Ir para conteúdo

Posso fazer natação antes da musculação?

Featured Replies

Postado

:P Olá pessoal..gostaria de saber se tem algum problema em fazer natação antes da musculação.Só posso frequentar a academia três vezes por semana,seg,qua,e sex.Começo com a natação e vou direto pra musculação,meu treino é pra hipertrofia do membro inferior e definição do membro superior.O que acham ?

Valeu..

• Respostas 9
  • Visualizações 1,6k
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Most Popular Posts

• bem taty eu n tenho base cientifica para te responder( eu n saio te dizendo o q fazer conselho sem ter certeza absoluta das coisas) eu ACHO que nao há problema nao nataçao seria seu aerobico, mas

• Valeu mesmo ter me respondido...

• se vc ker hipertrofia nos membros inferiores faz musculaçao antes, pq vc vai estar mais disposta e poderá pegar bem pesado depois faz a nataçao assim vc vai queimar mais calorias e atingir a defin

Postado

bem taty

eu n tenho base cientifica para te responder( eu n saio te dizendo o q fazer conselho sem ter certeza absoluta das coisas)

eu ACHO que nao há problema nao

nataçao seria seu aerobico, mas acho q se desse pra nadar depois de malhar seria melhor, ate pra vc relaxar ...

Postado
:P Olá pessoal..gostaria de saber se tem algum problema em fazer natação antes da musculação.Só posso frequentar a academia três vezes por semana,seg,qua,e sex.Começo com a natação e vou direto pra musculação,meu treino é pra hipertrofia do membro inferior e definição do membro superior.O que acham ?

Valeu..

Tô com o kilega!

Postado

se vc ker hipertrofia nos membros inferiores

faz musculaçao antes, pq vc vai estar mais disposta e poderá pegar bem pesado

depois faz a nataçao

assim vc vai queimar mais calorias

e atingir a definiçao que vc deseja mais facilmente

• 16 anos depois...
  • 7 anos depois...
Postado

A resposta que o pessoal te deu está certa: com o objetivo que você descreveu, o peso vem primeiro e a natação depois. A regra geral é simples e vale para qualquer combinação. O que mais importa para você é o que deve receber o corpo descansado.

Só que tem um detalhe específico da natação que ninguém mencionou e que reforça isso. Nadar cansa muito ombro, dorsal e antebraço, mais até do que perna. Então nadar antes não atrapalha só a energia, atrapalha justamente o treino de braço e costas, e ainda coloca o ombro para trabalhar já fatigado no supino e no desenvolvimento, que é onde ele costuma reclamar.

Se o horário te obrigar a nadar antes em algum dia, não é tragédia. Basta encurtar e ir leve, tratando aquilo como aquecimento e não como treino. Vinte minutos tranquilos não vão prejudicar o que vem depois.

Agora eu quero comentar outra coisa, porque acho que ela é mais importante do que a ordem dos exercícios.

Você escreveu que seu treino é hipertrofia para as pernas e definição para a parte de cima. Essa divisão é muito comum e infelizmente ela não existe. Não dá para escolher de onde o corpo tira gordura. Ele tira do corpo inteiro, na ordem que a genética de cada uma determina, e nenhum exercício queima a gordura da região que está sendo trabalhada. Ou seja, treinar braço com peso leve e muitas repetições não deixa o braço mais definido. Isso só treina o braço com pouco estímulo.

Definição é resultado de duas coisas que acontecem em lugares diferentes: menos gordura, que vem da alimentação, e mais músculo por baixo, que vem do treino de força. Então o caminho para a parte de cima que você quer é o mesmo caminho da perna: pegar carga, ficar mais forte ao longo dos meses, e cuidar da comida. Muitas mulheres treinam braço e costas com medo de ficarem grandes e acabam sem o contorno que estavam justamente procurando, porque contorno é músculo.

E com três dias na semana você tem uma boa notícia: três treinos de corpo inteiro, ou uma alternância entre parte de cima e parte de baixo, rendem mais do que dividir em pedacinhos. Cada grupo acaba sendo treinado com mais frequência, que é o que funciona melhor para quem tem poucos dias disponíveis.

Uma última observação, sem tirar o mérito da piscina, que é ótima. Natação queima menos calorias do que parece para quem ainda não tem uma técnica muito boa, porque grande parte do esforço vira gasto de energia lutando contra a água em vez de deslocamento. E existe um efeito curioso e bem documentado: água fria costuma abrir o apetite depois. Muita gente nada e come mais no resto do dia sem perceber. Isso não é motivo para deixar de nadar, é motivo para não contar com a natação como sua principal ferramenta de definição.

Crie uma conta ou entre para comentar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.