Pular para o conteúdo

Como começar a treinar para um “iniciante” + DESABAFO

Respostas em Destaque

Olá gente, é a minha primeira postagem aqui e não sei se é o lugar certo para isso porque vejo que aqui o foco e mais pegar pesado msm mas n sei ao certo. Bom isso também é um pequeno desabafo da minha vida, vamos desde o início, quando era mais novo, uns 10~11 anos eu comecei a engordar muito, mas eu sempre era uma criança magrinha, sofri muito com isso durante a minha vida e na pandemia decidi emagrecer. Porém, como sempre fui muito extremo, entrei em um quadro de anorexia gradativamente e nunca ficava satisfeito com o número na balança, tinha dias que eu só bebia água e comia 6 tomates cereja, cheguei a ficar com 56kgs tendo 183 de altura e sendo homem, ficava doente a cada duas semanas e vivia tonto e cansado, acho que sempre quis ficar com o corpo dos meus coleginhas desde a infância e eu projetei isso mais pra frente na minha vida. Entrei pra academia nessa época só pra usar a esteira basicamente, mas fazia uma série que o instrutor da academia tinha me passado, mas ai quando a pandemia acabou e a vida voltou ao normal eu parei de treinar. Enfim, atualmente eu estou com 185cm, 66kgs e 18 anos, e queria umas dicas de como atingir o shape que quero, mais como um magro definido, não desejo ter um corpo grandão . Meu corpo é bem estranho, tenho ombros normais, mas uma cintura bem fina somado com um quadril bem largo, mesmo quando era gordinho dava pra ver nitidamente os “ossinhos do quadril”, então basicamente meu corpo parece que tem um buraco faltando na minha cintura, as curvas não são graduais, é isso obrigado já qualquer apoio

• Respostas 3
  • Visualizações 781
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Olá, eu no seu lugar procuraria uma orientação psicológica/espiritual. A sua narrativa demonstra uma necessidade de base, de fundamento, de instalação na realidade em prol de UM SENTIDO que faça senti

• Dificil ajudar sem conhecer Padronize seu tópico como abaixo  

• Cláudio Chamini
    Cláudio Chamini

@Junha, tópico antigo, mas espero que você leia, e se não ler você, que leia alguém que chegue aqui parecido com você. Obrigado por ter escrito com essa honestidade, porque o que você contou não é fác

• Moderador
6 horas atrás, Junha disse:

Olá gente, é a minha primeira postagem aqui e não sei se é o lugar certo para isso porque vejo que aqui o foco e mais pegar pesado msm mas n sei ao certo. Bom isso também é um pequeno desabafo da minha vida, vamos desde o início, quando era mais novo, uns 10~11 anos eu comecei a engordar muito, mas eu sempre era uma criança magrinha, sofri muito com isso durante a minha vida e na pandemia decidi emagrecer. Porém, como sempre fui muito extremo, entrei em um quadro de anorexia gradativamente e nunca ficava satisfeito com o número na balança, tinha dias que eu só bebia água e comia 6 tomates cereja, cheguei a ficar com 56kgs tendo 183 de altura e sendo homem, ficava doente a cada duas semanas e vivia tonto e cansado, acho que sempre quis ficar com o corpo dos meus coleginhas desde a infância e eu projetei isso mais pra frente na minha vida. Entrei pra academia nessa época só pra usar a esteira basicamente, mas fazia uma série que o instrutor da academia tinha me passado, mas ai quando a pandemia acabou e a vida voltou ao normal eu parei de treinar. Enfim, atualmente eu estou com 185cm, 66kgs e 18 anos, e queria umas dicas de como atingir o shape que quero, mais como um magro definido, não desejo ter um corpo grandão . Meu corpo é bem estranho, tenho ombros normais, mas uma cintura bem fina somado com um quadril bem largo, mesmo quando era gordinho dava pra ver nitidamente os “ossinhos do quadril”, então basicamente meu corpo parece que tem um buraco faltando na minha cintura, as curvas não são graduais, é isso obrigado já qualquer apoio

Olá, eu no seu lugar procuraria uma orientação psicológica/espiritual. A sua narrativa demonstra uma necessidade de base, de fundamento, de instalação na realidade em prol de UM SENTIDO que faça sentido pra ti.

Superado isso, tenha em mente que construir um corpo requer constância nos exercícios e na dieta, ou seja, disciplina e perseverança. Além, é claro, do e aprendizado constante: eu tenho 35 anos neste esporte e todos os dias aprendo alguma coisa e frequento academia praticamente de segunda a segunda. O meu descanso eu faço um aeróbico na academia. E não faço isso para ter um "corpão", faço porque me sinto bem, me sinto mais saudável.

1. Procure um sentido para a vida, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo;
  2. Procure um nutricionista;
  3. Tenha sempre níveis ótimos de vitamina D, use pelo menos 5.000ui/dia;
  4. Meça seus hormônios;
  5. Pratique musculação por toda a vida.
  • 3 anos depois...

@Junha, tópico antigo, mas espero que você leia, e se não ler você, que leia alguém que chegue aqui parecido com você. Obrigado por ter escrito com essa honestidade, porque o que você contou não é fácil de escrever num fórum de musculação.

O @Foston te deu o conselho mais importante logo de cara e eu assino embaixo: acompanhamento psicológico. Só quero explicar por que isso não é um jeito educado de desviar da sua pergunta, e sim a parte mais prática da resposta.

Você descreveu um quadro de anorexia, com dias de água e seis tomates cereja, chegando a cinquenta e seis quilos com um metro e oitenta e três, adoecendo a cada duas semanas. Isso não é passado encerrado, é histórico clínico, e ele muda a forma como você deve entrar nesse mundo. O motivo é concreto: praticamente tudo que a cultura da academia ensina como virtude é gatilho para quem tem essa história. Pesar comida, contar caloria, olhar o espelho todo dia, cortar alimento, marcar peso na balança, dividir comida em limpa e suja. Para a maioria das pessoas isso é organização. Para quem já teve transtorno alimentar, é muitas vezes o caminho de volta. Então procure um psicólogo que trabalhe com comportamento alimentar, e de preferência antes de começar dieta fechada, não depois.

E, pelo mesmo motivo, eu inverteria uma recomendação comum que você vai ouvir aqui. No seu caso específico eu não começaria contando caloria nem pesando comida. Começaria com estrutura: número fixo de refeições por dia, com proteína em todas, e comer todas, sem pular. É menos preciso e é muito mais seguro para você.

Agora a sua pergunta, que é legítima e merece resposta técnica.

Sobre o seu corpo parecer estranho, com cintura fina e quadril largo e aquela sensação de que falta um pedaço: parte disso é esqueleto e não muda. Largura do quadril e da caixa torácica são osso. Nenhum treino, nenhuma dieta e nenhuma substância mudam isso, e quem promete que muda está mentindo. Mas tem uma boa notícia junto, e ela é a maior parte da resposta. O que faz uma silhueta parecer harmônica não é osso, é músculo em cima dele, e é justamente o músculo que você não tem ainda. Com um metro e oitenta e cinco e sessenta e seis quilos, você está bem abaixo do peso para a sua altura, e é por isso que os relevos ósseos aparecem tanto e as curvas parecem abruptas. O que preenche essa transição é dorsal, ombro, glúteo e perna. Isso muda muito em um ano de treino sério, e muda mais em dois.

E olha que interessante: o corpo que você disse querer, magro e definido, sem ser grandão, é exatamente o que dois anos de treino bem feito entregam num rapaz de dezoito anos. Você não precisa de nada exótico, você precisa de tempo e de comida.

Comida, aliás, é a parte que vai ser difícil para você, e eu não vou fingir que não é. Para ganhar músculo você vai precisar comer mais do que come hoje e ver o número da balança subir. Vindo de onde você vem, isso mexe com a cabeça. Por isso duas coisas ajudam muito: parar de se pesar toda hora e passar a acompanhar por foto e por medida de fita, e ter alguém acompanhando, seja o psicólogo, seja um nutricionista, para você não ficar sozinho com esse número.

Sobre treino, e aqui é bem simples, porque iniciante não precisa de nada complicado. Três ou quatro sessões por semana, corpo inteiro ou dividido em superiores e inferiores, com os exercícios básicos: agachamento, levantamento terra ou stiff, supino, remada, puxada, desenvolvimento e alguma coisa de braço e panturrilha. Mesmo programa por oito a doze semanas, sem trocar toda semana, anotando carga e repetições em todas as sessões. A progressão desse caderno é o que constrói o corpo, não a variedade. E, no seu caso, eu daria atenção extra a dorsal, ombro e glúteo, que são justamente os grupos que arredondam a transição que te incomoda.

Uma ressalva pequena a um ponto do @Foston, e é técnica: vitamina D em cinco mil unidades por dia é dose alta para ser tomada por tempo indeterminado sem medir. O certo é dosar no sangue e ajustar a partir do resultado, porque tanto a falta quanto o excesso trazem problema. E, no seu caso, um exame geral vale muito mesmo, porque anos de restrição alimentar severa deixam marca em ferro, ferritina, vitaminas e função da tireoide.

O @Batata... te pediu para padronizar o tópico e continua valendo: postando idade, altura, peso, rotina, o que come num dia normal e o treino que faz, dá para ajudar com muito mais precisão.

Se quiser um ponto de partida já montado para comparar e ajustar, o site tem um gerador de treino simulado em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/treino/. A saída é simulada e serve como rascunho, não substitui alguém acompanhando você presencialmente.

Por último, e é o que eu mais queria dizer: você saiu de um período em que passava fome e vivia tonto, chegou aos dezoito anos, e está aqui procurando o jeito certo de fazer as coisas em vez do jeito rápido. Isso é maturidade que muita gente com o dobro da sua idade não tem. Vai devagar, come direito e não faça disso uma disputa com o espelho.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.