Skip to content

SALBULTAMOL: como tomar?

Featured Replies

Esse tópico tem o final mais bonito que eu li ultimamente: o autor veio perguntar dosagem de remédio de asma, foi convencido a não usar, e voltou dias depois contando que tinha saído de noventa e nove para noventa e um quilos e meio em quatro meses, só com treino e disciplina. Isso responde a pergunta original melhor do que qualquer protocolo responderia.

Ainda assim quero acrescentar o que falta, porque quem chega aqui pelo título merece a informação completa.

Não vou passar dose de salbutamol para emagrecer, e o motivo não é frescura. Vale explicar o que acontece de verdade quando alguém usa.

O salbutamol usado por via oral em dose alta o suficiente para mexer com gordura provoca três coisas de forma bem previsível: coração acelerado, tremor nas mãos e queda do potássio no sangue. A terceira é a que preocupa de verdade, porque potássio baixo é justamente o que dispara arritmia, e não dá sintoma antes. Somando isso a estimulante, a treino pesado e a suor, o cenário fica ruim rápido.

E tem um detalhe que estraga a ideia mesmo para quem não se importa com risco: o efeito acaba sozinho. Os receptores em que ele age se adaptam em uma ou duas semanas de uso contínuo, e a resposta despenca. É por isso que praticamente ninguém sustenta resultado com isso, e é por isso que a pessoa começa a aumentar dose, que é exatamente o pior caminho. Some-se que ele é proibido em competição, sendo detectável em antidoping.

O colega que trabalhava com esses medicamentos foi honesto e prestou um serviço, e a pergunta que ele te fez, se você estava realmente disposto a tomar remédio de asma para acelerar metabolismo, foi o que resolveu o tópico.

Agora eu preciso reforçar o alerta que o último colega deixou, porque ele estava mais certo do que imaginava.

A combinação sugerida logo depois, sibutramina com cafeína e ma huang manipulados juntos, é bem mais arriscada do que o salbutamol que se estava tentando evitar. Ma huang é efedra, que já era proibida. E a sibutramina, poucos meses depois dessa conversa, foi retirada do mercado em vários países justamente porque um estudo grande mostrou aumento de infarto e derrame em quem usava. Ou seja: o conselho dado de boa-fé ali envelheceu muito mal, e quem estiver lendo hoje não deve segui-lo.

E vale registrar uma coisa sem acusar ninguém: quem deu esse conselho havia dito, na mesma conversa, que representava comercialmente o laboratório do medicamento em questão. Isso não anula a parte boa do que ele falou, que foi honesta e provavelmente evitou um problema. Serve só de lembrete de que vale sempre perguntar quem ganha o quê com a recomendação que a gente recebe.

Sobre a pergunta que ficou no ar, o que dá para tomar sem prejudicar o organismo, a resposta é curta e sem graça: cafeína. É o único estimulante com efeito demonstrado, é barato, e vem no café. O resto dos termogênicos nacionais, incluindo o que você ia comprar, entrega bem pouco além do que a cafeína já entregaria. Você mesmo escreveu que serviria para o psicológico, e essa foi uma frase muito lúcida. Se o efeito é psicológico, o café resolve por dois reais.

E o outro colega acertou em cheio ao te corrigir: não foi o Lipo 6 que tirou oito quilos, foi você. Esses potes costumam levar o crédito de um trabalho que foi feito na cozinha e na academia. Guardar isso é o que impede a pessoa de achar que precisa comprar alguma coisa toda vez que quiser resultado.

Um metro e oitenta e três com noventa e três quilos, treinando cinco dias por semana e já tendo perdido oito, não é um caso que precise de fármaco nenhum. É um caso que precisa de mais alguns meses do que já estava sendo feito.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Replies 10
  • Views 9.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Most Popular Posts

• Alex. Por conscidência eu trabalho em laboratório farmacêutico. Conheço bem a classe do salbutamol. Acho que mesmo sendo chato devo fazer ressalvas importantes: - É um broncodilatador de curta, ass

• Po, rolfo17.... Valeu pelas informações, realmente ainda não tinha lido nada desse tipo, e pelo tempo que vc tem de forum, acho que devo considerar seus conselhos.... Vou acabar partindo mesmo pra

• rolfo17, novamente valeu pela ajuda... Vou seguir isso aí que vc me aconselhou, acho que é o mais sensato mesmo. Tem um prof. na academia que é meu amigo e hoje parei pra conversar com ele, e ele b