Pular para o conteúdo

Mulher pode continuar a tomar anticoncepcional durante ciclo de esteroides?

Respostas em Destaque

• Respostas 12
  • Visualizações 17,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Cara na boa........ eu num so tão experiente mas eu tenho certeza de uma coisa, num vale a pena tomar o CLENBUTEROL, pq ele faz mal pra saude, podem falar q ele num faz mas faz sim (se nao tomado nas

• Na boa todo mundo me fala q L-carnitina nao serve pra nada, apesar de eu ser magro, conheco galera q quer perde gordura e ja me disseram isso. Quanto ao Clenbuterol, nao faz mal nao, conheco um ami

• Pelo meu modo de vista se utilizar esteróides, não se pode utilizar anticoncepcionais, pois atrapalha o efeito do esteroide. O pq de atrapalhar o efeito do esteroide? Quando vc administra o esteroi

• 9 anos depois...

A pergunta do título recebeu uma resposta e ela está invertida. Foi dito que quem usa esteroide não pode usar anticoncepcional, porque o estrogênio eleva a SHBG e isso reduziria o efeito anabólico. A parte de farmacologia está correta, e para 2003 é uma explicação impressionante. O problema é a conclusão prática, e ela é perigosa.

Se uma mulher vai usar oxandrolona, a contracepção fica mais importante, não menos. Androgênio atravessa a placenta e é teratogênico. Uma gestação que aconteça durante o uso pode masculinizar um feto feminino, e isso ocorre nas primeiras semanas, quando muitas mulheres ainda nem sabem que engravidaram. Nenhum ganho de ciclo justifica esse risco. Ou seja, ninguém deve parar o anticoncepcional para o ciclo render mais.

E existe uma armadilha específica aqui, que ninguém mencionou. Esteroide costuma bagunçar ou até interromper a menstruação. A mulher para de menstruar, conclui que não está ovulando e relaxa. Não funciona assim. A ovulação pode acontecer sem que a menstruação volte, e ela vem primeiro. Ausência de menstruação durante o uso não é sinal de infertilidade e não protege ninguém.

Sobre a ideia de que a SHBG alta protegeria da virilização: ela reduz a fração livre do hormônio, então na teoria ajuda um pouco. Mas isso não é escudo. Virilização depende de dose, de tempo de uso e da sensibilidade de cada uma, e os sinais mais graves são justamente os que não voltam atrás. Voz que engrossa não desengrossa. Aumento de clitóris não regride. Cabelo que rareia no alto da cabeça não volta sozinho. Nenhuma pílula impede isso.

O que existe de interação real e vale saber:

A oxandrolona é oral alquilada e derruba bastante o HDL, o colesterol bom. O anticoncepcional combinado, com estrogênio, aumenta o risco de trombose por conta própria. Somar os dois piora o perfil vascular ao mesmo tempo por dois caminhos diferentes, e isso pesa muito mais em quem fuma ou tem enxaqueca com aura, que são situações em que o combinado já é contraindicado. É por isso que essa combinação pede acompanhamento médico e exames, e não conselho de fórum.

E não existe o contrário: o esteroide não reduz a eficácia do anticoncepcional. Isso não é um problema.

Ao pedido de 2016, sobre oxandrolona junto com anticoncepcional injetável, que só recebeu um link como resposta. Injetável é diferente, e a diferença importa. O de aplicação trimestral não tem estrogênio, só progestágeno, então toda a discussão de SHBG e de estrogênio que ocupou esse tópico simplesmente não se aplica ao seu caso, e o risco de trombose que citei acima também é menor. Em compensação, ele deixa o estrogênio baixo, e estrogênio baixo por anos cobra o preço em densidade óssea. Numa mulher que treina pesado, come pouco e ainda vai usar androgênio, o osso é um assunto que ninguém lembra até a primeira fratura. E fica um aviso prático: depois de parar o injetável trimestral, a fertilidade pode demorar muitos meses para voltar, o que é ótimo saber antes e péssimo descobrir depois.

Sobre o clembuterol, que tomou metade do tópico. Ele não é hormônio nem esteroide, é um broncodilatador que estimula receptores adrenérgicos, e a explicação dada aqui está certa. O que faltou foram três coisas. Ele derruba o potássio, e potássio baixo é o que transforma taquicardia em arritmia, então isso é assunto de exame e não de sensação. Ele perde efeito em poucas semanas, porque os receptores se dessensibilizam, o que torna o plano de oito semanas seguidas em grande parte desperdício. E ele não é aprovado em lugar nenhum para emagrecer, o que responde direto a quem argumentou que se fosse seguro seria usado para obesidade. Quem escreveu isso em 2003 estava certo.

Duas concordâncias, para encerrar. A L-carnitina realmente não faz emagrecer, e o pessoal do tópico chegou nisso sozinho. E aquela receita de pouco peso e muitas repetições para mulher, que apareceu aqui, é o conselho mais antigo e mais inútil da academia. Mulher responde ao treino de força do mesmo jeito que homem, e quem quer mudar o corpo precisa ficar mais forte, não fazer quatro séries de vinte com cinco quilos.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.