Pular para o conteúdo

Malhar não atrapalha o crescimento de adolescentes. Opinem

Respostas em Destaque

Ja vi muitas pessoas falarem essa bobagem sem nenhuma comprovação . E quanto ao pessoal q diz q é só não exgerar no peso eu queria saber o q seria esse "exagerar" pois pelo o q eu sei se vc esta conseguindo fazer o exercicio de forma correta com peso X aquele peso esta bom e vc deve ir aumentando a carga quando vai ficando leve não é?Então por exemplo: mesmo q 30 Kilos no Supino estaja leve uma pessoa em faze de cresmento não coloca mais só por que esta em faze de crescimento? Não acho q isso tenha muita logica.

Efim musculação não atrapalha o cresmento pelo contrario o estimula quem ainda duvida de uma olhada ai:

https://noticias.r7.com/saude/musculacao-ajuda-no-crescimento-dos-adolescentes-04022013

Se tem alguem ai q acha q atrapalha o crescimento poste ai sua opinão de preferencia com alguma comprovação.

Vlw

• Respostas 8
  • Visualizações 4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Temos uma matéria bem interessante sobe o tema:  

• Olha cara, eu nao acredito mto nisso de "nao tem problema se pegar leve"...meu instrutor passou tds exercicios meu e ele sempre disse pra eu colocar o maximo de peso na ultima repetiçao e sempre fazer

• strong_mouse nunca fale nunca! tenho um coleg que o pai e a mae devem ter por volta de 1,50/1,60 (o pai deve ser um poquinho maior) e ele tem 1,87 e vai que cresce mais ainda.. ve seus avós tambe

Olha cara, eu nao acredito mto nisso de "nao tem problema se pegar leve"...meu instrutor passou tds exercicios meu e ele sempre disse pra eu colocar o maximo de peso na ultima repetiçao e sempre fazer devagar e talz, ou seja, tirando o maximo de esforço possivel de mim (sem lesionar, eh claro). Por outro lado, ele nao me passou supino reto na barra pq ele diz q pode prejudicar o crescimento e talz..como eu confio mt nele, nao xiei, portanto eu nunca fiz supino na barra, meus exercicios pra peitoral sao as 3 pegadas do supino na maquina + peck deck. Tenho 16anos e ele disse q qdo eu fizer 17 jah posso fazer o supino na barra.

Se alguem tiver + informaçoes sobre isso poste ae pra gente! Eh um assunto bem interessante esse..:)

Cara esse assunto é muito polemico. Até alguns anos atras era dado como certo que treinos de alta intensidade afetava o crescimento, mas hj em dia jah foi comprovado que não tem nda a ver.

Professores antigos de ED.Fisica, que se já formaram a algum tempo mantem firmes a teoria de que afeta o crescimento. Mas isso tende a mudar com o tempo.

Eu comecei a treinar com intensidade com 17 anos, hj tenho 19... nesse meio tempo não cresci nda, eu estabilizei nos 1,73. Mas não foi a musculação e sim minha genética. Minha mãe tem 1,64 e meu pai 1,69, eu nunca que teria 1,90.

strong_mouse

nunca fale nunca! tenho um coleg que o pai e a mae devem ter por volta de 1,50/1,60 (o pai deve ser um poquinho maior) e ele tem 1,87 e vai que cresce mais ainda.. ve seus avós tambem, eu fui puxar cabelo e pernas da minha avó :-?

Tah mas ae é a exeção que comprova a regra :wink:. Logico que tem a questão de parentescos, esqueci de mencionar isso. Mas mesmo assim tava fudido o cara mais alto tanto da familia da minha mãe como do meu pai tem 1,76 :) .

Bom, não sei se é genético ou não, mas quando eu comecei a malhar com 15 anos eu não cresci mais nada e fiquei nos 1,81 m agora não sei se foi por causa da musculação em si... :cry:

Afinal de contas minha mãe tem 1.57 m e o meu pai tem 1,79 m se for por um motivo genético eu dou graças a deus que puxei o meu pai... :wink:

tenhu 17 anos.. vou fazer 18 em abril.. vcs axam q eu ciclando com gh consigo ganhar alguns cm de altura?

eu vo ir no endocrino..

o foda eh q eu ja ciclei com dura e hemo (burrada)

bom.. tenhu 1,71.. keria fikar entre 1,75 e no max 1,80...

com gh.. eh possivel ou nao?

abracos...

• 14 anos depois...
  • 6 anos depois...

Vou fechar esse assunto com o que se sabe hoje, porque a dúvida continua chegando aqui pela busca e a resposta é bem estabelecida: musculação não atrapalha o crescimento.

Esse mito tem origem conhecida. Ele vem de observações antigas em crianças submetidas a trabalho braçal pesado, em jornadas longas e com desnutrição, somadas ao medo de lesão na placa de crescimento. A extrapolação foi indevida. Carregar peso dez horas por dia, malnutrido, não é a mesma coisa que treinar com carga de forma programada três vezes por semana. Hoje as principais sociedades de pediatria e de medicina do esporte não apenas consideram o treino de força seguro para crianças e adolescentes, como o recomendam, desde que haja orientação e técnica.

O mecanismo explica bem por que não existe esse risco. A estatura final é determinada pelo momento em que as placas de crescimento, as cartilagens nas extremidades dos ossos longos, se fecham. E quem comanda esse fechamento é hormônio, não carga mecânica. O principal responsável é o estradiol, inclusive no homem, formado a partir da aromatização da testosterona. Peso na barra não tem como fechar placa de crescimento.

Na verdade o efeito é o oposto. Carga mecânica é o principal estímulo para mineralização óssea, e a adolescência é a janela mais importante da vida para construir pico de massa óssea, algo que protege contra fratura e osteoporose décadas depois. Um adolescente que treina com carga está investindo no esqueleto, não prejudicando.

O risco real existe, mas é outro: fratura da placa epifisária por trauma agudo, que acontece com queda de barra, carga descontrolada ou execução ruim. E, quando se mede a incidência, ela é menor no treino de força supervisionado do que em futebol, basquete, skate e ciclismo. Ninguém proíbe adolescente de jogar bola por causa disso.

@gabows888, respondendo direto sobre o seu instrutor: a restrição ao supino com barra não se justifica por crescimento. Existe um argumento legítimo para adiar esse exercício, mas é outro, e é sobre segurança. A barra exige estabilização dos dois lados ao mesmo tempo e é o exercício com maior potencial de acidente grave quando falha sem alguém observando. Máquina e peck deck evitam esse risco mecânico. Só que eles não protegem placa de crescimento nenhuma, e sua evolução não está sendo prejudicada por usá-los.

Sobre o relato de quem começou a treinar e parou de crescer, tanto o @Night_Wolf quanto o strong_mouse descreveram a mesma armadilha de raciocínio. As pessoas começam a treinar justamente na adolescência mais tardia, que é quando o estirão já aconteceu e as placas estão fechando. A musculação chega no fim da festa e leva a culpa pelo que já estava acontecendo. É coincidência de calendário, não causa.

E os dois acabaram apontando o preditor certo sem perceber, que é a altura dos pais. Existe uma conta simples de estatura-alvo familiar. Para menino, some a altura do pai com a da mãe, acrescente 13 centímetros e divida por dois. Para menina, subtraia 13 em vez de somar. O resultado tem uma margem de cerca de 8 centímetros para mais ou para menos. E o @bernardoz está certo ao lembrar dos avós, porque a herança é poligênica e existe regressão à média, o que explica o filho bem mais alto que os pais.

Agora a parte mais importante do tópico, e que ficou sem resposta lá em 2005. @GBGaDRiaNo perguntou se conseguiria ganhar altura ciclando com GH, mencionando que já tinha usado durateston e hemogenin aos 17 anos.

Para quem chegar aqui hoje com a mesma dúvida, a resposta é a seguinte. GH só aumenta estatura se as placas de crescimento ainda estiverem abertas, e isso não se adivinha, se mede: com radiografia de mão e punho esquerdos para determinar a idade óssea. Se as placas já fecharam, nenhuma dose de GH acrescenta um centímetro. O que ele faz a partir daí é engrossar ossos das extremidades e tecidos moles, e não é isso que se quer.

E existe uma ironia cruel nessa pergunta que precisa ser dita com clareza. Usar testosterona e oximetolona na adolescência é justamente o que mais acelera o fechamento das placas de crescimento. A testosterona aromatiza em estradiol, e o estradiol é o hormônio que fecha a epífise. Quem cicla antes de terminar de crescer pode encerrar o próprio crescimento mais cedo e perder altura definitiva. É provavelmente o único cenário em que anabolizante realmente prejudica a estatura, e é exatamente o oposto do que se pretendia.

Quem estiver nessa situação faz a coisa certa procurando endocrinologista, e o mais importante é contar a verdade sobre o que usou. Sem essa informação o médico pede os exames errados. O básico ali é idade óssea, IGF-1 e avaliação do eixo do crescimento.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.