Ir para conteúdo

PULLOVER: deitado é para peito e em pé é para costas?

Featured Replies

Postado
É exatamente como disseram o sundown e o Hildo.

Quando se faz o pullover com halteres( pegada fechada), a ênfase se dá

sobre o peitoral maior, que passa a ser o agonista do movimento, sendo o grande dorsal, apenas sinergista.Vejam o site abaixo:

www.exrx.net/WeightExercises/PectoralSt ... lover.html

Já quando se faz o pullover com barra ou puxador(pegada aberta), a ênfase recai sobre o grande dorsal, que passa a ser o agonista do movimento, sendo o peitoral maior apenas sinergista. Vejam abaixo:

www.exrx.net/WeightExercises/Latissimus ... lover.html

Pô cara, da hora tua explicação. essa era uma dúvida que eu tinha a muito tempo mas queria a comprovação.Esse endereço é muito dez, tem todos os exercícios. Valew :lol:

• 16 anos depois...
  • Respostas 22
  • Visualizações 5,3k
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Most Popular Posts

• o da maquinha eu fiz uma vez e pegava mto mais peito

• Poxa, essa seguinte duvida tem alguma diferença fazer fazer supino inclinado primeiro q o reto ,sera que prejudica quando eu fizer supino reto, aceito sugestoes pois meu peito e meio caido pois ja fui

• o pullover pega tanto peito quanto costas.Quando eu faço deitado com halteres,com a pegada mais fechada, sinto pegar mais o peito. Quando eu faço deitado e com a barra com a pegada mais aberta sint

Imagens postadas

• 6 anos depois...
Postado

Esse tópico tem vinte anos e a briga dele continua acontecendo em toda academia, então vale fechar, inclusive porque a resposta real é menos empolgante do que os dois lados esperavam.

Quando se mede a atividade dos músculos durante o pullover, o que aparece é peitoral e dorsal trabalhando os dois, com força, ao mesmo tempo. Nenhum dos dois some. O Victor está certo quando diz que o dorsal trabalha bastante, e é fácil comprovar do jeito que ele sugeriu, fazendo pullover antes da puxada. E o shake_gostoso também está certo ao sentir peito, e não está imaginando coisa. Não é um exercício de costas com peito de brinde, nem o contrário: é um movimento que atravessa os dois.

Sobre a explicação do torque, com as duas páginas classificando halter como peitoral e barra como dorsal: aquilo é a classificação de um site, feita no papel a partir da linha de tração, e não uma medição. Na prática, a diferença entre pegada aberta e fechada existe, mas é bem menor do que o tópico inteiro supõe. Não é o divisor de águas que virou.

Agora, a parte que eu mais queria corrigir, porque foi repetida aqui e vira conselho de professor até hoje: pullover não abre a caixa torácica. Depois da adolescência, a estrutura óssea das costelas não muda por causa de exercício. O que muda é a musculatura em volta e a postura, o que dá a impressão de tórax maior. A ideia veio dos anos setenta, quando se fazia agachamento seguido de pullover justamente com essa promessa, e ela nunca se sustentou. Se o objetivo é peito maior, o caminho é supino, paralela e crucifixo com carga subindo.

Respondendo o FlavioFerro, que abriu o tópico e nunca teve resposta direta: a história de que deitado é para peito e em pé é para costas não procede. A variação de deitar atravessado no banco, com só as costas apoiadas e o quadril caído, aumenta a amplitude e faz o alongamento parecer maior, mas não troca o músculo de lugar. Ela cobra mais do ombro e da lombar, então não é a que eu escolheria para começar.

Respondendo o MEDEIROS, que também ficou sem resposta: comece leve, com um halter de seis a dez quilos, três séries de doze, aprendendo o movimento antes de pensar em carga. E, sobre qual parte do peitoral cresce, essa divisão em partes não existe como alvo que se possa escolher: o peitoral se contrai inteiro, e mudar a pegada não seleciona um pedaço.

Respondendo o aprendiz, que perguntou onde encaixar: no fim do treino de costas, e não no começo. Se você colocar como primeiro exercício, chega nas remadas e puxadas com o dorsal já cansado e vai puxar menos peso, que é justamente onde as costas crescem. A única razão para colocá-lo primeiro seria pré-fadigar de propósito, e isso é recurso pontual, não rotina.

O torque acertou em cheio na parte da execução, e vale repetir: cotovelo levemente flexionado o tempo todo. Braço reto joga carga no manguito rotador numa posição já delicada, e cotovelo muito dobrado encurta a alavanca e esvazia o exercício. E o Kasmodan lembrou de um ponto que ninguém retomou: o serrátil trabalha bastante ali, e é dos poucos exercícios comuns em que ele aparece.

Um aviso final, porque é o custo real desse movimento: o pullover leva o ombro para a posição de máxima elevação com carga, que é a posição mais vulnerável que existe para essa articulação. Quem tem ombro sensível ou já teve lesão de manguito faz melhor evitando, ou reduzindo a amplitude. Não existe exercício obrigatório, e esse está longe de ser insubstituível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.