Pular para o conteúdo

Montando minha dieta.

Respostas em Destaque

Treino a bastante tempo porém nunca fiz uma dieta direcionada aos meus treinos mas dessa vez estou bem focado no meu objetivo que é aumentar meu peso com qualidade. A baixa segue algumas informações. Então quem puder me ajudar a montar uma dieta agradeço.

Screenshot_20180202-120559.png

• Respostas 8
  • Visualizações 2,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Te dou a dica de ingerir 3 ou 4 g de proteína por kg de peso, de preferência origem animal. E a gordura que seja boa!

• Como posso montar uma dieta para subir de categoria com base nos meus dados a baixo. Sendo que sou lutador de jiu-jitsu e treino musculação. Conto com ajuda de todos do fórum.

• Mas gostaria de montar uma dieta completa. Dividindo os alimentos durante o dia.

Imagens Postadas

74kg x 3 = 222g de proteína de origem animal durante o dia. No mínimo 

Na minha opinião, claro

Escolha dessas 3 fontes 

Ovos, carnes, e leite ou derivados 

Gorduras escolha castanhas, azeite

E carboidratos escolha os complexos de índice glicêmico moderado

Editado em por Bracks

• 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Acho que essa parada ai de add uma certa quantidade de cal acima do que vc gasta por dia tem que ser bem pensado.

Porque ela te da X de gasto, mas é gasto sem fazer NADA ... e é aproximado ...

Ai você add 500 cal dia, porem treina, corre, nada, luta, namora ... ai gasta mais 1000 ... resumindo acaba que fica abaixo ...

Tem que calcular bem o que vc gasta nos seus treinos ... e calcular isso ai ...

Proteina é 2.5 ... a 3g por Kg ...

Uma boa pedida pra dar um boot na testo é consumir Azeite de linhaça dourada... muito omega 3 e 6 ... 13ml dia ja basta ...

Boa sorte.

• 8 anos depois...

@BuchechaBjj, o @Locemar te fez as perguntas certas e nunca recebeu resposta completa, e é por isso que o tópico não saiu do lugar. Vou te dar o que dá para dar sem esses dados, e corrigir três coisas que ficaram escritas aqui.

A primeira é a proteína.

Foi sugerido três a quatro gramas por quilo, depois dois e meio a três, e nos setenta e quatro quilos isso vira mais de duzentos e vinte gramas por dia.

Isso é muito acima do necessário, e existe número para dizer isso.

A meta análise de referência sobre o assunto, publicada no British Journal of Sports Medicine, reuniu quarenta e nove estudos com mais de mil e oitocentos participantes e identificou um ponto de quebra em torno de um vírgula seis grama por quilo por dia. Acima disso, não se detecta ganho adicional de massa magra com treino de força. O intervalo de confiança se estende até cerca de dois vírgula dois, e é daí que vem a faixa prática de um vírgula seis a dois vírgula dois que se usa hoje.

Ou seja, nos seus setenta e quatro quilos, algo entre cento e vinte e cento e sessenta gramas por dia. Metade do que foi sugerido.

E isso não é só economia. Tem custo prático, e no seu caso ele é grande. Cada grama de proteína a mais desloca espaço de carboidrato e de gordura no prato e no orçamento. Você luta jiu jitsu e ainda treina musculação, e a demanda energética disso é alta. Carboidrato é o combustível do trabalho intenso e intermitente, que é exatamente o perfil de um treino de luta. Comer duzentos e vinte gramas de proteína e faltar carboidrato é o arranjo que piora o rendimento no tatame enquanto se acredita estar fazendo o máximo.

A segunda correção é o azeite de linhaça.

Foi dito que ele dá um boot na testosterona por causa do ômega três e seis. Isso não procede, e vale explicar por quê, porque a linhaça é justamente a semente que tem argumento na direção contrária.

A linhaça é rica em lignanas, que no intestino são convertidas em enterolignanas, e essas se ligam à SHBG, que é a proteína que transporta os hormônios sexuais. Há também descrição de inibição da cinco alfa redutase, que é a enzima que converte testosterona em DHT. Em homens saudáveis, os estudos com uma a duas colheres de linhaça moída por dia não mostram efeito significativo sobre testosterona total ou livre, então também não é caso de alarme. Mas em nenhuma leitura a linhaça aumenta testosterona.

E, sobre o ômega três, existe um detalhe que quase todo mundo desconhece. O ômega três da linhaça é ALA, e a conversão de ALA em EPA e DHA no corpo humano é muito baixa. Ou seja, se o objetivo é ômega três de fato, linhaça é uma fonte ruim, e o que serve é peixe gordo ou óleo de peixe. A linhaça é ótima como fibra e como fonte de gordura, e é só isso.

A terceira coisa é onde o @TTEFrangoMutante acertou, e vale registrar porque foi o comentário mais útil do tópico.

Ele disse que aquele número de gasto calórico que as calculadoras dão é gasto sem fazer nada, e que quem treina, corre, nada e luta gasta muito mais, então somar quinhentas calorias em cima do número errado pode deixar a pessoa em déficit sem perceber.

Isso está certo, e é o erro número um de quem tenta ganhar peso treinando muito. A confusão está entre taxa metabólica basal, que é o gasto em repouso, e gasto energético total, que inclui atividade. Quem soma superávit em cima do basal está somando em cima de um número que não inclui os treinos.

E, no seu caso, isso é ainda mais crítico. Jiu jitsu tem gasto alto e muito variável entre sessões, e é praticamente impossível estimar isso por fórmula.

Por isso a resposta prática para o seu objetivo não é calcular melhor, é medir o resultado.

O método é simples. Anote o que come por uma semana sem mudar nada, e pese se em jejum três vezes por semana, sempre no mesmo horário. Tire a média semanal. Se o peso está parado, esse é o seu gasto real, com todos os treinos incluídos. A partir daí acrescente cerca de trezentas calorias por dia e reavalie em duas ou três semanas. Se o peso não subir, acrescente mais. Se subir mais que meio quilo por semana, boa parte está vindo como gordura.

E aqui entra o que é específico de quem luta e quer subir de categoria. O objetivo não é subir peso, é subir peso útil. Ganhar rápido demais em quem já treina muito costuma render mais gordura, o que te leva ao topo da categoria nova sem a força correspondente, que é o pior lugar para estar. Meio quilo a cada duas semanas é um ritmo que costuma se sustentar bem.

Sobre a estrutura da dieta em si, o que o @Juzé sugeriu funciona como base. Ovos, carnes, leite e derivados, castanhas e azeite, e carboidratos complexos. Só ajustaria as proporções, na direção de menos proteína e bastante mais carboidrato, principalmente no entorno dos treinos de luta.

E um detalhe que costuma ser o que realmente falta em quem treina muito e não ganha peso. Não é o cardápio, é o volume que cabe. Quem faz musculação e jiu jitsu na mesma semana costuma não conseguir comer o necessário em comida sólida. O que resolve isso é densidade calórica e líquido. Leite integral, azeite no arroz, pasta de amendoim, castanhas, mel, e um shake calórico feito em casa. Volume de comida sacia e limita, líquido calórico passa por cima disso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.