Pular para o conteúdo

Veganismo e emagrecimento

Respostas em Destaque

Olá! Sou vegana e gostaria de ajuda/opiniões. Se puderem me ajudar, ficarei muito grata.

Pois bem. Em meados de 2014/2015, pedi ajuda aqui no fórum porque estava acima do peso...

Me bati um pouco, mas lá por 2016, devido às minhas tentativas de me alimentar melhor, aliada à correria do dia a dia (na época era estudante de direito e estagiava), minha gastrite nervosa e os 5km de corrida/caminhada diária consegui emagrecer. Foram 17kg.

No segundo semestre de 2016 me tornei ovolactovegetariana e em 2017 finalmente decidi pelo veganismo.

Com a correria dos dias atuais (agora, advogada), e aliada a perda de um irmão, literalmente broxei, e de um ano pra cá não tenho feito NADA, não me exercito de nenhuma forma, deixei o yoga que adorava e me alimento de qualquer coisa que não contenha nada de origem animal, sobretudo junk food, mas tenho consciência de que preciso mudar.

Alguém disposto a me auxiliar de alguma forma? Seja indicando exercícios, alimentação ou exames necessários?

Peço ajuda aqui, pois, lá trás, a despeito de ter recebido ajuda profissional, esta não foi efetiva. E com a ajuda de vocês, que sabem o que funciona e não funciona na prática, tive ótimos resultados, por isso meu retorno.

Agradecida!! 🙏

• Respostas 3
  • Visualizações 642
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Podemos te ajudar sim, porém padronize seu tópico com TODAS as informações exatamente conforme solicitadas .... (Copie e cole e responda ao lado) Idade: Altura: Peso: Medicaçõ

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Caso você tenha instagram, pode se inspirar nos treinos e dieta de uma atleta vegana que é sensacional:   

Imagens Postadas

• Moderador

Podemos te ajudar sim, porém padronize seu tópico com TODAS as informações exatamente conforme solicitadas ....

(Copie e cole e responda ao lado)

Altura:

Peso:

Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...):

Problemas de Saúde:

Tempo de treino:

Divisão de treino e horario do mesmo:

Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia: Coloque: 1) Nome da refeição 2) Horario da refeição 3) alimentos da refeição e quantidade 5)Apenas coloque as refeições que tem certeza que conseguirá fazer.

Fotos: Poste fotos com roupas de banho (sunga/biquini) ou que preferir (cueca/calcinha/sutiã) (sem mostrar o rosto com padrões frontal, lateral e Posterior).Enriquece, e é determinante para analise de cada caso.  As vezes podem ser abordadas outras indicações de treino/dieta/ciclo para seu caso.

Aguardamos TODAS as respostas para poder começar a te ajudar com alguma direção........

Abaixo modelo de como tirar as fotos.

elisfitness.jpg

• 3 semanas depois...
  • 7 anos depois...

@nws1994, sinto muito pela perda do seu irmão. Um ano parada depois disso não é preguiça nem falta de disciplina, é uma reação normal, e você voltar aqui por conta própria já é a parte difícil.

Você pediu três coisas: exames, alimentação e exercício. Vou começar pelos exames, porque foi a pergunta mais específica, ninguém respondeu, e no seu caso ela é a mais importante de todas.

Sendo vegana há alguns anos, existe uma lista de marcadores que vale levar ao seu médico e pedir.

Vitamina B12, e aqui tem um detalhe técnico que faz diferença.

A B12 não existe em fonte vegetal de forma confiável e biodisponível. Não é questão de dieta bem montada, não tem como obter da comida numa dieta vegana. A suplementação não é opcional, é requisito, e o esquema usual é cerca de 250 microgramas por dia ou 2000 microgramas uma vez por semana, de cianocobalamina.

O detalhe é o seguinte: a B12 sérica isolada é um exame ruim. Ela pode aparecer dentro da faixa normal enquanto os tecidos já estão em deficiência. Os marcadores que detectam isso de verdade são a homocisteína e, principalmente, o ácido metilmalônico, que se acumula especificamente quando falta B12.

Isso importa muito porque a deficiência prolongada de B12 causa dano neurológico que pode não reverter. E existe uma armadilha adicional: quem consome bastante folato, o que é comum em dieta vegana pela quantidade de folhas e leguminosas, pode ter o hemograma corrigido pelo folato enquanto a lesão neurológica avança em silêncio. O hemograma normal não te protege.

Ferritina, e não só hemoglobina.

O ferro vegetal é não heme, e é absorvido bem menos que o ferro de origem animal. Fitatos dos grãos e leguminosas, taninos do chá e do café e o cálcio atrapalham essa absorção. Vitamina C na mesma refeição aumenta bastante.

Mulher em idade reprodutiva é o grupo de maior risco, e a hemoglobina só cai no fim do processo. A ferritina, que mede o estoque, cai muito antes. Peça ferritina.

Vitamina D, na forma de 25 hidroxivitamina D. Não é uma questão só de veganismo, a deficiência é comum em todo mundo, mas na dieta vegana praticamente não há fonte alimentar.

Zinco, que também tem a absorção reduzida por fitatos.

E TSH, já que dietas exclusivamente vegetais, sem sal iodado ou algas, podem ficar baixas em iodo.

Sobre ômega 3, vale saber como funciona.

Linhaça, chia e nozes fornecem ALA, que é o ômega 3 de origem vegetal. O corpo converte ALA em EPA e em DHA, mas essa conversão é muito ineficiente, especialmente para DHA, onde fica em poucos por cento.

A solução prática é suplemento de DHA de microalga, que é justamente de onde os peixes obtêm o deles. É o único item da lista que é especificamente vegano e nem sempre lembrado.

Sobre cálcio, um ponto útil: nem todo vegetal rico em cálcio entrega cálcio. Espinafre é riquíssimo na tabela e tem tanto oxalato que a absorção fica em torno de 5 por cento. Já a couve tem pouquíssimo oxalato e o cálcio dela é absorvido em torno de 50 por cento, melhor até que o do leite. Couve, brócolis e bebidas vegetais fortificadas resolvem bem. Espinafre não conta para esse fim.

Sobre proteína, já que você vai montar a alimentação do zero.

O ponto de atenção da dieta vegana é a lisina, que é escassa em cereais como arroz, trigo e milho, e abundante em leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e soja. Os cereais, por sua vez, cobrem a metionina, que é o ponto fraco das leguminosas.

Vale dizer que aquela regra antiga de combinar proteínas na mesma refeição foi abandonada. Basta que o conjunto do dia contenha as duas famílias. O bom e velho arroz com feijão já faz isso.

Como a digestibilidade da proteína vegetal é um pouco menor, vale mirar um pouco acima do usual, algo em torno de 1,8 a 2,2 gramas por quilo de peso. Soja, em forma de tofu, tempeh ou proteína texturizada, é a fonte vegetal com o perfil de aminoácidos mais completo e merece aparecer com frequência.

Agora sobre o exercício, e aqui vou contrariar um pouco o que se costuma dizer.

Depois de um ano parada e de um ano difícil, o maior risco não é você treinar pouco. É você montar um plano ambicioso, cumprir duas semanas, falhar, e concluir que não consegue. Isso é o que costuma acontecer, e o custo emocional disso é alto justamente para quem está voltando de um período ruim.

Então a sugestão é começar bem abaixo do que você acha que deveria. Duas sessões por semana que acontecem valem infinitamente mais que cinco planejadas.

E você mencionou de passagem que adorava yoga e largou. Eu voltaria por aí. Não porque yoga seja o melhor exercício para composição corporal, não é, mas porque reencontrar algo que você já gostava é a porta de entrada com maior chance de pegar. Musculação entra depois, quando o hábito já estiver de pé, e aí sim ela passa a ser a parte que mais importa.

Sobre a ajuda profissional que você disse não ter sido efetiva antes, eu tentaria de novo, mas com um filtro: procure nutricionista com experiência específica em dieta vegetariana e vegana. É uma área em que a diferença entre quem conhece e quem não conhece é enorme, e muita orientação genérica simplesmente não se aplica. Com os exames acima em mãos, quem te atender começa de um ponto concreto em vez de suposições.

Uma última coisa. O formulário que o @Apollo Galeno te passou é o padrão que o fórum usa para casos que envolvem ciclo de anabolizantes, e ali as fotos fazem sentido. Para a sua pergunta, que é sobre retomar alimentação e exercício, elas não são necessárias.

Boa volta.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.