Pular para o conteúdo

Quantas vezes na semana devo correr para definir o abdômen?

Respostas em Destaque

Estou querendo diminuir e definir um pouco meu abdomen, pois de um tempo para cá deixei ele sem trabalho...

Li que abdominais fortalecem os musculos e para perder gordura, é só fazendo exercicios aerobicos. Quantas fezes na semana devo correr? Faço repetições de 50 abdominas, mais ou menos 8 series, divididas em 2.

Se estiver algo errado, me corrija e me explique por favor.

• Respostas 5
  • Visualizações 9mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

Estou querendo diminuir e definir um pouco meu abdomen, pois de um tempo para cá deixei ele sem trabalho...

Li que abdominais fortalecem os musculos e para perder gordura, é só fazendo exercicios aerobicos. Quantas fezes na semana devo correr? Faço repetições de 50 abdominas, mais ou menos 8 series, divididas em 2.

Se estiver algo errado, me corrija e me explique por favor.

posta na seção treinamento q os moderadores te ajudam mais rapido valeu? um abraco,

aerobico 3x na seamna, entre 20 e 40 min. na tua frequencia entre 60% - 80%.

corre de 2,4,6.

corta fritura, doce, refri, e corte um pouco os carbos a noite.

faca abdominas cokm poko peso e mais repeticao.

falow

• 16 anos depois...
  • 7 anos depois...

@182, você pediu em dois mil e três para ser corrigido se estivesse fazendo algo errado, e ninguém corrigiu de fato. O @CKIKO deu números razoáveis para a época, mas o principal erro do seu treino ficou de pé. Vou responder as duas coisas: quantas vezes correr, e o que estava errado.

Começando pelo que estava errado, porque é o mais importante. Oito séries de cinquenta repetições dá quatrocentas repetições de abdominal por sessão. Isso é muito trabalho para retorno quase nenhum, por dois motivos.

O primeiro é que abdominal não queima a gordura que está em cima do abdômen. Isso foi testado com controle: sete exercícios abdominais, cinco dias por semana, seis semanas, com a alimentação controlada e igual. Nenhuma redução de gordura abdominal. Redução localizada não existe, o corpo mobiliza gordura de forma sistêmica e não do músculo que acabou de trabalhar.

O segundo é que o reto abdominal é um músculo como qualquer outro. Ele cresce com carga e com séries que chegam perto do limite, na faixa de oito a vinte repetições, e não com centenas de repetições fáceis. Quando você consegue fazer cinquenta seguidas, aquilo virou resistência, e o estímulo de crescimento acabou lá pela décima quinta. E o abdômen que a gente enxerga é exatamente isso: um músculo com alguma espessura, sob pouca gordura. Fazer quatrocentas repetições leves treina justamente a qualidade que não aparece.

O que rende mais, no lugar disso: quatro a seis séries no total, duas a três vezes por semana, com carga, em movimentos como abdominal na polia ajoelhado, elevação de pernas suspenso e prancha com progressão. Menos da metade do tempo e mais resultado.

E aqui está o ponto que fecha a sua pergunta original: definição abdominal é decidida pelo percentual de gordura, e não pelo treino de abdômen. Em homens, o contorno começa a aparecer por volta de quatorze a quinze por cento, fica claro entre dez e quatorze, e onde cada um perde primeiro é individual, com o abdômen inferior costumando ser o último. Quem tem gordura por cima pode ter um abdômen forte e invisível.

Agora, quantas vezes correr.

Três vezes por semana, como o @CKIKO disse, é uma resposta boa. Vinte a quarenta minutos também é razoável. E o pulo do gato é a progressão: comece por onde você aguenta hoje e aumente pouco, porque a lesão é o que de fato interrompe todo mundo. A incidência anual de lesão em corredores recreativos fica entre trinta e sete e cinquenta e seis por cento, e iniciantes se lesionam a mais que o dobro da taxa de experientes por hora de corrida. Aumentar a distância semanal em mais de trinta por cento de uma vez está associado a mais lesão de joelho, banda iliotibial e canela.

Por isso vale corrigir a ideia de correr todos os dias para acelerar o processo. Isso funciona para quem já tem base construída ao longo de anos. Para quem está voltando, correr todo dia é a receita mais comum de parar por dois meses com dor no joelho ou na canela, e dois meses parado custam mais que as semanas que você tentou economizar. Dias intercalados, como você já vinha fazendo, é o formato certo.

E vale acrescentar o que faltava no tópico inteiro: musculação. Ela preserva massa magra enquanto você perde gordura, e massa magra é o que faz o abdômen aparecer quando a gordura sair. Corrida sozinha, com alimentação apertada, entrega um corpo mais magro e mais liso.

Sobre a alimentação, duas correções ao que o @CKIKO recomendou.

Cortar frituras, doce e refrigerante ajuda, mas o mecanismo não é o alimento em si, é o total de calorias na semana. Nada disso é proibido por natureza, e ninguém sustenta uma dieta em que tudo que gosta virou proibido.

Cortar carboidrato à noite não tem base. Foi testado justamente ao contrário: um estudo com policiais durante seis meses, com as mesmas calorias nos dois grupos, colocou um grupo para concentrar o carboidrato no jantar e o outro para distribuir ao longo do dia. Quem comeu o carboidrato à noite perdeu mais peso e mais circunferência abdominal, não menos. O horário não decide, o total decide. Se comer carboidrato à noite te ajuda a dormir e a não beliscar, é vantagem sua.

Resumindo o que eu responderia em dois mil e três: corra três vezes por semana, aumente devagar, troque quatrocentos abdominais por umas seis séries duras com carga, acrescente musculação, e trate a definição como consequência do percentual de gordura ao longo de meses, e não como resultado do treino de abdômen da semana.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.