Pular para o conteúdo

Mapa de músculos e principais exercícios

Respostas em Destaque

• Respostas 8
  • Visualizações 68,7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Esse mapa eu só encontrei na web para venda, R$40,00 se não me engano.

• BrunoSilvaNery
    BrunoSilvaNery

Aew galera, sou novo, me registrei no site para passar o link desse site acredito que poderá ajuda-los, como a mim quando procurei por um mapa completo para visualização dos músculos e os respectivos

• reviveue um topico de 2004? :s

Imagens Postadas

roggerrio disse:

ae galera não sei se essa é a area certa mas vou postar , alguem sabe algum site q tenha esse mapa em tamanho grande para visualização mais detalhada ?? vlws

uia! tem um igual na parede da minha academia

e tem otro parecido, de musculos tbm. o mapa eh da probiotica, com varios exercicios e um atleta patrocinado pela prob q ja foi Mr. Universe

eu lembo de ter procurado o mapa do sistema vascular, mas num encontrei :(

uia! tem um igual na parede da minha academia

e tem otro parecido, de musculos tbm. o mapa eh da probiotica, com varios exercicios e um atleta patrocinado pela prob q ja foi Mr. Universe

eu lembo de ter procurado o mapa do sistema vascular, mas num encontrei :(

tem um bem na intrada da minha academia tb .. muito loco .. ele passa os treinos basicos pra cada musculo .. bem legal ..

q academia vc treina?? nao eh em rio preto nao neh? hehehe

• 6 anos depois...
  • 8 anos depois...
  • 6 anos depois...

@roggerrio, sua pergunta original era onde achar esse mapa em tamanho grande, e o @Knot respondeu que só tinha para venda. Em 2004 era verdade. Hoje não é mais, e dá para resolver de graça e com resolução muito melhor do que a do pôster.

O caminho é procurar material anatômico de domínio público ou licença aberta, que existe em alta resolução e pode ser impresso no tamanho que você quiser, pagando só a impressão.

As pranchas da edição de 1918 da Gray's Anatomy estão em domínio público e disponíveis em alta resolução no Wikimedia Commons. São as ilustrações clássicas de musculatura, aquelas mesmas que aparecem adaptadas na maioria dos pôsteres vendidos até hoje. Dá para baixar a prancha da musculatura superficial anterior e posterior e mandar imprimir em plotter no tamanho que couber na parede.

Livros-texto abertos de anatomia e fisiologia, publicados sob licença livre, também trazem as mesmas pranchas em alta resolução e podem ser baixados em PDF inteiro sem custo.

E existem projetos de anatomia tridimensional com licença aberta, onde você escolhe o músculo, gira o modelo e exporta a imagem. Para estudar origem e inserção, isso é bem superior a qualquer pôster, porque você vê o músculo de todos os ângulos e isolado dos demais.

Para a parte de exercício por músculo, que era a outra metade do que o mapa oferecia, o ExRx continua sendo a melhor referência gratuita, com a lista de motor principal e sinergistas de cada movimento.

Agora, uma observação sobre esse tipo de mapa que acho mais importante que o link, porque ela muda como a pessoa usa a informação.

Esses pôsteres associam um músculo a um exercício, numa relação de um para um. Isso ajuda a aprender o nome das coisas, e é ótimo para isso. Mas como guia de montagem de treino, a lógica tem duas falhas.

A primeira é que exercício composto não treina um músculo. Ele treina um conjunto, e nem sempre o músculo que dá nome ao exercício é onde mais acontece o crescimento.

A segunda é mais interessante e é bem estabelecida: exercícios diferentes para o mesmo músculo desenvolvem regiões diferentes dele. Isso se chama hipertrofia regional, e já foi demonstrado em quadríceps, isquiotibiais, tríceps e peitoral.

Um exemplo concreto. A cabeça longa do tríceps cruza a articulação do ombro, então ela só é colocada em alongamento real quando o braço está acima da cabeça. Por isso exercícios com o braço elevado, como tríceps francês ou testa, estimulam a cabeça longa de um jeito que a tríceps pulley não estimula, por mais que as duas sejam rotuladas como tríceps no pôster.

Outro. Os isquiotibiais cruzam duas articulações. Exercícios de flexão de joelho, como a mesa flexora, e exercícios de extensão de quadril, como stiff e levantamento terra romeno, desenvolvem porções distintas do grupo. Fazer só um dos dois deixa parte do músculo subestimulada, e o mapa não tem como mostrar isso, porque na figura é tudo um bloco só chamado posterior de coxa.

Daí sai uma regra prática que o pôster não consegue expressar e que vale mais que ele: ao escolher entre dois exercícios para o mesmo músculo, prefira o que coloca aquele músculo em posição alongada sob carga. A porção alongada do movimento é onde o estímulo de crescimento é maior, e é também o que mais diferencia um exercício do outro.

Então o uso certo do mapa é aprender anatomia e nomes, e entender por que determinado exercício recruta determinada região. Como guia de treino, ele é uma simplificação que custa resultado.

Sobre o @BrunoSilvaNery, que se registrou no fórum em 2011 só para deixar um link que pudesse ajudar alguém com a mesma dúvida de 2004: é exatamente assim que tópico antigo continua servindo. Pergunta boa não tem prazo de validade, e quem chega procurando a mesma coisa anos depois encontra a resposta porque alguém se deu ao trabalho.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.