Skip to content

Oxandrolona exige um protetor hepático?

Featured Replies

• Author

@ARamos, @Scarian @Apollo Galeno

Desculpem marcar todos... não sei muito bem sobre notificação do fórum

obs: vou postar fotos minha também.

Relatos:

Aplicando o hcg e tomando oxan:

Resultados: por mais que eu esteja praticando uma dieta hipocalorica, não consegui perder peso, pelo contrário,  ganhei 2kg, apesar de uma grande melhora estetica ( perda de gordura/barriga, cintura).

Senti os músculos mais inchados mais densos.

Força: estou fazendo quase 7 barras invés de 4.

Ontem consegui fazer a corrida de 2400 em 12:20, antes fazia no máximo em 16 a 18 min.

Ainda tenho aproximadamente 10d de preparação.

Vasodilatação esta bem maior também, consigo ver veias em muito mais partes.

Efeitos colaterais: insonia e muita disposição. Não sinto muito sono. Aumento de apetite.

Acho que nesse ritmo vou conseguir fazer as 10barras

Uso do hcg: dsdn 500 ui

Oxan, ha poucos dias passei pra 60mg/d, ou seja, 1 comp a cada 8h.

Vou ter 1 mes de descanso pro fígado.

Maior dificuldade minha ainda continua sendo a corrida, pois o máximo e 13 min.

Vlww

• Replies 112
  • Views 13.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Most Popular Posts

• Primeiro não vejo necessidade de usar a Oxan para fins de emagrecimento em curto prazo... Eu mesma quando fui fazer o TAF era totalmente sedentária mas com 3 meses de treino apenas eu consegui passar,

• Por enquanto não, é o que já escrevi nos anteriores.

• Sim com certeza! Percebi que ficar no sedentarismo é uma pessoa escolha. Simplesmente não vale a pena. Parabéns pelo dia de ontem Mais uma vez obrigado pelas respostas e boa vontade que

Posted Images

• 4 years later...

Cheguei anos depois neste tópico e li a discussão inteira. Ela é uma das melhores do fórum sobre o assunto, e o @Tobias fez a coisa mais rara que existe aqui: perguntou, ouviu, mudou o plano e voltou para relatar o resultado. Parabéns pela aprovação e pelo desempenho na corrida.

Escrevo porque a pergunta do título nunca foi respondida por inteiro, e ela traz gente para cá pela busca todo dia. Vou fechar dois pontos que ficaram de fora, e o segundo é o que mais interessa para quem chega aqui por causa de concurso.

Primeiro, respondendo direto: oxandrolona não exige protetor hepático, e nesse ponto o Keto acertou. O que vale explicar é o porquê, porque a maioria das pessoas compra silimarina por reflexo. Silimarina, o extrato de cardo mariano, é o mais vendido para isso e tem a evidência mais fraca, os estudos em doença hepática não mostraram benefício consistente. TUDCA tem uma lógica melhor, porque ela age exatamente onde o oral alquilado incomoda, que é no fluxo da bile, e existe evidência de benefício em quadros de colestase. Ainda assim, ela não é escudo, ela não autoriza dose maior nem uso mais longo, e não existe estudo mostrando que ela previne lesão por anabolizante oral. Ou seja, o que protege o fígado é dose menor, tempo curto, nada de álcool no período e nada de empilhar dois orais. Suplemento nenhum compra permissão.

Segundo ponto, e esse ninguém levantou no tópico, mesmo com toda a preocupação do autor com TGO e TGP. Essas duas enzimas não são só do fígado, elas também estão dentro do músculo, e treino pesado sozinho eleva as duas. Musculação intensa, ou uma corrida forte, ou simplesmente voltar a treinar depois de tempo parado, sobem TGO e TGP em gente completamente saudável, e isso confunde muito exame de concurso. Quem sai do sedentarismo e começa a treinar forte para um TAF está justamente no cenário de maior chance de aparecer alteração sem nenhum problema no fígado.

Por isso existe um jeito de separar as duas coisas, e é aqui que a informação vale de verdade. Lesão de fígado por oral alquilado é tipicamente colestática, ou seja, ela mexe mais em gama GT, fosfatase alcalina e bilirrubina, e é por isso que essas três valem tanto quanto TGO e TGP. Já a origem muscular aparece em TGO e TGP com gama GT normal, e costuma vir acompanhada de CK muito alta, que é a enzima do músculo. Na prática: TGO e TGP altos com gama GT e bilirrubina normais e CK elevada apontam para músculo. Alteração de gama GT e bilirrubina aponta para fígado ou para bile. E vale lembrar que TGO também sobe em outras situações, então nenhum valor isolado fecha diagnóstico.

Isso leva a uma dica prática para quem tem exame de sangue marcado, e não tem nada a ver com esconder coisa nenhuma: não treine pesado nas quarenta e oito a setenta e duas horas antes da coleta, e evite álcool nesse período. Sem isso, muita gente sadia colhe sangue no dia seguinte a um treino de perna e recebe um resultado assustador que não significa nada. Se o valor vier alterado, o caminho é repetir depois de alguns dias de repouso, junto com gama GT e CK, antes de concluir qualquer coisa.

Duas coisas do tópico que merecem ser reforçadas, porque estavam certas. A observação do @Foston de que testosterona injetável não é hepatotóxica está correta, e o motivo é exatamente esse: o problema não é o hormônio, é a modificação química que os orais recebem para sobreviver ao fígado. E a colocação do @Scarian e do @ARamos sobre olhar o conjunto dos exames, e não só o fígado, é o ponto mais importante de todos num contexto de concurso, porque hematócrito alto e perfil lipídico ruim reprovam gente do mesmo jeito e passam despercebidos.

Uma observação final para quem chegar aqui na mesma situação. O que o @Tobias relatou de melhora na barra e na corrida veio num período em que ele também treinou, comeu direito e saiu do sedentarismo, e é por isso que a @FaBHana estava certa desde o começo. Ganho de resistência em quem estava parado é rápido de qualquer forma, e o risco de perder a vaga por um exame alterado é assimétrico: o ganho é pequeno e a perda é o concurso inteiro.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.