Pular para o conteúdo

Treino com muita polia é eficiente?

Respostas em Destaque

Boa tarde pessoal, 

Peguei meu treino novo na academia e queria que vocês dessem uma olhada. A princípio apenas no de inferiores. Meu objetivo é hipertrofia. Sou mulher, 20 anos.

Treino perna duas vezes por semana e o treino foi dividido então em A e B.

Segue o treino A:

Agachamento smith + afundo - 3x12-10-8

Abdutora (polia) - 3x12-10-8

Avanço  (passada) com halter - 3x até a falha

Cadeira extensora - 3x12-10-8

Cadeira extensora unilateral -3x10

Treino B:

Stiff - 3x12-10-8

Cadeira flexora - 3x12-10-8

Cadeira flexora unilateral - 3x10

Cadeira adutora - 3x12-10-8

Glúteos  (polia) - 3x12-10-8

Glúteos  (caneleira) - 3x12-10-8

Gemeos em pé - 3x20

Gêmeos  (step) com halter unilateral - 3x20

Bom é isso aí galera! 

Nunca fiz treino com tanta polia. Por isso fiquei na dúvida quanto à eficiência.  Espero a avaliação de vocês!

• 2 anos depois...
  • Respostas 2
  • Visualizações 659
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Não está treinando membros superiores?   A polia pode ser até mais eficiente, por ser constante a tensão no cabo.

• Moderador
Em 16/02/2017 em 15:43, leticiasch disse:

A princípio apenas no de inferiores

Não está treinando membros superiores?

Em 16/02/2017 em 15:43, leticiasch disse:

Nunca fiz treino com tanta polia. Por isso fiquei na dúvida quanto à eficiência.

A polia pode ser até mais eficiente, por ser constante a tensão no cabo.

• 7 anos depois...

A polia em si não é o problema, e o @fisiculturismo já apontou o ponto certo: o cabo mantém tensão praticamente constante ao longo de toda a amplitude, enquanto o peso livre tem pontos de alívio mecânico. Para músculo pequeno e para movimento de quadril em arco, como abdução e extensão de quadril, a polia costuma inclusive dar uma curva de resistência melhor que a caneleira ou a máquina. Então "muita polia" não torna o treino ineficiente.

O que eu olharia no seu treino, @leticiasch, é outra coisa: a divisão está desequilibrada para o objetivo de hipertrofia de perna. O treino A tem agachamento no smith, afundo, avanço, extensora e extensora unilateral. Isso é muito quadríceps e pouca coisa a mais, com três exercícios de joelho seguidos e a articulação chegando cansada no fim. O treino B tem stiff, duas flexoras, adutora, dois de glúteo e dois de panturrilha, ou seja, oito exercícios num dia só, com posterior de coxa recebendo três estímulos e glúteo recebendo estímulo isolado depois de já ter trabalhado no stiff.

Um ajuste simples que costuma render mais: trazer um exercício de posterior para o A e um de quadríceps para o B, para os dois grupos ficarem com frequência 2 na semana em vez de frequência 1 concentrada. Por exemplo, A com agachamento, leg press ou avanço, extensora e uma flexora. B com stiff ou levantamento terra romeno, flexora, um agachamento com ênfase em glúteo (búlgaro, passada longa ou elevação pélvica) e adutora. Glúteo cresce muito mais com extensão de quadril carregada, tipo elevação pélvica com barra e búlgaro, do que com coice na polia, que serve como complemento no fim.

Duas observações sobre carga. Falha em avanço com halteres tende a virar falha de equilíbrio e de core, não de coxa, então ali eu pararia uma ou duas repetições antes e deixaria a falha para extensora e flexora. E a progressão 12-10-8 só funciona se a carga subir junto a cada série, senão vira redução de volume disfarçada. Anote a carga e busque bater a semana anterior.

Sobre a pergunta do @fisiculturismo, e vale insistir nela: se você só treina inferiores, a longo prazo a proporção fica difícil de arrumar. Costas e ombros são justamente o que dá a impressão de cintura menor e quadril mais destacado. Duas sessões de superiores por semana já mudam bastante.

Se quiser um ponto de partida com essa distribuição já montada, o simulador de treino do site gera um rascunho: https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/treino/ . A saída é simulada e serve para você comparar com o que a academia te passou e ajustar conforme o equipamento disponível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.