Pular para o conteúdo

Treinamento improvisado?

Respostas em Destaque

Opa , sou novo por aqui, e gostaria de tirar uma duvida:

Pensei em treinar em casa, utilizando pesos improvisados como sacos de alimentos :D ( arroz,feijao,etc),e fazer as abdominais e tal tudo sozinho, mas tenho varios problemas vejam:

-Nao sei o modo certo de erguer os pesos sem provocar uma lesão a curto ou a longo prazo.

-Não tenho tempo pra academia , pois trabalho o dia todo e estudo a noite.

-Fim de semana é para descansar, pois entrego panfletos (folder,livretinhos publicitarios) nas casas da cidade ( Curitiba) , assim eu ando praticamente o dia todo.

-Justamente por andar , creio que minhas pernas não precisem de muito exercicio?

-Estou treinando com sacos de arroz de 5 quilos cada, fazendo todo o tipo de levantamento que me vem a cabeça, mas não sei o tamanho da sequencia e tal..

-Tenho 18 anos, uns 1.80 de altura, 82 quilos, possuo uma gordura localizada na barriga e no meu corpo uma fina camada de tecido adiposo (gordurinha '':)

-O que devo fazer ( considerando que não tenho tempo algum pra academia) ?

-Estou muito acima do peso ideal?

OBS: se perder a gordura localizada na barriga e definir um pouco a mesma já é um bom progresso sozinho, so preciso saber como (facil ne ^^)

• Respostas 4
  • Visualizações 2,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Já que você não possui pesos legais, recomendo o MÉTODO CHARLES ATLAS Charles Atlas foi um fisiculturista que nunca utilizou pesos. Ele utilizou Tensão Dinâmica. http://pt.wikipedia.org

• claudioatelier
    claudioatelier

Olá misael Começe a treinar apenas com seu peso corporal, com o tempo vá acrescentando carga, e assim que possível se matricule em uma academia, lá além de poder contar com profissionais especial

• fisiculturismo
    fisiculturismo

MisaelKun disse:
se perder a gordura localizada na barriga e definir um pouco a mesma já é um bom progresso sozinho, so preciso saber como (facil ne ^^

Olá misael

Começe a treinar apenas com seu peso corporal, com o tempo vá acrescentando carga, e assim que possível se matricule em uma academia, lá além de poder contar com profissionais especializados, o ambiente é motivador e ajuda a não desistir.

Prá não expandir muito a resposta eu tem um guia de exercícios aqui:

https://fisiculturismo.com.br/exercícios/

Espero que ajude

um bom treino

claudio

• 9 anos depois...
  • 6 anos depois...

Misael, você fez várias perguntas e a única que ficou totalmente sem resposta foi a última, então começo por ela: não, você não está muito acima do peso ideal. Um metro e oitenta com oitenta e dois quilos aos dezoito anos, num rapaz que anda a cidade inteira entregando panfleto, não é um quadro preocupante em nada. Você não precisa emagrecer muito, precisa de um pouco de músculo e de uma redução modesta de gordura, o que é bem mais fácil e mais rápido do que perder muito peso.

Agora a parte difícil de ouvir, e é melhor você saber logo para não perder meses. Não existe perder gordura de um lugar escolhido. Abdominal fortalece o músculo da barriga, mas não queima a camada que está por cima dele, e a barriga costuma ser justamente a última região a esvaziar nos homens. A gordura sai do corpo inteiro, na ordem que a sua genética decide, quando o total de calorias fica abaixo do que você gasta. Isso significa que a sua barriga vai depender muito mais do que você come do que da série que você fizer na sala de casa.

E aqui vai a única coisa que você não mencionou em nenhum momento: comida. Nem uma linha. É exatamente ali que está o seu resultado. Você não precisa de dieta complicada, precisa de duas ou três mudanças que sobrevivam à sua rotina. Cortar bebida com açúcar, refrigerante e suco de caixinha, já resolve uma parte grande sem esforço. Levar comida de casa para o intervalo, porque quem trabalha o dia todo e estuda de noite acaba jantando lanche na rua, e é aí que a conta estoura. E colocar alguma proteína em cada refeição, ovo, frango, carne, leite, o que estiver acessível, porque proteína segura a fome e protege o músculo.

Sobre a perna, a sua intuição tem meio acerto. Andar o dia inteiro é um gasto calórico enorme, e isso é uma vantagem real que a maioria das pessoas aqui não tem: você tem um trabalho que queima caloria de graça, todos os dias. Só que caminhar não constrói músculo de perna além de um certo ponto, porque o corpo se adapta rápido a um esforço que já é rotina. Ainda assim, no seu caso, perna é a menor das preocupações, e como agachamento com o próprio peso não custa nada nem cansa a semana, dá para incluir sem prejuízo.

Vamos ao que você pediu de fato, um treino que caiba na sua vida. Vinte a trinta minutos, três vezes por semana, em casa, tudo com peso do corpo e sacos de arroz.

Flexão de braço, três séries. Se ainda for difícil, apoie os joelhos. Quando ficar fácil, coloque os pés numa cadeira, que aumenta a carga sem precisar de peso.

Agachamento livre com o próprio peso, três séries, e depois abraçando um saco de arroz junto ao peito. Avanço, aquele passo à frente flexionando as duas pernas, três séries de cada lado.

Para as costas, que é o grupo mais difícil de treinar em casa: fique de pé, dobre o tronco à frente com as costas retas e puxe os sacos de arroz até a barriga, como uma remada. Se tiver uma mesa firme, deitar embaixo dela e puxar o corpo pela borda funciona ainda melhor.

Desenvolvimento, empurrando os sacos de arroz de perto do ombro até acima da cabeça, três séries.

Para o meio do corpo, prancha isométrica e aquele exercício de deitar de costas e mover braço e perna opostos devagar. Valem mais que centenas de abdominais, porque treinam o tronco a se manter firme, que é a função real dele.

Faça de oito a quinze repetições por série. Quando você conseguir quinze com folga, aí é hora de somar mais um saco. É isso que faz o corpo mudar, essa progressão, e não a variedade de exercícios.

Como você perguntou especificamente sobre não se lesionar, quatro cuidados que valem para peso improvisado. Mantenha a carga colada no corpo, porque quanto mais longe do tronco, mais a coluna sofre. Não arredonde as costas para pegar peso do chão, dobre os joelhos e mantenha o peito aberto. Nada de tranco nem movimento rápido para vencer a última repetição. E pare duas repetições antes de não conseguir mais, porque saco de arroz escorrega e não tem como largar com segurança, diferente de um halter. Ah, e treine num espaço livre, sem vidro nem quina por perto.

Sobre o método Charles Atlas que te indicaram, uma resposta honesta: Atlas existiu e era realmente forte, mas ele treinou com pesos além da tal tensão dinâmica, e o curso vendido pelo correio era em boa parte propaganda. Fazer força contra a própria resistência gera algum ganho, principalmente no ângulo exato treinado, e não é inútil para quem não tem nada. Mas rende bem menos que carga progressiva, e você já tem os sacos de arroz, o que é melhor do que o método inteiro.

Por último, sobre a sugestão de se matricular numa academia quando possível: é bom conselho, e um dia vale. Mas não deixe isso te travar agora. Trinta minutos em casa, três vezes por semana, feitos por seis meses, valem infinitamente mais do que a academia perfeita que a sua rotina não permite. Você tem dezoito anos e um trabalho que já te mantém em movimento. Com comida ajustada e esse treino simples, a diferença em seis meses vai te surpreender.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.