Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Somatotipos: existem ectomorfos barrigudos e endomorfos secos?

Featured Replies

Postado

Pode haver ectomorfos barrigudos, tipo pança de chopp, ou endomorfos "secos"?

Acho que sou endomorfo e numa época da vida, às custas de dieta, fiquei bem magro.

• Respostas 5
  • Visualizações 2,7k
  • Criado
  • Última resposta
Postado

eu sou endomorfo e tava com uma pancinh até uns 4 meses tars.. agora q tomei vergonha na kra e passei a fazer aerobico s q trinco a parada..

achu q deve te sim...... barriga já num depende so de genotipo.....

• 3 anos depois...
Postado

Olá pessoal!

Sou estudante de Educação Física, estou cursando o 4º ano e quero fazer meu TCC sobre os somatotipos e sua enfluência no treinamento de hipertrofia muscular, porém não conheço muitas bibliografias sobre o assunto vcs podem me indicar alguma?

Obrigado por enquanto, um abraço! :lol:

• 2 semanas depois...
Postado

:DPor favor alguem pode reponder minha pergunta sobre os somatotipos, a pergunta já esta registrada a duas semanas mas ninguem respondeu, até parece que estou sozinho aqui. Ou então me ajudar como selecionar a resposta pois no começo das do tópico posso ver que tenho duas resposta mas não consigo acessa-las, por favor mais uma vez me ajudem!!

Abraço!!

Postado

G_ROOTS: Somatotipos são uma classificação básica e não uma lei, portanto, a resposta a sua pergunta é: sim, pode existir individuos com características de outros somatotipos.

Essa classificação é utilizada atualmente, para descrever os tipos físicos do ser humano, assim determinados de acordo com seus principais tecidos: ossos, músculos e reserva de gordura.

A teoria foi desenvolvida pelo psicólogo americano William Sheldon na década de 40 e, possuía uma abrangência maior do que a espécie humana. Segundo o cientista, os somatotipos seriam classificações básicas dos tipos corporais dos animais, de acordo com a proeminência de diferentes tecidos.

Após estudar os corpos de cerca de 4.000 homens, fotografados frontalmente, lateralmente e posteriormente, o cientista nomeou os somatotipos de acordo com as três camadas responsáveis pelo crescimento embrionário: o endoderma, que se transforma no trato digestivo, o mesoderma, que desenvolve músculos, veias, artérias e o coração, e o ectoderma, responsável pela formação do sistema nervoso.

Todos os três somatotipos podem ser encontrados em um só indivíduo, em maiores ou menores proporções. Sua classificação é feita, portanto, através da característica predominante.

Sheldon também defendeu uma associação entre os somatotipos e o temperamento humano, tese que, considerada extremamente simplista, foi prontamente combatida pela comunidade científica.

WELLINGTON RAN: Seu tcc provavelmente será baseado em várias outras fontes e não só diretamente sobre o assunto como:

BEAN, Anita. The complete guide to strength trainning. 1ª ed. London: A&C Black, 1997. 220p. ISBN 0-7136-4389-7.

BODY Types. Disponível em: https://www.jefit.com/exercise-tips/three-different-body-types. Acesso em: 17 mar. 2001.

BÖHME, Maria Tereza Silveira. Cineantropometria - componentes da constituição corporal. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 72-79, 2000.

CONHEÇA melhor o seu tipo físico I e II. Disponível em: https://www.biotreino.com.br/dicas/hipertrofia/endomorfo-ectomorfo-e-mesomorfo-como-saber-o-seu-biotipo-fisico/. Acesso em 17mar. 2001.

FERRIGNO, Lou. Lou Ferrigno's guide to personal power, bodybuilding and fitness. 1ª ed. Chicago: Contemporary Books, 1996. 186p.

FILHO, Domingos Parra; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos científicos. Monografia, TCC - Teses - Dissertações. 3ª ed. Futura, 2000.

FONTANA, Keila Elizabeth; RIELH, Osmar. Biometria. Brasília; UNB, Faculdade de Educação Física, 2000, 93 p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.

MARINS, João C. Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 2ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.

MICHELS, Glaycon. Aspectos históricos da cineantropometria e desempenho humano. Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 106-110, 2000.

PENA, Jimmy. The bodytype diet. Joe Weider's Muscle & Fitness. Woodland Hills, vol. 61, n° 02, p. 138-142, fev. 2000.

PETROSKI, Edio Luiz et al. Antropometria, técnicas e padronizações. Porto Alegre: Palotti, 1999.

SOUZA, Romeu Rodrigues de. Avaliação Biométrica em Educação Física. 1ª ed., Brasília: MEC/SEED.

Existem um trabalho simples em que você pode ter uma idéia da coisa em: http://www.efdeportes.com/efd96/perfil.htm

Preze pela metodologia, estrutura, sujeitos experimentais, protocolos, somatocartas, avaliações e etc...

Fiquem com Deus.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Conteúdo similar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.