Ir para conteúdo

desabafo sobre lipomastia

Featured Replies

Postado
  • Autor

Bom, aqui estão as fotos que eu tava devendo, espero ter tirado elas certo, sou muito ruim com camera...

20230905_164631.jpg

20230905_164612.jpg

20230905_164551.jpg

e também o exame de sangue que saiu hoje (eu ainda tenho a imagem da mamografia se quiserem...)

20230905_164502.jpg

20230905_164443.jpg

20230905_164414.jpg

20230905_164353.jpg

20230905_164334.jpg

20230905_164310.jpg

20230905_164257.jpg

20230905_164244.jpg

agora minha alimentação atual tá uma vergonha

tá resumido praticamente a 1 copo de leite pela manhã, um pouco de arroz com macarrão e feijão com a carne que tiver (praticamente almoço normal) e pão com a carne do almoço no jantar

parece palhaçada, mas tem sido assim a quase 1 mês, não tenho mais forme, só empurro a comida goela abaixo...

Editado por jess161

• Respostas 13
  • Visualizações 1,5k
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Most Popular Posts

• Só há um remédio, jovem: treinar muito. Eu faria o treino de peito umas 03 vezes por semana, ao menos 3 ou 4 exercícios de 4 séries cada. Então, volte aos treinos e vamos conversando.

• siga as dicas do Foston... Treinando firme e se alimentando bem, vc terá progresso sim... Tenho um aluno quadro era bem pior que o seu... o médico também nada receitou e nem foi capaz de verifica

• Difícil, meu caro. A musculação é "a arte" e o meio de modelar o corpo. Como pode ficar pior? Poste fotos. Ninguém te conhece e vai poder ajudar aqui.

Imagens postadas

Postado
  • Moderador
18 horas atrás, jess161 disse:

agora minha alimentação atual tá uma vergonha

Percebi pelo nível de triglicérides. 😊

Ao menos você sabe o que tem de mudar. Você como muito pouca proteína. Eu como 12 ovos por dia e isso nem é muito, pra você ter uma ideia. Se possível, veja um nutricionista para calcular sua dieta.

Já pode começar a fazer o apoio ao solo. Uma dica para não esquecer é fazer antes do banho: pode fazer até mesmo no banheiro. Se não conseguir de primeira, faça apoiando os joelhos no chão.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor

Olá novamente...

Depois de bastante tempo, finalmente consegui ir pra uma nutri, e na consulta, eu descobri algumas coisas...

Primeiramente, sou mais alto do que eu pensava kkkkkk (1,81)

Como eu pensei, meu peso está como eu falei acima, e com 15,9% de bf. Apesar de estar no "valor de referência", considerando meu peso e altura, meu IMC está um pouco abaixo do recomendado.

A dieta montada por ela é de atualmente 2000kcal, comecei ela assim que foi enviada pra mim. (se quiserem ver eu posto)

E voltei para a academia essa semana, encontrei uma que funciona de domingo a domingo, mas ainda estou me reajustando e vendo como vai ser a frequência, já que eu to todo quebrado aqui ainda do tempo que eu fiquei parado kkk

sei que não é algo que vai resolver da noite pro dia, mas já é um começo não é mesmo? rs

Editado por jess161

• 2 anos depois...
Postado

Vou começar por uma coisa que não tem nada a ver com o peito, mas que é o achado mais importante do tópico e passou despercebido: os seus exames.

A sua proteína C reativa veio 32 mg/L, e o valor de referência é abaixo de 6. Isso é mais de cinco vezes o limite. PCR é um marcador de inflamação, e nesse patamar não é variação de laboratório nem coisa de estar mal alimentado. Junto disso, as suas plaquetas vieram 140 mil, abaixo do mínimo de 150 mil. E some ao quadro o que você mesmo relatou: perda de peso importante, chegando a 60 kg com 1,81 m, e um mês inteiro sem fome, empurrando comida goela abaixo.

Perda de peso não intencional, inapetência prolongada, PCR alta e plaquetas baixas é uma combinação que precisa ser investigada, não interpretada como "estou comendo mal". Alimentação ruim não sobe PCR para 32. Pode ser desde uma infecção arrastada até uma doença inflamatória, e existem causas que é melhor descartar cedo. Então o passo mais urgente aqui não é peito, não é tamoxifeno e não é treino: é levar esse exame a um clínico geral, repetir a PCR e o hemograma, e contar exatamente essa história de emagrecimento e falta de apetite. Se aparecer febre, suor noturno encharcando a roupa, íngua que não some, sangramento fácil ou manchas roxas sem trauma, aí é para procurar atendimento sem esperar consulta agendada.

Uma correção necessária, Foston, e sem desmerecer o resto do que você falou, que foi bom: os triglicerídeos dele estão em 108, normais, com HDL de 65, que é ótimo. Não é dali que sai a leitura da alimentação. O que realmente chama atenção na bioquímica é a PCR, e secundariamente o colesterol total de 227 com LDL 140, glicose de 106 e ácido úrico de 7,0 raspando o teto.

Tem ainda um detalhe no hemograma que merece um pedido a mais: o volume corpuscular médio veio 77,6, abaixo de 80, ou seja, hemácias pequenas, mas com hemoglobina normal em 15,6 e contagem de hemácias alta, em 5,75 milhões. Esse padrão de microcitose sem anemia costuma apontar para traço talassêmico, que é uma condição benigna e herdada, e vale confirmar com ferritina e eletroforese de hemoglobina. Serve para você saber e não ficar levando ferro sem necessidade a vida toda.

Agora sobre o peito, olhando as suas fotos com calma.

O que dá para ver é um tórax bastante magro, com costelas aparentes e praticamente nenhuma massa muscular no peitoral. Existe uma assimetria real, sim: o lado direito tem o polo inferior um pouco mais cheio e arredondado, com uma pregazinha logo abaixo da aréola, e o esquerdo está mais plano. Mas o volume é pequeno. Não é aquele peito feminino que você está enxergando quando veste a camisa. Não há aréola alargada, não há projeção acentuada, não há queda de pele. Para um observador de fora, isso não salta aos olhos.

E aqui está o ponto que o Foston acertou em cheio: o que mais destaca esse contorno hoje é a ausência de peitoral, não a presença de glândula. Numa caixa torácica sem nenhum músculo por baixo, qualquer tecido remanescente fica sendo o único relevo da região, e é ele que o olho encontra. Quando existe peitoral desenvolvido embaixo, o relevo dominante passa a ser o músculo, e a glândula vira detalhe. Vou ser honesto numa nuance: em casos de ginecomastia glandular volumosa, um peitoral muito grande pode de fato projetar mais o conjunto, e provavelmente foi disso que o seu médico falou. Só que esse raciocínio não se aplica ao seu caso, porque a sua glândula é pequena e o seu problema atual é o oposto, é falta de tecido. Treinar vai te ajudar, não atrapalhar.

Sobre o tamoxifeno que te sugeriram: Batata, aqui eu discordo. Tamoxifeno funciona bem quando a ginecomastia está na fase inicial, proliferativa, tipicamente nos primeiros seis a doze meses, quando o tecido ainda está sensível e frequentemente dolorido. Passada essa janela, o tecido glandular fibrosa e vira praticamente cicatriz, e aí nem o tamoxifeno nem qualquer outro medicamento reverte, só cirurgia. Ele mesmo levantou a suspeita certa de que a ginecomastia dele é puberal e antiga, e nesse cenário a chance de resposta é muito baixa. Não vale carregar um bloqueador de receptor de estrogênio por três meses por conta própria, ainda mais com um exame apontando inflamação sem causa definida e com plaquetas baixas, sem antes ter esse quadro esclarecido. E vale registrar que sobre a lipomastia, que é o componente de gordura, o tamoxifeno não faz absolutamente nada.

Sobre o que fazer daqui em diante, e vendo que você já voltou a treinar e já foi à nutricionista, que foi a melhor notícia do tópico:

Você precisa ganhar peso, não perder. Com 1,81 m e 60 kg, você tem cerca de 50 kg de massa magra, o que é pouco. A dieta de 2000 kcal que te montaram provavelmente está perto da sua manutenção, então acompanhe a balança por três ou quatro semanas: se o peso não subir, ela precisa aumentar. Ganho consistente é algo em torno de 300 a 500 gramas por semana, e para isso a proteína precisa ficar em torno de 110 a 130 gramas por dia. Aquele cardápio antigo de um copo de leite, arroz com feijão e pão no jantar não chega nem perto disso.

E responde uma pergunta sua lá de trás que ficou sem resposta clara: caminhada de manhã não atrapalha, mas no seu caso ela não é prioridade nenhuma. Quem está abaixo do peso e quer ganhar massa não precisa gastar calorias com cardio, precisa de sobra calórica e de estímulo de força. Se gostar de caminhar pelo bem-estar, faça, mas não em jejum e sem cortar comida por causa disso.

Sobre treino, no seu estágio o corpo inteiro responde a quase tudo, então não vale virar um plano centrado só em peito. Treine o corpo todo bem, dando ao peitoral duas sessões semanais com supino, algum inclinado e crucifixo, e faça isso por seis meses antes de tirar qualquer conclusão sobre o formato. Peitoral é dos músculos mais lentos para aparecer em quem começa magro.

Por último, e talvez isso seja o mais importante: você contou que perdeu peso por causa de depressão, que a autoestima está zerada, e que tem vergonha de sair de casa. Isso não é frescura e não se resolve com espelho nem com músculo. Um corpo que está em quadro depressivo perde apetite, dorme mal, não rende no treino e não constrói massa nem com dieta boa. Se você tem acesso ao SUS, e você tem, porque já usou, vale procurar acompanhamento em saúde mental na mesma unidade em que vai levar o exame. Dois mastologistas te disseram, com exames de imagem em mãos, que não há nada grave e nada a operar, e isso é uma boa notícia que merece ser recebida como tal. O tamanho que esse detalhe ganhou na sua cabeça é muito maior do que o tamanho que ele tem no seu tórax, e essa distância entre as duas coisas é justamente a parte que tem tratamento.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.