Pular para o conteúdo

Posso tomar polivitamínico + ZMA?

Respostas em Destaque

Olá galera, estou com uma duvida grande, sei que não posso ultrapassar os limites de vitaminas e minerais por dia, porém estou entrando em Cutting, e tenho medo de catabolizar, estou pensando em tomar uma capsula de multivitamínico da growth de manha e 3 capsulas de zma da growth anoite, isto afetaria meu organismo? em vez de ajudar pioraria? o que acham?

COMPOSIÇÃO:

ZMA:

Zinco 7mg 100
Magnésio 260mg 100
Cromo 35mcg 100
Vitamina B6 1,3mg 100

Multivitaminico:                                                                   

Vitamina A micrograma 600 
Vitamina D micrograma 5
Vitamina C mg 45
Vitamina E mg 10
Vitamina B1 (Tiamina) mg 1,2
Vitamina b2 (Riboflavina) mg 1,3
Vitamina B3 (Niacina) mg 16
Vitamina B6 mg 1,3
Ácido fólico micrograma 240
Vitamina B12 micrograma 2,4
Vitamina B7/Vitamina H (Biotina) micrograma 30
Vitamina B5 (Ácido pantotênico) mg 5
Vitamina K micrograma 65
Colina mg 550
Cálcio mg 1000
Ferro mg 14
Magnésio mg 260
Zinco mg 7
Iodo micrograma 130
Fósforo mg 700
Flúor mg 4
Cobre micrograma 900
Selênio micrograma 34
Molibdênio micrograma 45
Cromo micrograma 35
Manganês 2,3 mg

• 3 anos depois...
  • Respostas 2
  • Visualizações 2,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Você fez os exames para saber se a sua dieta lhe fornece ou não todos os micronutrients que precisa? Somente assim para saber se precisa ou não suplementar com zma e multivitamínicos.

• Moderador
Em 29/07/2016 em 16:58, Valmor Sick disse:

não posso ultrapassar os limites de vitaminas e minerais por dia

Você fez os exames para saber se a sua dieta lhe fornece ou não todos os micronutrients que precisa? Somente assim para saber se precisa ou não suplementar com zma e multivitamínicos.

• 7 anos depois...

Pode tomar os dois juntos sem problema, @Valmor Sick, e os números que você colou mostram por quê.

O conceito que evita confusão é a diferença entre a IDR, que é a ingestão diária recomendada, e o UL, que é o limite superior tolerável. A IDR é quanto a maioria das pessoas precisa. O UL é a partir de onde começa a haver risco. Entre um e outro existe uma margem grande na maioria dos nutrientes.

Olhando o teu caso: o multivitamínico traz doses que ficam praticamente na IDR, ou seja, é um produto conservador. O ZMA, em três cápsulas, dá 7 mg de zinco e 260 mg de magnésio. Somando com o zinco do multivitamínico, você provavelmente fica em torno de 14 a 20 mg de zinco por dia, e o limite superior para adulto é 40 mg. Para magnésio suplementar, o limite é de 350 mg por dia, e você está em 260. Ou seja, os dois somados continuam dentro da faixa segura com folga. A dose de zinco do teu ZMA, aliás, é bem menor do que a das fórmulas originais, que costumam trazer 30 mg.

Vale saber quais são os nutrientes que realmente exigem cuidado com acúmulo, porque não são todos. As vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, se acumulam no organismo, e a vitamina A é a que mais causa problema em excesso crônico. As hidrossolúveis, como as do complexo B e a vitamina C, são excretadas na urina, com a exceção importante da B6, que em doses altas e por tempo prolongado pode causar neuropatia periférica. Nos teus produtos a B6 está em 1,3 mg, muito longe disso. Entre os minerais, ferro é o que mais preocupa em excesso, e nenhum dos dois produtos traz quantidade relevante.

Agora a parte que interessa mais para o teu objetivo. Multivitamínico e ZMA não impedem catabolismo. O que preserva massa magra em cutting é outra coisa: proteína alta, na faixa de 2,0 a 2,4 gramas por quilo, déficit calórico moderado em vez de agressivo, e treino de força mantendo carga. É esse tripé que sinaliza para o corpo manter músculo. Deficiência de micronutriente atrapalha, claro, mas suplementar acima do necessário não gera benefício extra.

O @fisiculturismo levantou o ponto certo: o que decide se você precisa suplementar é exame, não suposição. Em quem está em déficit calórico prolongado, com alimentação restrita, os que mais aparecem alterados são vitamina D, zinco, magnésio e ferro ou ferritina, principalmente em quem corta laticínios, carne vermelha ou faz dieta muito monótona. Se você tem esses valores medidos, a decisão fica objetiva. Se não tem, um multivitamínico em dose de IDR funciona como seguro barato e de risco praticamente nulo, e é razoável usar por isso.

Sobre o ZMA especificamente, vale ajustar a expectativa. Ele ficou famoso pela promessa de aumentar testosterona, e essa parte não se sustentou: os estudos que testaram ZMA em atletas com dieta adequada não encontraram diferença hormonal em relação ao placebo. Quem tem deficiência real de zinco realmente melhora ao corrigir, mas isso é corrigir carência, não aumentar hormônio em quem já está bem. O que ele costuma entregar de fato é magnésio, que ajuda no relaxamento muscular e na qualidade do sono, e isso não é pouco durante um cutting, quando o sono costuma piorar.

Uma dica prática: zinco e magnésio competem por absorção com cálcio e com ferro, então tomar o ZMA longe de laticínios e de suplemento de ferro melhora o aproveitamento. Tomar à noite, como você planejou, funciona bem, principalmente pelo efeito no sono. E se der desconforto estomacal, tomar com uma refeição leve resolve.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.