Pular para o conteúdo

Qual o melhor protocolo pra avaliação fisica?

Respostas em Destaque

Eu queria saber, dos professores ou de quem manja , qual o melhor protocolo.

Eu geralmente uso o Pollock e Jackson 7 dobras.

Meu professor disse que o melhor é o Guedes 3 dobras.

O foda que um da diferença do outro...No meu caso, um da meu % de gordura 16 e no outro 12.

Qual o melhor?

• Respostas 6
  • Visualizações 8,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• ola, bom dia. Quando se fala do melhor método ou protocolo para se estimar o percentual de gordura, devemos levar em consideração a população que queiramos analisar, haja vista que a maioria dos proto

• Acho que vou ficar o dia todo confuso......1) Pelo tamanho de pó que subiu ao desenterrar um tópico Tutancâmon 2) Não entendi o que tem a ver o C/// com as C!@cas ?

• O melhor mesmo seria você pegar partes localizadas isoladamente, ex: Tirar o percentual das panturrilhas no mês 'x' e tirar de novo no mês 'Y'. Isso poderá ser feito em todos os músculos o que é práti

Prefiro o tupiniquim Guedes

Eu queria saber, dos professores ou de quem manja , qual o melhor protocolo.

Eu geralmente uso o Pollock e Jackson 7 dobras.

Meu professor disse que o melhor é o Guedes 3 dobras.

O foda que um da diferença do outro...No meu caso, um da meu % de gordura 16 e no outro 12.

Qual o melhor?

O método de dobras cutâneas para se estimar o percentual de gordura

corporal é um dos métodos mais práticos, mas também menos precisos.

Dessa forma, dos dois protocolos que vc citou, acho o do Guedes o menos ruim,uma vez que suas equações foram realizadas com base em amostras brasileiras,portanto levando-se em conta o biotipo do brasileiro,

o que não ocorre com o protocolo de Pollock.

• 16 anos depois...

ola, bom dia. Quando se fala do melhor método ou protocolo para se estimar o percentual de gordura, devemos levar em consideração a população que queiramos analisar, haja vista que a maioria dos protocolos existentes são com indivíduos norte-americanos ou europeus, comprometendo assim a resposta. Guedes e Petroski desenvolveram equações no Brasil, só que esqueceram que o Brasil é de dimensões continentais e que a maioria dos que foram analisados, são do sul do país, nos remetendo a uma falha metodológica em função das próprias características desses indivíduos que tem descendência europeia.

• Moderador
5 horas atrás, Jorge Costa disse:

ola, bom dia. Quando se fala do melhor método ou protocolo para se estimar o percentual de gordura, devemos levar em consideração a população que queiramos analisar, haja vista que a maioria dos protocolos existentes são com indivíduos norte-americanos ou europeus, comprometendo assim a resposta. Guedes e Petroski desenvolveram equações no Brasil, só que esqueceram que o Brasil é de dimensões continentais e que a maioria dos que foram analisados, são do sul do país, nos remetendo a uma falha metodológica em função das próprias características desses indivíduos que tem descendência europeia.

Acho que vou ficar o dia todo confuso......1) Pelo tamanho de pó que subiu ao desenterrar um tópico Tutancâmon 2) Não entendi o que tem a ver o C/// com as C!@cas ?

confused lee pace GIF

• 6 anos depois...

@Palpiteiro, você fez em dois mil e três a pergunta certa e recebeu a resposta possível para a época. Dá para fechar isso agora, e a resposta curta é que nem dezesseis nem doze é o seu percentual de gordura. Os dois são estimativas, e a diferença que te incomodou está dentro do erro do próprio método.

O número que faltava no tópico. As equações de dobras cutâneas têm erro padrão de estimativa em torno de três a três e meio pontos percentuais quando comparadas à pesagem hidrostática, e isso na população em que a equação foi criada. Ou seja, mesmo aplicando tudo certo, um resultado de doze significa na prática algo entre nove e quinze. Dois protocolos diferentes darem doze e dezesseis não é sinal de que um está errado, é o comportamento esperado de dois modelos com erro dessa ordem. Perguntar qual dos dois é o verdadeiro é a pergunta que não tem resposta.

O @torque acertou o raciocínio em dois mil e três, e vale reforçar por quê. Uma equação de dobras não mede gordura, ela prevê densidade corporal a partir de uma amostra e depois converte densidade em percentual. Ela só vale para gente parecida com a amostra em que foi criada. As de Jackson e Pollock vieram de amostras norte americanas, majoritariamente brancas, de dezoito a sessenta e um anos, e a precisão cai fora dessa faixa e fora desse perfil. Por isso Guedes tende a ser menos ruim aqui.

E o @Jorge Costa levou isso um passo adiante com toda razão em dois mil e dezenove. Guedes e Petroski trabalharam com amostras brasileiras, mas concentradas no sul, com forte ascendência europeia. Aplicar essas equações em alguém do norte ou do nordeste reintroduz exatamente o problema que elas tentavam resolver. Não existe equação nacional de verdade, existe equação regional que virou nacional por falta de outra.

Agora a parte prática, que é o que muda a vida de quem acompanha treino.

Pare de converter para porcentagem. Acompanhe a soma das dobras em milímetros, crua, sem passar por equação nenhuma. Esse é hoje o procedimento padrão em avaliação de atleta, e o motivo é simples: a soma é o dado que você mediu de fato, e a conversão em porcentagem só acrescenta o erro do modelo em cima do erro da medida. Se a sua soma de sete dobras cai de cento e dez para noventa e cinco milímetros em dois meses, você perdeu gordura, e isso é verdade independentemente de qual equação você usaria. Se ela não muda, não mudou nada, mesmo que a porcentagem calculada tenha oscilado dois pontos.

@SCHENKER, o que você sugeriu em dois mil e três é basicamente isso, e você chegou lá quinze anos antes de virar recomendação formal. A única correção é que dobra isolada oscila mais que a soma, então use a soma como número principal e as dobras individuais como leitura secundária. E vale o aviso: ver uma dobra cair não prova que você queimou gordura naquele ponto por causa do exercício daquele músculo, porque a mobilização de gordura é sistêmica.

Sobre as outras opções, já que a dúvida sempre volta.

Bioimpedância de academia é pior que dobras bem feitas, não melhor. Ela estima água corporal e deduz o resto, então varia com hidratação, comida, banho quente e exercício recente. Comparada ao raio X de dupla energia, aparece viés da ordem de quatro pontos percentuais para baixo, com dispersão grande. Serve para acompanhamento se as condições forem sempre idênticas, e não serve para dizer o seu número.

O raio X de dupla energia é a referência prática hoje, e é bem mais consistente, mas também não é verdade absoluta, porque assume hidratação padrão e é sensível a posicionamento. O padrão de referência real é o modelo de quatro compartimentos, que combina densidade, água corporal e mineral ósseo, e isso é coisa de laboratório de pesquisa, não de avaliação de academia.

O protocolo que eu recomendaria a você, então.

Escolha um protocolo e não troque mais. A comparação só vale dentro do mesmo método.

Sempre o mesmo avaliador e o mesmo adipômetro. A variação entre dois avaliadores diferentes é uma das maiores fontes de erro do método, e às vezes é maior que a mudança que você quer detectar.

Mesmas condições: mesmo horário, sem treino nas horas anteriores, sem estar desidratado ou logo depois de comer muito.

Três medidas em cada ponto, usando o valor do meio, e não a primeira leitura.

Anote a soma em milímetros como número principal, e a porcentagem como enfeite, se quiser.

Reavalie a cada seis a oito semanas. Intervalo menor mede erro, não progresso.

E @Apollo Galeno, respondendo o seu comentário: a confusão do tópico existe porque a pergunta foi feita ao contrário. A avaliação de dobras não serve para dizer quanto de gordura você tem, serve para dizer para que lado você está indo. Nisso ela é barata, rápida e boa o suficiente. Some a isso a fita métrica na cintura e uma foto na mesma luz a cada dois meses e você tem um acompanhamento melhor que a maioria das avaliações pagas por aí.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.