frase com que ela abriu o tópico.

E o SHBG fecha o raciocínio: hormônio tireoidiano aumenta a produção hepática de SHBG. Ou seja, os dois achados não eram dois problemas, eram o mesmo problema visto de dois ângulos. É por isso que a combinação chamou atenção.

Agora o ponto que ninguém ligou, e que eu acho o mais importante do relato inteiro.

Ela informou, no primeiro post, que usa alprazolam por transtorno de ansiedade, para dormir.

Hipertireoidismo produz, de forma clássica: palpitação, insônia, irritabilidade, tremor, sensação de calor e inquietação. É um dos grandes imitadores de transtorno de ansiedade, a ponto de a dosagem de TSH ser rotina na investigação de quadros ansiosos.

Não estou dizendo que a ansiedade dela é só tireoide. Não dá para afirmar isso por um fórum, e ansiedade pode perfeitamente existir junto. Mas é uma pergunta que ela precisa levar, escrita, para o endocrinologista e para quem prescreveu o alprazolam: parte desses sintomas pode ser tireoidiana, e nesse caso tratar a tireoide muda a necessidade do resto.

Duas notas importantes sobre o alprazolam, e nenhuma delas é para ela mudar nada por conta própria.

A primeira: benzodiazepínico não se interrompe de forma abrupta. A retirada, quando indicada, é gradual e conduzida por quem prescreveu.

A segunda, que interessa direto ao projeto dela: benzodiazepínicos ajudam a adormecer, mas alteram a arquitetura do sono, reduzindo as fases profundas. Ou seja, a pessoa dorme, mas o sono rende menos em recuperação. Para quem está treinando pesado e em fase de ganho, isso importa. É mais um motivo para a conversa acontecer.

Agora onde eu discordo do encaminhamento do tópico.

Foi dito a ela, mais de uma vez, que a inteligência estava sendo usada a favor dela, e que ela teria o shape com patologia ou sem patologia.

Preciso discordar do enquadramento. Hipertireoidismo não tratado não é uma vantagem metabólica a ser aproveitada. Ele cobra em dois lugares específicos, e os dois são caros.

O primeiro é o coração. Excesso de hormônio tireoidiano aumenta frequência cardíaca de repouso e é causa reconhecida de arritmia, incluindo fibrilação atrial, inclusive em pessoas jovens. Isso pesa mais em quem treina forte e faz cardio.

O segundo é o osso, e esse é o que me preocupa mais nela. Hormônio tireoidiano em excesso acelera a remodelação óssea e reduz a densidade mineral. Ela tem 24 anos, ou seja, está exatamente no período em que se constrói o pico de massa óssea, que se completa por volta dos 30. Perda óssea nessa faixa é justamente a que não se recupera depois, e não dá sintoma nenhum: não aparece na fita, não aparece na balança, não aparece na foto.

Ou seja, a pressa não é estética. Ela tinha um motivo para acelerar a consulta que era melhor do que o peso, e ela mesma escreveu que estava tentando antecipar o retorno e que estava difícil.

Agora um detalhe técnico que foi perguntado com precisão e que merece ser explicado, porque é o erro de exame mais comum que existe nessa área.

O @Apollo Galeno perguntou a ela, logo no começo, se andava tomando alguma vitamina para cabelo, algo com biotina.

Essa pergunta é exatamente a certa. Biotina em dose alta interfere em boa parte dos imunoensaios usados em laboratório, e o efeito sobre o painel de tireoide é característico: tende a elevar falsamente T4 e T3 livres e a reduzir falsamente o TSH, produzindo um resultado que imita hipertireoidismo em quem não tem nada.

É por isso que a orientação padrão é suspender biotina alguns dias antes da coleta. Ela tinha usado Pantogar meses antes, o que torna a interferência improvável, e a repetição em outro laboratório confirmou a alteração. Mas quem lê isso hoje precisa saber: suplemento de cabelo, unha e pele antes de exame de tireoide é a causa número um de painel alterado sem doença.

E ela mesma deu, sem querer, a segunda lição sobre isso, com uma honestidade que merece registro: contou que tinha tomado um comprimido de B12 na casa de um amigo vegano, de brincadeira, na semana do exame, e que a B12 veio altíssima. É a mesma história em miniatura. Suplemento tomado de forma casual aparece no exame, e quem lê o resultado depois não tem como adivinhar.

Agora a coluna de pesos, em que ela também acertou sozinha.

Os registros foram 55,1, depois 54,8, depois 58, depois 55,75. E foi ela quem identificou o problema: a penúltima pesagem tinha sido na farmácia, a seguinte numa balança de ponteiro comprada para casa, e ela estava vestida de forma diferente.

Ela mesma corrigiu o próprio dado, e isso é melhor do que a maioria dos relatos daqui. Vale só transformar em regra: mesma balança, em jejum, depois de urinar, com a mesma roupa ou sem roupa, no mesmo dia da semana. Balança de ponteiro tem erro grande e varia com o ponto do piso onde está apoiada. E o número que interessa é a média de sete dias, não o do dia.

Três notas rápidas.

A primeira é a vesícula retirada em 2018, que apareceu no primeiro post e não foi retomada. Na maioria das pessoas não muda nada. Em parte delas, refeições com muita gordura de uma vez passam a cair mal. Se isso acontecer, a correção é distribuir a gordura ao longo do dia, e não cortá la.

A segunda é o cisto de ovário de 2017. Foi perguntado no tópico há quanto tempo ela não fazia acompanhamento, e a pergunta ficou meio no ar. É acompanhamento de rotina com a ginecologista, e ela já estava indo.

A terceira é sobre o apetite. Ela relatou semanas pulando refeições, com dificuldade no café da manhã, num projeto cujo objetivo era ganhar. Vale dizer o óbvio que às vezes some: quem quer ganhar e não consegue comer precisa de comida mais densa, e não de mais volume. Azeite, pasta de amendoim, castanhas, leite integral e ovo inteiro entregam muita caloria em pouco espaço. Tentar ganhar peso com prato grande costuma falhar exatamente onde ela estava falhando.

E vale registrar o treino que o @Batata... montou para ela, periodizado com semanas de 12 a 15 repetições alternando com semanas de 8 a 10, com progressão de carga explícita e intervalos definidos. É um bom trabalho, e ela relatou logo depois que estava sentindo tudo. Programa simples, com progressão escrita, é o que funciona.

Fecho com o que eu acho.

Ela chegou aqui achando que tinha um problema de disciplina ou de biotipo, e o que ela tinha era um exame alterado que ninguém tinha olhado ainda. Isso é o oposto do que costuma acontecer: normalmente a pessoa culpa a tireoide sem exame nenhum, e aqui havia exame e faltava a leitura.

O melhor que esse tópico fez por ela não foi a dieta nem o treino, que também foram bons. Foi alguém ter olhado aqueles papéis e mandado ela voltar ao médico.

E o que eu acrescentaria é só uma frase: enquanto a tireoide não estiver resolvida, ela não está com o metabolismo a favor. Ela está pagando por ele.

Para quem quiser montar a dieta com os números na mão, o site tem um gerador de dieta em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/ , que serve como ponto de partida para ajustar com acompanhamento.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.