Pular para o conteúdo

Tenho apenas um rim, ele funciona plenamente, ciclo de durateston o prejudicaria demais?

Respostas em Destaque

Boa noite! Sou novo no fórum e pesquisando não achei ninguém que tenha feito essa pergunta.. 

A durateston afeta muito os rins? Eu nasci com um rim que não se desenvolveu, então ele teve que ser tirado.. porém o outro cresceu mais que o normal e trabalha por dois.

Não pretendo ciclar agora, pois tenho apenas 7 meses de treino e estou colhendo bons frutos seguindo a dieta na risca e batendo os macros, mas acho importante me informar. Desde já agradeço. 

Editado em por enzolovato

• Respostas 3
  • Visualizações 624
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• A resposta é não. Testosterona é um hormônio que você tem no corpo. Contudo, procure um médico, caso decida usá-la. Esqueça esteroides por um bom tempo (04-05 anos) e cogite até mesmo

• Muito obrigado por tirar minhas dúvidas. Uma boa semana :)

• Moderador
Em 06/01/2023 em 21:27, enzolovato disse:

A durateston afeta muito os rins?

A resposta é não.

Testosterona é um hormônio que você tem no corpo.

Contudo, procure um médico, caso decida usá-la.

Em 06/01/2023 em 21:27, enzolovato disse:

apenas 7 meses de treino

Esqueça esteroides por um bom tempo (04-05 anos) e cogite até mesmo em não usá-los.

Eu, por exemplo, faço TRT. Uso unicamente testosterona pra obter níveis fisiológicos - semelhantes aos seus, por exemplo -, e estou muito bem, sem a necessidade de doses maiores do que as de um natural com produção em níveis ótimos.

• 3 anos depois...

A sua pergunta é boa e chegou na ordem certa: você perguntou antes, e não depois. Isso é mais raro por aqui do que deveria.

O Foston te deu a resposta principal e ela está correta no essencial. Testosterona não é tóxica para o rim, ela não ataca o tecido renal como um remédio nefrotóxico faria. Só que, no seu caso específico, a resposta completa tem mais duas camadas, e elas mudam o que você precisa vigiar.

Quem tem um rim só não tem meio rim de função, tem quase toda ela, porque o rim que ficou cresce e assume o trabalho. O detalhe é como ele assume: filtrando com pressão maior dentro de cada unidade filtrante. É um mecanismo de compensação que funciona bem por décadas, mas ele deixa esse rim mais sensível a qualquer coisa que aumente a pressão do sistema. E é justamente aí que testosterona em dose de ciclo entra, por três caminhos indiretos. Ela retém sódio e água, ela costuma subir a pressão arterial, e ela aumenta o hematócrito, ou seja, engrossa o sangue. Nenhuma dessas três coisas machuca o rim numa semana. As três juntas, mantidas por anos, são exatamente o roteiro clássico de perda lenta de função renal, e num rim solitário isso importa mais do que em quem tem dois.

Ou seja, a resposta honesta não é sim nem não, é assim: o risco não é a testosterona em si, é a pressão. Se um dia você usar, com médico junto, o que vai definir se foi seguro é a sua pressão arterial e o seu hematócrito, e não a substância no papel.

Agora vem a parte mais prática, e é o motivo principal de eu ter escrito, porque quase ninguém sabe disso e ela vale para você desde já, mesmo sem ciclar.

Creatinina não serve para avaliar o seu rim. Creatinina no sangue vem do músculo, então quanto mais massa muscular, mais alta ela fica, mesmo com rim perfeito. Se você suplementa creatina e come muita carne, sobe mais ainda. O resultado é que gente que treina sério vive tomando susto com creatinina no limite superior e sendo tratada como se tivesse problema renal, sem ter nada. E o contrário também acontece. Existe um exame que não sofre essa influência, chamado cistatina C, e ele é o marcador certo para quem tem bastante músculo. Peça esse junto, e mais o exame de urina com relação albumina creatinina, que é o sinal mais precoce de que um rim está sofrendo, bem antes de qualquer outro alterar. Com um rim só, eu faria esses dois uma vez por ano pelo resto da vida, ciclando ou não, e teria um nefrologista de referência.

E, já que estamos nisso, existem coisas no ambiente da academia que ameaçam o seu rim muito mais do que durateston, e ninguém fala delas. A primeira são os anti inflamatórios. Diclofenaco, ibuprofeno, nimesulida e companhia são tomados como bala em academia, para dor de treino, e eles reduzem o fluxo de sangue dentro do rim. Para quem tem dois, é um risco pequeno e ocasional. Para quem tem um só, é a categoria de remédio a evitar por hábito, e a usar só com orientação médica. A segunda é desidratação, principalmente combinada com treino pesado no calor, termogênico e pouca água. E a terceira é o pessoal que toma diurético para secar, que no seu caso eu tiraria da lista para sempre.

Sobre creatina, que provavelmente vai ser a sua próxima dúvida: em quem tem função renal normal, ela é segura, e isso está bem estudado. Com um rim só, eu ainda assim mencionaria ao nefrologista antes, e lembraria que ela sobe a creatinina do exame sem que isso signifique problema. Por isso, se for usar, avise o laboratório e prefira o exame de cistatina.

E sobre o seu plano, eu reforço o que o Foston disse. Sete meses de treino com dieta na risca e resultados aparecendo é justamente a fase em que o corpo mais responde sozinho. Ciclar agora seria gastar munição na hora em que ela nem é necessária. Você tem anos de crescimento natural pela frente, e vai chegar num ponto muito melhor sem pressa. E, no seu caso, ganhar esses anos com pressão normal e rim vigiado vale mais do que qualquer atalho.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.