Pular para o conteúdo

pós-treino: malto dextrina ou dextrose???

Respostas em Destaque

Malto pode até ser utilizado antes do treino se for 1 hora antes, de preferencia em exercicios aerobicos q precisa de mais hidratação.

que eu saiba, tomar malto pra aerobicos não tem sentido, ja que malto libera insulina que inibe a beta-oxidação de lipídio (fonte primaria de energia no metabolismo aerobico) oque faz vc naum ter gas pro treino e faz vc naum perder nada de gordura

• Respostas 18
  • Visualizações 6,5mil
  • Criado
  • Última Resposta
  • Autor

valeu, pessoal. obrigado a todos pelas respostas.

pelo q pude ler, tanto faz a maltodextrina quanto a dextrose, pois a diferença entre elas é muito pequena. de preferencia no pos-treino.

bye.

Minha nutricionista falo que foi decidido em 2004 por convencao que a malto eh a melhor fonte de carb para a pratica de exercicio... justamente pelo fato de gerar energia por mais tempo...

Portanto, MALTO antes, durante e depois do treino...

Peço desculpas em não ter postado minha réplica antes! Não vi as considerações dos camaradas Abboud e Zapatista. Tenho algumas opiniões que não batem, gostaria de ouvir de vocês o que pensam!

O q?? O IG da malto eh um pouco maior q o da dextrose,

Vamos partir do princípio, Maltodextrina = Maltose + Dextrose, certo? Eu interpreto assim: a absorção é mais lenta pois o organismo precisa partir a molécula duas vezes para criar uma mlécula de glicose e quebrar três vezês para criar outras duas. A quantidade total de glicose fornecida pela malto pode ser maior, mas como o IG trata da capacidade em elevar o nível de aúcar no sangue (fornecimento de glicose/tempo) e não da capacidade de um CHO se tornar glicose (fornecimento de glicose total), podemos concluir que o IG da dextrose é maior. Sei que as moléculas separadamente tem os seguintes IG's: Maltose 150 e Dextrose 138, mas não conheço o IG da maltodextrina, alguém sabe?

IG eh a qtdade de insulina o corpo vai libera como resposta a alta de acucar no sangue. Malto eh absorvido mais lentamente sim, mas nao faz mta diferenca entre um e outro.

Talvez você devesse rever este conceito, a insulina vem em resposta a alta de glicose sim, mas o IG trata da capacidade de um alimento em promover esta alta e não em sua capacidade de estimular o pâncreas na produção de insulina.

E dextrose tem a mesma formula molecular da glicose e por isso eh facilmente absorvida.

Perfeito, concordo em 100%.

E tb nunca tome malto antes do treino, pode levar a hipoglicemia, antes do treino de preferencia a baixo a medio IG.

O maior risco direto na ingestão de CHO de alto IG, não é a hiperglicemia? a hipo pode ocorrer em função da alta de insulina em picos de forma reativa ou funcional quando o uso é exagerado e prolongado, não é isso?

Quanto à ingestão, abaixo tracei uma consideração.

falar besteira cara, tanto malto quanto dextrose tem alto ig e rapida absorcao portanto nunca devendo ser utilizado antes o treino.

Concordo, ambos tem IG alto combatendo-os a unidade de referência, e concordo, relendo o texto, que fui extremamente infeliz em dizer "baixo" devia ter dito "menor"...

Porém não sou tão enfático no não uso antes do treino. Postei o link justamente para embasar minha opinião. Coogan (1992) encontrou na ingestão imediatamente antes do treino uma -possível- melhora no desenpenho. Também Vi outras "teorias", ou seja, não foram fundamentadas em experiência, de que a ingestão de uma CHO de alto IG mas de absorção lenta, oferecem ao corpo uma fonte alternativa para sintese de glicogênio, sobretudo em atividades predominantemente anaeróbias. Também levanto o benefício inerente à ação da alta de insulina tendo como conseqüência o anti-catabolismo, mas friso, ingestão imediatamente antes do treino.

Acredito ser importante lembrar que a adição da maltose à molécula da dextrose para criar a maltodextrina tem função de retardar a síntese de glicose, sendo assim um CHO de alto IG, mas de lenta absorção em combate com a dextrose que também tem alto IG porém rápida absorção (absorção = síntese de glicose).

Tenho realmente dúvidas quanto ao uso antes/durante o treino, mas não considero essa possibilidade uma besteira, e pedi, friso humildemente, a ajuda dos colegas e sobretudo moderadores para combater ou concordar com esta colocação, porém de forma fundamentada.

Mais uma vez, agradeço as considerações, mesmo que ferrenhas, e caso tenham algum material de referência, peço a gentileza de postarem, pois fisiologia do exercício é um de meus interesses e gostaria de ler mais sobre o assunto, já li Fisio da Exe do McArdle e um livro do Bompa que não lembro o nome mas são bem intressantes. Sugestões adicionais são muito bem vindas!!

Fico no aguardo de suas considerações!

Um abraço!

naum use carb de alto ig antes do treino.

pra mim o melhor eh eh uma mistura de 50-50%.

A dextrose possui a mesma fórmula química da glicose sangüínea (açúcar

do sangue), não necessitando de digestão.,por isso eh boa depois do treino.

jah a malto tem ig maior q o da dextrose,mas tem digestão gradual,por isso ideal misturar os dois.

valeu.

Essa discursão nao leva a lugar nenhum.

Todo carboidrato possui um IG, que é o tempo de aparecimento da glicose no sangue. Quanto maior o IG mais rapida sera elevada glicemia.

Existe na literatura varias tabelas de IG, a maltodextrina é sempre a mais alta, na internet a mesma coisa, nao sei porque voces insistem com essa historia. A diferença no fim das contas é 2 ou 3 minutos.. Quem se importa tanto com isso? Ambas possuem IG muito alto, o interesse é produzir um pico de insulina rapidamente, apenas isso..

Toda essa discurssao pra nada... alias pra alguns segundos.. falem serio, voces poderiam perder o tempo de voces com outras coisas.

É realmente o ninga tem razão, vcs sempre nesse mesma questão e nunca sai do lugar, pq sempre vai vim um: " dextrose é melhor pq é açucar simples" ai vem outro" ahh malto é melhor pq fornecer energia mais tempo", aff se ja sabem disso, tirem sua propria conclusão q vai ser melhor pra ti.

Arquivado

Este tópico agora está arquivado e fechado para novas respostas.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.