Pular para o conteúdo

Tomar um pouco de café antes do treino não vai cortar a creatina?

Respostas em Destaque

Já tá mais que comprovado, com embasamento científicos e provas na prática, que uma chícara de café até 20 minutos antes do treino pode ampliar em até 30% o rendimento do atleta.

Minha dúvida é que dizem por ae que cafeína corta o efeito da creatina, isso é verdade ou é ladainha? Tomar um pouco de café antes do treino não vai cortar a creatina?

ACHO QUE DEVERIA TER POSTADO ISSO NO FORUM DE NUTRIÇAO, SE ALGUM MODERADOR PUDER MOVER PARA LÁ EU AGRADEÇO!

• Respostas 6
  • Visualizações 1,8mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Dizem que corta sim, mas uma xícara de café não vai cortar o efeito da creatina porque a quantidade de cafeína é pequena. Se eu falei merda alguém me corrige ai

• Marquinhus_Maromba
    Marquinhus_Maromba

Pelo meu minimo conhecimento, não é bom tomar: Café, Chocolate, e Cerveja enquanto é usada a creatina... as 2 primeiras por possuir cafeina e a terceira substancia por ser geralmente diurética

• Cara a cafeína se ingerida em escesso "diminui" o efeito da creatina e não corta por completo!!!Então pra não perder dinheiro, não tome muito café com a creatina!!!!!falow!!!

Já tá mais que comprovado, com embasamento científicos e provas na prática, que uma chícara de café até 20 minutos antes do treino pode ampliar em até 30% o rendimento do atleta.

Minha dúvida é que dizem por ae que cafeína corta o efeito da creatina, isso é verdade ou é ladainha? Tomar um pouco de café antes do treino não vai cortar a creatina?

ACHO QUE DEVERIA TER POSTADO ISSO NO FORUM DE NUTRIÇAO, SE ALGUM MODERADOR PUDER MOVER PARA LÁ EU AGRADEÇO!

Cara a cafeína se ingerida em escesso "diminui" o efeito da creatina e não corta por completo!!!Então pra não perder dinheiro, não tome muito café com a creatina!!!!!falow!!!

• 14 anos depois...
  • 6 anos depois...

Essa história tem origem conhecida, e conhecer a origem já resolve boa parte da dúvida.

Ela vem de um estudo dos anos noventa que juntou creatina com uma dose alta de cafeína, algo em torno de cinco miligramas por quilo, o que dá umas quatro xícaras de café para uma pessoa de oitenta quilos, tomadas todos os dias durante o período de saturação. Nesse trabalho, o grupo que usou os dois juntos não teve o ganho de desempenho que o grupo só de creatina teve.

Mas tem um detalhe nesse estudo que quase nunca é contado, e ele é o mais importante: o músculo dessas pessoas carregou creatina normalmente. A quantidade estocada foi a mesma. Ou seja, a cafeína não impediu a creatina de ser absorvida nem de entrar no músculo. O que se levantou foi uma possível interferência na hora da contração, porque as duas parecem puxar o relaxamento muscular para lados opostos.

E, desde então, outros estudos foram feitos e a maioria não encontrou essa interferência. Muita gente que pesquisa o assunto hoje usa as duas coisas juntas em pré-treino sem problema nenhum. Então a resposta honesta é: não está estabelecido que corta, e se existir algum efeito, ele é pequeno e depende de dose alta e uso contínuo.

Na prática, a preocupação se dissolve por outro caminho, que ninguém mencionou aqui. A creatina não age na hora em que você toma. Ela funciona por saturação, enchendo o estoque do músculo ao longo de semanas de uso diário. Por isso o horário não faz diferença nenhuma, inclusive nos dias em que você não treina. Se a coincidência com o café te incomoda, basta tomar a creatina em outro momento do dia e pronto, sem perder nada.

Duas correções nas outras informações do tópico.

O café não precisa ser cortado, e chocolate muito menos. A quantidade de cafeína numa barra de chocolate é pequena perto de uma xícara de café. A cerveja também não corta creatina por ser diurética. O problema do álcool com treino é outro, atrapalha recuperação, sono e desempenho no dia seguinte, e isso vale com ou sem creatina.

E aquele número de trinta por cento de rendimento com uma xícara de café está bem exagerado. A cafeína funciona mesmo, é dos poucos suplementos com efeito bem demonstrado, mas a melhora fica na casa de poucos por cento em força e em resistência. É o suficiente para valer a pena e não é o suficiente para transformar ninguém.

Aliás, se o objetivo é o efeito da cafeína no treino, uma xícara pequena provavelmente é pouco. A faixa que costuma render fica entre três e seis miligramas por quilo, o que para a maioria das pessoas significa duas ou três xícaras, tomadas uns quarenta e cinco a sessenta minutos antes, não vinte. Só vale lembrar que quem toma café o dia inteiro perde parte do efeito por costume, e que dose alta perto da noite estraga o sono, que é justamente onde a recuperação acontece.

Então: pode tomar café e pode tomar creatina. Toma o café antes de treinar e a creatina na hora que você lembrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.