Pular para o conteúdo

TRT com cipionato de testosterona

Respostas em Destaque

Tenho algumas dúvidas: 

1o: li sobre que essa dosagem de testo pode oscilar muito meu nivel de testosterona e isso pode me trazer colaterais. Será que não seria mais interessante baixar para 100mg / semana para manter niveis regulares? 

2o: se eu não me adaptar, posso cessar o uso da testosterona e tentar voltar ao "normal" ? Sei que vai inibir meu eixo, mas talvez fazendo um TPC certinho. (sou mt ansioso, e isso poderia me ajudar a tranquilizar um pouco).

3o: Quais remédios eu tenho que ter em mãos caso aromatize ou tenha colaterais ? Vi algo sobre HCG, tamoxifeno e clomid. Mas em quais doses? Precisa de receita? 

-

Obs: Eu fui na endócrina e ela viu meus exames e falou que estava tudo normal, mesmo comigo reclamando de sintomas de baixa testo. Me receitou um multivitaminico (?).

A droga que to utilizando é Landerlan - DEPOT (cipionato de testosterona 2ml / 200mg).

• Respostas 7
  • Visualizações 2,8mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Não se pode investir me sementes antes de ter um bom terreno adubado. O que EU faria: Regularia Vitamina D - em 10.000ui/dia; Dieta pesada em balança feita por um nutricionista; A

• Existe um consenso de que TRT é 100mg/semana. Acima disso será dose suprafisiológica, não é saudável a longo prazo, portanto. Se adaptar? TRT, de regra, é para sempre. Como o próprio nome diz é

• Está em um bom nível. Sendo você a área, sabe exatamente o que fazer. Sim, não vai alterar a ponto de preocupar. O corpo restabelece. Não precisa tomar nada. Exceto com relação à dica ac

• Moderador
2 horas atrás, gustavomj disse:

baixar para 100mg / semana para manter niveis regulares? 

Existe um consenso de que TRT é 100mg/semana. Acima disso será dose suprafisiológica, não é saudável a longo prazo, portanto.

se eu não me adaptar, posso cessar o uso da testosterona e tentar voltar ao "normal" ?

Se adaptar? TRT, de regra, é para sempre. Como o próprio nome diz é para quem não mais produz testosterona suficientemente.

Quais remédios eu tenho que ter em mãos caso aromatize ou tenha colaterais ? Vi algo sobre HCG, tamoxifeno e clomid. Mas em quais doses?

Quem te prescreveu TRT? Será ele a dirimir isso.

Eu fui na endócrina e ela viu meus exames e falou que estava tudo normal, mesmo comigo reclamando de sintomas de baixa testo.

A clínica é mais importante do que os números. Contudo, se um homem com testosterona de 800ng/dl está sem libido, há que se investigar os demais fatores: se dorme bem, se come bem, se faz esportes, se está com BF alto, como está a vitamina D, etc.

Enfim, num primeiro momento, aparentemente, seu caso não parece ser dependente de uma TRT. Pode estar prejudicando o eixo à toa.

Landerlan - DEPOT (cipionato

É uma boa droga, o problema é que não é possível fracioná-la semanalmente. Nesse quesito, a testenat é melhor.

• Autor
38 minutos atrás, Foston disse:

Se adaptar? TRT, de regra, é para sempre. Como o próprio nome diz é para quem não mais produz testosterona suficientemente.

Entendo isso e a primeiro momento, acho que é pra mim. Minha testo varia nessa faixa: 

15/10/19        334                                       
27/08/18        263                                       
28/03/17        344                                       
16/05/13        340 

07/12/2022 - 409ng 

O último até deu mais alto o que está me dando um certo medo de estar mandando cedo demais.

45 minutos atrás, Foston disse:

Quem te prescreveu TRT? Será ele a dirimir isso.

A médica não me prescreveu. Eu li bastante sobre e tenho 2 amigos que utilizam e fui, vamos dizer, influenciado. Acredito que se eu mantesse minha testo em 700 ~ 800 eu teria uma qualidade de vida melhor. Pode ser verdade?

47 minutos atrás, Foston disse:

Enfim, num primeiro momento, aparentemente, seu caso não parece ser dependente de uma TRT. Pode estar prejudicando o eixo à toa.

Eu apliquei ontem a primeira vez, 200mg de cipionato. Mas agora lendo todos esses relatos e videos aterrorizando o uso de TRT em pessoas com níveis "normais", estou meio que com medo de estar fazendo burrada. Será que é possível eu voltar atrás ainda sendo que apliquei somente 1x? O eixo já era? 

• Moderador
23 minutos atrás, gustavomj disse:

Eu li bastante sobre e tenho 2 amigos que utilizam e fui, vamos dizer, influenciado. Acredito que se eu mantesse minha testo em 700 ~ 800 eu teria uma qualidade de vida melhor. Pode ser verdade?

Não se pode investir me sementes antes de ter um bom terreno adubado.

O que EU faria:

Regularia Vitamina D - em 10.000ui/dia;

Dieta pesada em balança feita por um nutricionista;

Academia e aeróbicos;

Vitaminas, ômega 3, magnésio, etc.

Se depois de atingir níveis ótimos de condicionamento e BF (isso vai levar uns 06 meses no mínimo) a testosterona não subisse, entraria com HCG chorulon por uns 03 a 04 meses 150 ui  dia sim, dia não. Finalizando com HCG e tamoxifeno por 40 dias.

Se e somente se a testosterona não subisse, aí, sim, entraria eternamente em TRT.

• Autor
2 horas atrás, Foston disse:

Regularia Vitamina D - em 10.000ui/dia;

A minha vitamina D está em 55ng (https://prnt.sc/7ahrXDtTp2sf), mas vou continuar tomando.

Dieta pesada em balança feita por um nutricionista;

Sou formado em nutrição e nos ultimos meses tenho pesado direitinho. Só que as vezes eu avacalho no fds. Mas vou cortar também.

Vitaminas, ômega 3, magnésio, etc

Estou tomando omega 3 faz 3 meses 1g por dia.

Tenho uma dúvida. No caso eu já tomei 200mg de cipionato. Posso cessar o uso sem maiores problemas? Não vai ferrar o eixo ? Vai voltar a produzir normalmente a testo (claro que vai dar uma caída de inicio). Não precisa de nenhum medicamento ?

Obrigado @Foston, você tá me ajudando demais! 

• Moderador
1 hora atrás, gustavomj disse:

A minha vitamina D está em 55ng (https://prnt.sc/7ahrXDtTp2sf), mas vou continuar tomando.

Está em um bom nível.

Sou formado em nutrição e nos ultimos meses tenho pesado direitinho. Só que as vezes eu avacalho no fds. Mas vou cortar também.

Sendo você a área, sabe exatamente o que fazer.

Posso cessar o uso sem maiores problemas?

Sim, não vai alterar a ponto de preocupar. O corpo restabelece. Não precisa tomar nada. Exceto com relação à dica acima do HCG + Tamox após restabelecer os bons hábitos.

• 3 anos depois...

@gustavomj o dado mais valioso do teu tópico é aquele que você postou quase se desculpando, e ele merece uma leitura melhor do que recebeu.

Você tem cinco medidas de testosterona ao longo de nove anos: 340 em 2013, 344 em 2017, 263 em 2018, 334 em 2019 e 409 em dezembro de 2022. Repare no que esse conjunto mostra. Não há tendência de queda. O valor oscila numa faixa estreita e o mais recente é justamente o mais alto de todos. Isso é o retrato de um patamar estável, ou seja, esse provavelmente é o teu normal, e não uma função que está se deteriorando. Quem tem hipogonadismo por causa progressiva mostra curva descendente ao longo dos anos. A tua é plana e o último ponto sobe. Aquele teu receio de estar mandando cedo demais tem fundamento e eu levaria ele a sério.

Isso não quer dizer que está tudo resolvido, porque esses valores são de faixa baixa. Quer dizer que a investigação certa nunca foi feita. Testosterona total isolada não fecha diagnóstico nenhum. O que fecha é o conjunto, e a peça central que ninguém pediu no teu caso é o LH. Se o teu LH estiver normal ou alto com testosterona em 340, o problema é no testículo. Se estiver baixo ou normal baixo, o problema é acima, no comando, e aí prolactina, ferro e tireoide entram na conta. São condutas completamente diferentes, e sem esse exame você e a endocrinologista estavam discutindo no escuro.

A lista que eu levaria numa nova consulta seria testosterona total repetida em duas manhãs distintas antes das dez horas e em jejum, testosterona livre, SHBG, LH, FSH, prolactina, estradiol, TSH, T4 livre, ferritina, hemograma, hemoglobina glicada e perfil lipídico. E vale conversar sobre sono, porque apneia do sono é uma das causas mais comuns e mais ignoradas de testosterona baixa em homem, e ela também produz cansaço, irritabilidade e ansiedade.

Aliás, a ansiedade. Você escreveu que é muito ansioso e que a reposição poderia te tranquilizar. Aqui eu preciso ser honesto com você. Testosterona não é ansiolítico. Ela não tem ação nessa direção, e níveis mais altos costumam fazer o oposto em parte das pessoas, com mais irritabilidade e sono pior, que por sua vez alimenta a ansiedade. Existe uma boa chance de você entrar na reposição esperando alívio emocional, não obter, concluir que a dose está baixa e subir. Esse é um caminho comum e ele termina mal. Ansiedade tem tratamento próprio e eficaz, e vale tratar como o problema que ela é, e não como sintoma de outra coisa.

Sobre a tua pergunta prática, que era se dá para parar depois de uma única aplicação de 200 mg, a resposta é sim e sem drama nenhum. O @Foston está certo. Uma aplicação isolada causa supressão transitória e o eixo retoma em algumas semanas por conta própria. Não precisa de pós ciclo, não precisa de tamoxifeno, não precisa de nada. O único cuidado é de calendário: o cipionato ainda circula por umas quatro a seis semanas, então não repita exame hormonal dentro desse período, porque o resultado não vai significar nada. Espere de oito a dez semanas para colher.

Sobre a sugestão do @Foston de arrumar o terreno antes, concordo integralmente com a lógica. Faria só dois ajustes. Vitamina D em 55 já está em bom nível, e ele mesmo reconheceu isso, então 10.000 unidades por dia de forma contínua é desnecessário e vale mais manter uma dose de manutenção e recontrolar. E sobre o HCG, eu não usaria nesse cenário. HCG serve para estimular o testículo quando o comando está ausente ou para preservar função durante reposição. Em alguém que nunca foi suprimido e cuja causa ainda não foi identificada, ele não corrige nada e ainda embaralha os exames. Vale lembrar também que o produto de nome Chorulon é de uso veterinário. Se em algum momento HCG entrar, que entre com prescrição e apresentação para uso humano.

Sobre as doses de reposição, o número de 100 mg por semana é uma boa regra de bolso, mas o alvo real não é a dose e sim a resposta. O que se busca é melhora dos sintomas com testosterona total em faixa média e hematócrito seguro. E quem determina isso de verdade é a testosterona livre, que depende da SHBG. Alguém com SHBG baixa pode ter testosterona total de 400 e testosterona livre perfeitamente adequada, o que muda completamente a interpretação daqueles teus resultados antigos.

Uma última pergunta que você precisa responder para si mesmo antes de qualquer coisa. Você pretende ter filhos? Reposição de testosterona reduz a testosterona dentro do testículo, que é o que sustenta a produção de espermatozoide, e isso acontece mesmo com o exame de sangue bonito e com você se sentindo bem. Se a resposta for sim, esse assunto precisa ser tratado antes da primeira aplicação e não depois.

E você tem uma vantagem sobre a maioria aqui, que é ser da área de nutrição. Você já sabe montar a parte que mais mexe com testosterona sem medicamento nenhum, que é composição corporal, sono, álcool e consistência. Vale usar esses seis meses primeiro, com os exames certos em mãos, e decidir depois com dado e não com influência de amigo.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.