Pular para o conteúdo

Durateston e TPC com tribulus e tamoxifeno

Respostas em Destaque

Fala galera, to com 9 caixas de dura e estou pensando em usar o conteúdo de 1 caixa (250mg/mL) por semana no msm horário (toda segunda), porém tenho algumas dúvidas quanto a TPC e afins.

Me disseram que seria bom em pelo menos 2 semanas até a suspensão do uso da dura, que eu deveria tomar tamoxifeno junto ao tribulus terrestris e durante o ciclo eu tomaria silimarina (para proteger o fígado). Minhas dúvidas são: começo a TPC (após ciclo de 9 semanas) em 2 semanas mesmo? E quanto ao tamoxifeno e tribulus, são os melhores para ajudar a normalizar testosterona, etc? Por quanto tempo devo tomá-los?

PS: Vou fazer 20 anos ( mais de 1 ano na academia), não bebo, não fumo e estou evitando frituras.

Agradeço desde já.

• Respostas 2
  • Visualizações 3,9mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 8 anos depois...

@Quarry, você fez perguntas específicas e ficou sem resposta. Vou pelos seus três pontos, e existe um deles em que a orientação que te passaram está errada.

Começo pelo tribulus, porque é o ponto mais direto.

Tribulus terrestris não eleva testosterona em homens. Isso não é opinião, é o que a literatura mostra de forma consistente. Uma revisão sistemática de ensaios clínicos reuniu dez estudos e oito deles não encontraram alteração significativa no perfil androgênico. E existe uma explicação para a confusão, que é o fato de estudos em animais mostrarem aumento de testosterona, o que não se reproduziu em humanos. Foi desse achado em bicho que veio a fama do produto.

Ou seja, colocar tribulus na sua terapia pós ciclo não vai atrapalhar, mas também não vai fazer o trabalho que você espera dele. E o risco real é você atribuir a ele uma recuperação que na verdade dependeria de outra coisa, ou não perceber que o eixo não voltou porque acha que está tomando algo que ajuda.

Sobre o tamoxifeno, ele sim tem mecanismo. Ele bloqueia o receptor de estrogênio no hipotálamo e na hipófise, o que faz o cérebro entender que o estrogênio está baixo e voltar a liberar os hormônios que estimulam o testículo. É o pilar da pós ciclo, e não o tribulus.

Sobre o momento de começar, a orientação de duas semanas está no caminho certo, e vale entender por quê, porque isso te protege de errar em outros contextos.

O durateston não é um hormônio só, é uma combinação de quatro ésteres de testosterona com velocidades diferentes de liberação. O mais lento deles é o decanoato, e é ele que determina quando a pós ciclo começa. Enquanto ainda houver testosterona sendo liberada do depósito no músculo, iniciar o tamoxifeno é desperdício, porque o eixo continua suprimido pelo que ainda está circulando. Por isso se espera algo em torno de duas a três semanas após a última aplicação. A regra geral, que serve para qualquer composto, é essa. Quem manda no momento da pós ciclo é o éster mais lento que você usou.

Agora um ponto do seu protocolo que ninguém comentou e que eu ajustaria.

Você planeja aplicar uma vez por semana, sempre na segunda. Justamente por ser uma mistura de ésteres, o durateston tem uma fração de liberação rápida, o propionato, que se esgota em poucos dias. Com aplicação semanal única, você fica com um pico no começo da semana e uma queda no fim dela. Essa oscilação é o que costuma produzir variação de humor, de libido e de disposição ao longo da semana, e ainda favorece sintomas ligados ao estradiol na fase de pico. Dividir a mesma quantidade semanal em duas aplicações deixa o nível bem mais estável, sem mudar nada na dose total.

Sobre a silimarina, aqui tem um mal entendido de categoria. Proteção hepática faz sentido para orais dezessete alfa alquilados, como stanozolol ou dianabol, que passam pelo fígado modificados justamente para sobreviver a essa passagem. Durateston é injetável e não é dessa classe, então o fígado não é o órgão em risco no seu caso. Tomar silimarina não faz mal, mas está resolvendo um problema que o seu protocolo não tem.

O que o seu protocolo tem, e que eu monitoraria, é outra coisa. Perfil lipídico, porque o HDL cai. Hematócrito e hemoglobina, porque a testosterona aumenta a produção de glóbulos vermelhos e sangue mais viscoso traz risco próprio. Pressão arterial, medida em casa. E, no fim de tudo, testosterona total, LH e FSH algumas semanas depois da pós ciclo, que é o único jeito de saber se o eixo realmente voltou. Sem essa última dosagem, a pós ciclo vira um ritual que você cumpre sem saber se funcionou.

Por fim, o ponto que eu não deixaria passar. Você tem dezenove anos, vai fazer vinte, e pouco mais de um ano de treino.

Isso importa por dois motivos concretos. O primeiro é que o eixo hormonal nessa idade ainda está na fase de maior produção natural da vida, e a supressão sobre um sistema que ainda não se estabilizou tende a demorar mais para reverter. Os relatos de eixo que não recupera se concentram justamente em quem começou muito cedo. O segundo é que com um ano de treino você ainda está na faixa em que o ganho natural é o mais rápido que vai ser, e usar agora significa gastar uma carta que renderia muito mais depois, além de nunca vir a saber onde estava o seu limite sem nada.

Você mencionou que não bebe, não fuma e está cortando fritura. Isso mostra que você está levando a sério a parte de cuidado, e é exatamente por isso que faz sentido dizer que a decisão mais coerente com esse cuidado é adiar. As nove caixas continuam existindo no ano que vem.

Vale registrar também que, desde abril de dois mil e vinte e três, a Resolução do Conselho Federal de Medicina número dois mil trezentos e trinta e três veda a prescrição de anabolizantes com finalidade estética, de ganho de massa muscular ou de desempenho esportivo. Ou seja, não existe caminho legal de acompanhamento médico para esse uso, e quem se oferecer para fazê lo está fora da norma.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.