Pular para o conteúdo

Durateston vs enantato/cipionato

Respostas em Destaque

Aqui no Brasil parece que o consenso é que dura é melhor, porque enantato e cipionato aromatizam mais.

Pesquisando lá fora, universalmente durateston é visto como algo ultrapassado que acaba dando merda por conta dos múltiplos esteres. Cipionato ou enantato é o melhor pra eles.

O que vocês acham?

• Respostas 9
  • Visualizações 11,8mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• TRT não é uma opção: é um tratamento necessário e tão-somente para quem não mais produz testosterona. Não confunda TRT com cruise ou uso de esteroides para fins estéticos. Em outras palavras, se ainda

• Isso não é verdade. Era um mito existente nos fóruns e há mais de 10 anos não se repete. A melhor testosterona que você pode usar é a de farmácia. No caso, só a deposteron, já que durateston parou de

• 12ui dia sim, dia não.

• Moderador
9 horas atrás, kazymandias disse:

porque enantato e cipionato aromatizam mais.

Isso não é verdade. Era um mito existente nos fóruns e há mais de 10 anos não se repete. A melhor testosterona que você pode usar é a de farmácia. No caso, só a deposteron, já que durateston parou de fabricar. O que vai otimizar é o espaçamento entre as aplicações e a dose utilizada. Por exemplo:  200mg para 15 dias: é melhor usar 50mg 2 vezes na semana do que 200mg a cada 15 dias. O que vai gerar essa aromatização, na verdade, são estas aplicações espaçadas, que elevam sobremodo o pico plasmático. Eu, por exemplo, usava 25mg dia sim, dia não e não tinha aromatizações. Passei a usar 75mg por semana e a aromatização veio.

Veja aqui o problema das aplicações espaçadas:

SteroidPlotter - Graph your cycle

• Autor
30 minutos atrás, Foston disse:

Isso não é verdade. Era um mito existente nos fóruns e há mais de 10 anos não se repete. A melhor testosterona que você pode usar é a de farmácia. No caso, só a deposteron, já que durateston parou de fabricar. O que vai otimizar é o espaçamento entre as aplicações e a dose utilizada. Por exemplo:  200mg para 15 dias: é melhor usar 50mg 2 vezes na semana do que 200mg a cada 15 dias. O que vai gerar essa aromatização, na verdade, são estas aplicações espaçadas, que elevam sobremodo o pico plasmático. Eu, por exemplo, usava 25mg dia sim, dia não e não tinha aromatizações. Passei a usar 75mg por semana e a aromatização veio.

Veja aqui o problema das aplicações espaçadas:

SteroidPlotter - Graph your cycle

Saquei. Você faz blast and cruise? Mantém a aplicação dia sim dia não tanto em blast como em cruise?

• Autor
1 hora atrás, Foston disse:

Eu faço TRT com +/- 100mg/semana com seringa de insulina, dia sim, dia não há mais de 09 anos.

Valeu pela informação. Estou começando meu primeiro ciclo, e quando terminar estou tendendo a continuar em TRT. Muita informação dizendo que PCT não costuma valer a pena. 

• Moderador
1 hora atrás, kazymandias disse:

e quando terminar estou tendendo a continuar em TRT. Muita informação dizendo que PCT não costuma valer a pena. 

TRT não é uma opção: é um tratamento necessário e tão-somente para quem não mais produz testosterona. Não confunda TRT com cruise ou uso de esteroides para fins estéticos. Em outras palavras, se ainda produz testosterona e, principalmente, se pretende ter filhos, depois do ciclo a lógica é fazer TPC.

• 3 meses depois...

meu primeiro contato foi cipionato, e eu fiquei bem retido, mas hoje acredito que é pelo fato de ter sido primeiro contato, muita aromatização, hoje minhat esto é dura, eu também fico em duvida dos esteres curtos que tem nela, pra iniciar acho valido, mas depois que o ester mais longo que é decanoato começa bater, nao faz mais sentido ter propionato por exemplo batendo rapido, em relação a colateral como nao faço abuso, nao senti diferença, é o basico espinhas nos ombros, um pouco de retenção e crescimento de pelos

• 3 semanas depois...
Em 19/03/2022 em 20:46, Foston disse:

Eu faço TRT com +/- 100mg/semana com seringa de insulina, dia sim, dia não há mais de 09 anos.

Cada aplicação sua é de quantos ml? 

Também estou fazendo trt, e pretendo fazer 1 aplicação por semana. Iniciei usando Atesto - undecilato de testo que meu médico passou, mas quero usar dura

• 4 anos depois...

@kazymandias essa é uma das poucas discussões do fórum em que os dois lados estão descrevendo o mesmo fenômeno e brigando por causa do rótulo. Vale desmontar com calma, porque é pergunta que muita gente faz.

Primeiro, o ponto do @Foston está correto e é o núcleo da questão. Enantato, cipionato e os ésteres do durateston entregam exatamente a mesma molécula, que é a testosterona. O éster é um pedaço que gruda na molécula só para torná la mais lipofílica e fazer com que ela saia devagar do depósito de óleo no músculo. Assim que cai na circulação, a esterase corta o éster e o que age no receptor é testosterona pura, idêntica em todos os casos. Não existe éster que aromatize mais do que outro, porque quem aromatiza é a testosterona, não o éster.

O que muda de fato é o formato da curva no sangue. E é aí que a conversa faz sentido. A aromatase converte testosterona em estradiol de forma dependente de substrato, ou seja, quanto mais testosterona circulando naquele momento, mais estradiol produzido naquele momento. Aplicação espaçada gera pico alto seguido de vale. Aplicação fracionada gera uma linha mais achatada. Mesma dose semanal, curvas diferentes, estradiol diferente. O próprio relato dele ilustra isso muito bem, e o número reforça. Vinte e cinco miligramas em dia sim dia não dão por volta de 87 mg por semana, portanto mais do que os 75 mg semanais em dose única que ele passou a usar depois. Ele aumentou a aromatização diminuindo a dose semanal, só porque concentrou tudo em uma aplicação. Isso é a demonstração prática de que o problema é o pico, não a quantidade total.

Agora, por que lá fora o durateston tem má fama. Não é por aromatizar mais. É porque a mistura de quatro ésteres com velocidades muito diferentes cria dois inconvenientes reais. O primeiro é que o propionato e o fenilpropionato se esgotam em poucos dias enquanto o decanoato ainda está entregando, então em aplicação semanal única a oscilação é mais acentuada do que a de um éster só. O segundo é o planejamento do fim do ciclo. Como o decanoato tem meia vida em torno de sete a nove dias, você precisa esperar bem mais para iniciar a pós ciclo, mesmo que a sensação de que a droga acabou venha antes, por causa da queda dos ésteres curtos. Com éster único você sabe exatamente quando a droga sai. Isso é a crítica legítima e ela não tem nada a ver com aromatização.

Isso responde direto a dúvida do @icaroplive. Depois que o decanoato estabiliza, os ésteres curtos não passam a atrapalhar, eles só continuam contribuindo para a amplitude entre pico e vale. Se você aplica durateston duas vezes por semana, a curva composta fica bastante plana e a diferença prática para o enantato desaparece. O problema aparece em quem aplica uma vez por semana ou, pior, a cada dez ou quinze dias.

Resumo prático dessa parte. Escolha o que estiver disponível e for de procedência confiável. Enantato e cipionato podem ir de uma a duas aplicações semanais. Durateston pede no mínimo duas. E dividir mais é quase sempre melhor do que trocar de éster. Se quiser visualizar como cada esquema desenha a curva, dá para brincar com isso aqui https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/hormonio/

Sobre a tua outra pergunta, a de encerrar o ciclo e emendar em reposição para não precisar de pós ciclo, o @Foston respondeu certo e eu acrescento o mecanismo, porque ele muda a decisão. A testosterona que sustenta a produção de espermatozoide não é a do sangue, é a que fica dentro do testículo, em concentração dezenas de vezes maior que a sérica, e ela depende de LH. Com testosterona exógena o LH some, a testosterona intratesticular despenca e a espermatogênese para, enquanto o exame de sangue continua mostrando um valor bonito e você continua se sentindo bem. É por isso que sentir se bem não é evidência de nada nesse ponto específico. Se ter filho está em algum lugar do teu plano de vida, essa é a variável que precisa entrar na conta antes de escolher entre pós ciclo e reposição contínua.

@rfwagner a tua pergunta tem uma resposta numérica e um alerta. A resposta é que 12 unidades numa seringa de insulina de cem unidades equivalem a 0,12 ml. Como o durateston tem 250 mg por mililitro, isso dá em torno de 30 mg por aplicação, e em dia sim dia não fecha perto de 105 mg por semana, o que bate com o que ele descreveu.

O alerta é mais importante e envolve o Atesto. Undecilato de testosterona injetável tem meia vida altíssima, na casa de um mês, e é justamente por isso que ele é aplicado a cada dez ou quatorze semanas. Se você tomou uma aplicação e quer migrar para durateston semanal, o depósito anterior ainda vai estar liberando hormônio por meses. Emendar por cima significa somar as duas fontes e ir parar em nível supra fisiológico sem perceber, com hematócrito e pressão subindo junto. O caminho correto é esperar, dosar testosterona total e livre no fim do intervalo e só então começar o novo esquema, ajustando pelo exame. E vale saber por que o undecilato costuma ser aplicado em ambiente de saúde. Ele tem um risco raro mas descrito de microembolia pulmonar oleosa e de reação anafilática logo após a injeção, e é por isso que existe recomendação de observação após a aplicação. Não é frescura do médico.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.