Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ciclo feminino testosterona em gel na pós-menopausa


Lulu Carla

Post Destacado

Olá, é a primeira vez que estou postando e espero que possam me ajudar. Tenho 44 anos, estou na pós-menopausa. Eu faço modulação hormonal com hormônios bioidênticos (estriol, estradiol, progesterona e testosterona) com a ajuda de médica.

Quero muito ganhar massa muscular e tenho grande dificuldade para tal. Faço treinamento de musculação e dieta com acompanhamento de nutricionista e personal trainner. Sempre faço exames para saber como estão meus níveis hormonais.

Eu percebi que quando meu nível de testosterona estava a 180 ng/dl, eu consegui ganhar massa muscular (eu estava usando 2,5 mg de testosterona em gel por dia e crisina). Mas quando eu diminuí a dose da testosterona em gel para cerca de 1 mg por dia, eu não consegui ganhar massa muscular (eu estava com cerca de 70 ng/dl de testosterona). 

Por este motivo, estava querendo fazer tipo um ciclo para aumentar a testosterona durante um período de semanas e depois diminuir, sem que isto traga efeitos colaterais negativos para minha saúde.

Mas a médica não recomenda que eu faça isto, então ela nem me explica como funciona um ciclo. Quero saber aqui a opinião de vocês sobre isto e como funcionaria um ciclo de testosterona em gel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Visitante FitCoupleHim
19 minutos atrás, Lulu Carla disse:

Olá, é a primeira vez que estou postando e espero que possam me ajudar. Tenho 44 anos, estou na pós-menopausa. Eu faço modulação hormonal com hormônios bioidênticos (estriol, estradiol, progesterona e testosterona) com a ajuda de médica. Quero muito ganhar massa muscular e tenho grande dificuldade para tal. Faço treinamento de musculação e dieta com acompanhamento de nutricionista e personal trainner. Sempre faço exames para saber como estão meus níveis hormonais. Eu percebi que quando meu nível de testosterona estava a 180 ng/dl, eu consegui ganhar massa muscular (eu estava usando 2,5 mg de testosterona em gel por dia e crisina). Mas quando eu diminuí a dose da testosterona em gel para cerca de 1 mg por dia, eu não consegui ganhar massa muscular (eu estava com cerca de 70 ng/dl de testosterona).  Por este motivo, estava querendo fazer tipo um ciclo para aumentar a testosterona durante um período de semanas e depois diminuir, sem que isto traga efeitos colaterais negativos para minha saúde. Mas a médica não recomenda que eu faça isto, então ela nem me explica como funciona um ciclo. Quero saber aqui a opinião de vocês sobre isto e como funcionaria um ciclo de testosterona em gel.

Lulu, a tua percepção está corretíssima: maior a testosterona, maiores os ganhos.

Apenas duas observações:

1) testosterona a 70ng/dl é suprafisiológica, ou seja, tem muito potencial para crescimento. O que provavelmente ocorre é que os ganhos não são tão visíveis em razão do referencial; está comparando 70ng com 180ng e não 70ng com níveis fisiológicos;

2) a testosterona livre e a biodisponível são as determinantes para o ganho de massa. De repente, o teu SHBG está alto, e acaba sequestrando muita testosterona, não a deixando livre para atuar no ganho de massa. Por acaso poderia postar comparativo de testosterona total, livre, biodisponível e SHBG, nos moldes que fez acima?

Por fim, respeite o parecer médico. Se não está contente, procure uma segunda opinião de um profissional qualificado.

Aguardo o comparativo. Não esqueça de citar peu post para que eu saiba que respondeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FitCoupleHim disse:

Lulu, a tua percepção está corretíssima: maior a testosterona, maiores os ganhos.

Apenas duas observações:

1) testosterona a 70ng/dl é suprafisiológica, ou seja, tem muito potencial para crescimento. O que provavelmente ocorre é que os ganhos não são tão visíveis em razão do referencial; está comparando 70ng com 180ng e não 70ng com níveis fisiológicos;

2) a testosterona livre e a biodisponível são as determinantes para o ganho de massa. De repente, o teu SHBG está alto, e acaba sequestrando muita testosterona, não a deixando livre para atuar no ganho de massa. Por acaso poderia postar comparativo de testosterona total, livre, biodisponível e SHBG, nos moldes que fez acima?

Por fim, respeite o parecer médico. Se não está contente, procure uma segunda opinião de um profissional qualificado.

Aguardo o comparativo. Não esqueça de citar peu post para que eu saiba que respondeu.

 

Olá
1) Então, eu sempre faço biopedância e medidas com a nutricionista. Realmente, neste nível com a testosterona mais baixa, não houve ganho de massa muscular.
2) Eu não fiz estes outros exames para poder comparar....
Apesar de minha médica não recomendar ficar com níveis mais altos de testosterona, sei que tem médicos e estudiosos do assunto que tem outras opiniões. Inclusive já vi pesquisas americanas com opiniões a favor de não ter problema uma mulher ter testosterona mais alta, dependendo do nível. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante FitCoupleHim
13 minutos atrás, Lulu Carla disse:
Olá
1) Então, eu sempre faço biopedância e medidas com a nutricionista. Realmente, neste nível com a testosterona mais baixa, não houve ganho de massa muscular.
2) Eu não fiz estes outros exames para poder comparar....
Apesar de minha médica não recomendar ficar com níveis mais altos de testosterona, sei que tem médicos e estudiosos do assunto que tem outras opiniões. Inclusive já vi pesquisas americanas com opiniões a favor de não ter problema uma mulher ter testosterona mais alta, dependendo do nível. 

Veja, a menos que seja outro médico, ninguém aqui está em posição de "dar pitacos" em algo prescrito por um médico. Segunda feira (04/12/17) fui com minha esposa a um médico. Tudo o que ele falou foi contrario ao que eu tenho lido nos últimos tempos, no que toca às práticas hodiernas às mulheres. Este bendito médico queria utilizar métodos típicos para utilização de hormônios em homens. Consequência, perdi 200 reais e marquei outro médico para ouvir uma segunda opinião.

Já no contato com a secretária sentia diferença, pois perguntei se minha esposa tinha que parar de utilizar a testosterona 1% em pentravan que ela está usando. A secretária perguntou ao médico e me retornou dizendo que ele recomendou não parar, pois, desta forma, já aproveitaria para ver como minha esposa responde à testosterona. Este segundo médico iremos consultar em fevereiro.

Hoje 1% de testosterona em pentravan (equivalente a 5mg de testosterona absorvida) deixa minha esposa com 180ng/dl.

Importante dosar a testosterona livre, biodisponível e o SHBG, pois os hormônios femininos da tua modulação aumentam exponencialmente o SHBG. Quando minha esposa tomava Gracial (Desogestrel/Etinilestradiol) o SHBG dela era 200% acima do máximo da referência e a testosterona livre era 0,07ng/dl, ou seja, inexistente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 horas atrás, Lulu Carla disse:
Olá
1) Então, eu sempre faço biopedância e medidas com a nutricionista. Realmente, neste nível com a testosterona mais baixa, não houve ganho de massa muscular.
2) Eu não fiz estes outros exames para poder comparar....
Apesar de minha médica não recomendar ficar com níveis mais altos de testosterona, sei que tem médicos e estudiosos do assunto que tem outras opiniões. Inclusive já vi pesquisas americanas com opiniões a favor de não ter problema uma mulher ter testosterona mais alta, dependendo do nível. 

Você tem, ao menos, a taxa de sua testosterona livre ?

Mulheres com uma testosterona relativamente alta não gera grandes problemas, ao menos até 122mg/dl, segundo um estudo. Acima disso, pode gerar acne, queda de cabelo se houver histórico familiar, alteração do timbre de voz, crescimento de pelos e aumento de clitóris, sendo que estes colaterais são individualizados e há quem não os apresente.

6 horas atrás, FitCoupleHim disse:

Veja, a menos que seja outro médico, ninguém aqui está em posição de "dar pitacos" em algo prescrito por um médico. Segunda feira (04/12/17) fui com minha esposa a um médico. Tudo o que ele falou foi contrario ao que eu tenho lido nos últimos tempos, no que toca às práticas hodiernas às mulheres. Este bendito médico queria utilizar métodos típicos para utilização de hormônios em homens. Consequência, perdi 200 reais e marquei outro médico para ouvir uma segunda opinião.

Já no contato com a secretária sentia diferença, pois perguntei se minha esposa tinha que parar de utilizar a testosterona 1% em pentravan que ela está usando. A secretária perguntou ao médico e me retornou dizendo que ele recomendou não parar, pois, desta forma, já aproveitaria para ver como minha esposa responde à testosterona. Este segundo médico iremos consultar em fevereiro.

Hoje 1% de testosterona em pentravan (equivalente a 5mg de testosterona absorvida) deixa minha esposa com 180ng/dl.

Importante dosar a testosterona livre, biodisponível e o SHBG, pois os hormônios femininos da tua modulação aumentam exponencialmente o SHBG. Quando minha esposa tomava Gracial (Desogestrel/Etinilestradiol) o SHBG dela era 200% acima do máximo da referência e a testosterona livre era 0,07ng/dl, ou seja, inexistente.

 

@Emer.GT, veja este relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Foston disse:

Você tem, ao menos, a taxa de sua testosterona livre ?

Mulheres com uma testosterona relativamente alta não gera grandes problemas, ao menos até 122mg/dl, segundo um estudo. Acima disso, pode gerar acne, queda de cabelo se houver histórico familiar, alteração do timbre de voz, crescimento de pelos e aumento de clitóris, sendo que estes colaterais são individualizados e há quem não os apresente.

@Emer.GT, veja este relato.

Tenho sim. O resultado é 3,34 ng/dL. 

Acho que vou tentar deixar a minha testosterona neste nível que você disse: 122mg/dl. E ver se será bom para hipertrofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
17 minutos atrás, Lulu Carla disse:

Tenho sim. O resultado é 3,34 ng/dL. 

Acho que vou tentar deixar a minha testosterona neste nível que você disse: 122mg/dl. E ver se será bom para hipertrofia.

Sem querer discordar de sua médica, mas se você não apresentou colaterais com 2,5mg, não vejo motivo plausível para a redução dessa dose para menos da metade. As doses são muito individuais. Talvez esta seja a sua dose.

Os marcadores dos exames são elaborados com base na curva de Gauss. Formam, portanto, estatística, elaborada com base em pessoas "normais" e não em atletas. Por esse motivo esses marcadores não são a verdade absoluta. Não digo que seja o caso da sua, mas médico que somente toma por base esses marcadores, sem considerar os demais exames, a individualidade e objetivos da pessoa e, principalmente, a resposta clínica do indivíduo, está ultrapassado.

Editado por Foston
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Foston disse:

Sem querer discordar de sua médica, mas se você não apresentou colaterais com 2,5mg, não vejo motivo plausível para a redução dessa dose para menos da metade. As doses são muito individuais. Talvez esta seja a sua dose.

Os marcadores dos exames são elaborados com base na curva de Gauss. Formam, portanto, estatística, elaborada com base em pessoas "normais" e não em atletas. Por esse motivo esses marcadores não são a verdade absoluta. Não digo que seja o caso da sua, mas médico que somente toma por base esses marcadores, sem considerar os demais exames, a individualidade e objetivos da pessoa e, principalmente, a resposta clínica do indivíduo, está ultrapassado.

Usando crisina + testosterona em gel 0,25% em 1 ml (acho que é 2,5 mg de testosterona),  houve aumento de acne e aumento dos pelos na parte interna das coxas. Lembrando que fiquei cerca de 2 a 3 meses neste nível. E houve uma outra vez que também aumentou para este nível (acho que ficou também cerca de 2 meses assim e na época eu usava 0,5% de testosterona, mas não usava crisina).
Interessante a sua resposta sobre os marcadores dos exames. Bom saber disto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
26 minutos atrás, Lulu Carla disse:

Usando crisina + testosterona em gel 0,25% em 1 ml (acho que é 2,5 mg de testosterona),  houve aumento de acne e aumento dos pelos na parte interna das coxas. Lembrando que fiquei cerca de 2 a 3 meses neste nível. E houve uma outra vez que também aumentou para este nível (acho que ficou também cerca de 2 meses assim e na época eu usava 0,5% de testosterona, mas não usava crisina).
Interessante a sua resposta sobre os marcadores dos exames. Bom saber disto.

Colaterais, ou você diminui a dose - como foi o caso -, ou trata/convive com eles. Nada vem de graça. Esse boom de "musas" fitness que encontramos no Instagram todas convivem com esses colaterais: os pelos são retirados com laser, acne com sabonete de enxofre, espironolactona tópica ou mesmo roacutan em baixas doses. Convivem com alterações do timbre de voz e crescimento de clitóris, que ao meu ver é o menor dos colaterais.

Editado por Foston
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...