Postado 12 de agosto de 20159 anos Moderador COMPARAÇÃO ENTRE SÉRIES SIMPLES vs SÉRIES MÚLTIPLAS NA HIPERTROFIA MUSCULAR Esta meta-análise (J Strenght Cond Res 24(4): 1150-1159, 2010) comparou os efeitos de séries simples vs. séries múltiplas na hipertrofia muscular. Os estudos selecionados respeitavam os seguintes critérios: a) programa de exercícios de força com mínimo de 4 semanas; b ) o programa de treinamento deveria ter pelo menos um exercício para grandes grupos musculares; c) sujeitos maiores de 19 anos; d) comparar séries simples vs. múltiplas séries; e) sujeitos livres de lesões ortopédicas que pudessem comprometer a execução do exercício; f) todos os estudos deveriam ter medidas pré e pós treino que incluíssem área de secção transversal e espessura muscular; g) dados suficientes que pudessem calcular o efeito do tamanho; h) estudos publicados em revistas de língua inglesa. Os resultados mostraram que 2 a 3 séries por exercícios apresentaram um efeito do tamanho para hipertrofia maior do que 1 série. Continuando, 4 a 6 séries também mostraram um poder hipertrófico muito maior do que 1 série. Não houve diferença significativa entre 2 a 3 séries vs. 4 a 6 séries, porém, uma tendência de mais hipertrofia para 4 a 6 séries a partir do cálculo do efeito do tamanho. A conclusão do estudo mostrou que os níveis de hipertrofia muscular relatados pelo cálculo do efeito do tamanho mostrou um aumento de 40% para séries múltiplas quando comparados com séries simples. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20300012 http://journals.lww.com/nsca-jscr/Abstract/2010/04000/Single_vs__Multiple_Sets_of_Resistance_Exercise.36.aspx Só uma observação minha. Eu tenho notado realmente que 3 séries é pouco pra que eu atinja o estímulo necessário até a total fadiga muscular, principalmente nos exercícios compostos. Mas isso eu fui testando e observando com o tempo e vendo que aquilo pra mim era melhor e eu sentia que o treino rendia mais quando eu ia além das 3/4 séries que o povo costuma fazer chegando ás vezes a fazer 8 séries no agachamento, 6 no leg... Pelo menos agora tem um estudo pra comprovar que minha teoria é válida. Mas levem em consideração o condicionamento da pessoa pra fazer isto. Um iniciante pode ter boa resposta com apenas 3 séries e ser o suficiente pra ele e atletas mais avançados teriam um estímulo melhor com mais séries de exercícios compostos.
Postado 12 de agosto de 20159 anos Só não mencionou no estudo se existe uma queda de desempenho após 3 ou 4 exercícios feitos com 5 ou 6 series... que é diferente de fazer 1 exercicio de 5 a 6 series.
Postado 12 de agosto de 20159 anos Não li o estudo, só o post, mas eu vou considerar que o autor do estudo refere-se às quatro séries "do meio da bagaça".Explico: a partir de determinadas cargas nos exercícios básicos - agachamento, supino, terra, remada, rdl principalmente - duas, às vezes três séries precisam ser realizadas pra botar o caboclo no clima tenso, na região de stress de força propriamente dita. Segue um exemplo pra supino:1 x 25 x 70 kg; intervalo 1 minuto1 x 15 x 85 kg; intervalo 1 minuto1 x 12 x 100 kg; intervalo 2 minutos1 x 10 x 120 kg; intervalo 2 a 3 minuts;1 x 8 x 140 kg; intervalo 4 a 5 minutos1 x 6 x 150 kg. 10 a 12 minutos ocupando o banco, sem contar com o tempo pra procurar anilha, presilha, olhar-se no espelho, bater uma anilha na outra com força pra fazer barulho e ver se vão começar a olhar e, enfim, ver se o mulherio vai passar bem na hora em que uma das últimas séries estão sendo realizadas. Estou sendo irônico, antes que comecem a desconfiar. Um cabra que realiza em um treino duro seis repetições com 150 kg, precisaria, creio eu, de algumas séries que antecedam a esta carga. Se ele parte direto pra 12 repetições com 100 kg, a coisa costuma dar problemas.
Postado 13 de agosto de 20159 anos Foi isso que eu disse... vc fazer 1 exercício com 6 series tudo bem... normal.... agora dps de ter feito 6 series no supino reto, o cara fazer mais 6 series simples no inclinado, ou declinado e demais exercícios, é gastar energia a toa, acho mais válido acrescentar uma drop-set, bi-set, rest pause e outros métodos de intensidade, sendo que o mais importante em um treino é intensidade e não o volume dos treinos.
Postado 14 de agosto de 20159 anos Autor Moderador A queda no rendimento é normal pois no progresso do treino sua energia vai esgotando. Acho que a análise aí foi no primeiro exercício mesmo com a energia alta para poder avaliar a influência do número de séries no desgaste muscular.Avaliar isso nas séries sequentes nunca será a mesma coisa pois a energia diminuiu, várias fibras já estarão trituradas entao acaba que a comparação nao é válida pois tem o efeito do cansaço no meio.
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.