Pular para o conteúdo

Com 15 anos de 54kg para 70kg

Respostas em Destaque

Opa eai

Tenho apenas 15 anos e até agora tive uma boa evolução, mas não estou muto feliz, sou ectomorfo e tenho pectus escavatum(buraco no peito), acaba q isso afeta no shape e na estética, e como o "buraco" não tem musculo, acaba que eu não posso desenvolver ele. Então devido isso, a musculação me permite apenas "maquiar" ele, e isso que me motiva ir para a academia. Estou planejando fazer a cirurgia com 18 anos.

Atualmente tenho 15 anos e vai fazer quase 1 ano que vou para a academia, ganhei 16kg durante esse periodo, não tenho uma dieta, mas evito comer besteira. Está aqui as fotos da minha evolução, se alguem poder me dar alguma dica de treino,dieta e suplementos ficarei feliz em ler:

70kg                                                                8%bf

IMG-20191108-WA0016-1~2.jpg

Screenshot_2020-02-01-21-49-53-1.png

20200201_114023-1.jpg

• 6 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 3,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Ganhar 16 kg em quase um ano aos 15 anos, treinando e sem dieta montada, mostra que a resposta ao treino está muito boa. Essa fase, com o pico de crescimento acontecendo, é justamente a janela em que o corpo mais responde, então o que você fizer agora rende mais do que vai render depois.

Sobre o pectus escavatum, vale corrigir uma coisa, porque ela muda seu planejamento. Não é que aquela região "não tem músculo". O peitoral está lá, inteiro, o que está afundado é o esterno e as cartilagens costais, e o músculo acompanha o formato do osso. Por isso a hipertrofia realmente disfarça bastante, principalmente peitoral, serrátil e dorsal, que mudam o contorno da caixa. O que ela não faz é levantar o esterno. Quem resolve isso é a cirurgia, e a técnica mais usada hoje é a de Nuss, minimamente invasiva, com barra metálica. A avaliação costuma incluir tomografia com o índice de Haller e teste de função pulmonar, porque em parte dos casos existe repercussão respiratória ou cardíaca além da estética. Se você já pensa em operar aos 18, vale conversar com um cirurgião torácico antes disso, mesmo que seja só para acompanhar, porque o momento ideal e o resultado dependem de quanto o tórax ainda vai crescer. E existe também a opção conservadora, com fisioterapia respiratória e trabalho postural, que ajuda mais em casos leves.

No treino, com esse quadro eu daria prioridade a exercícios de amplitude para peitoral e a trabalho de costas e postura, porque quem tem pectus costuma somar ombro protraído e tórax fechado, o que piora visualmente o afundamento. Supino inclinado com halteres, crucifixo com boa abertura, crossover, pullover e remadas com escápula bem retraída são a base. Não esquece o exercício para lombar e para o meio das costas. Respiração ampla e trabalho de mobilidade torácica também ajudam, não por mágica, mas porque melhoram postura e expansão da caixa.

Na dieta, o passo que mais vai render é justamente o que você ainda não tem, que é estrutura. Não precisa complicar. Coma quatro a seis vezes por dia, tenha uma fonte de proteína em todas as refeições, algo em torno de 1,6 a 2 g por quilo de peso por dia, e não tenha medo de carboidrato, que nesse momento é aliado. Se você quer continuar ganhando, o teste é simples, se o peso não sobe em duas semanas, acrescenta comida.

Suplemento, com 15 anos, a lista curta é whey se for prático para fechar proteína, e só. Creatina tem excelente perfil de segurança em adultos e estuda-se em adolescentes atletas com resultados tranquilos, mas o consenso em menores ainda é cauteloso e você simplesmente não precisa dela agora para continuar evoluindo. Hormônio, pró-hormonal ou qualquer coisa nessa linha está fora de questão nessa idade, porque as cartilagens de crescimento ainda estão abertas e o risco é de comprometer altura final e o próprio eixo hormonal de forma duradoura.

@Luther, com essa resposta ao treino e essa idade, o caminho é comida, sono e consistência. Mais três ou quatro anos assim e o resultado vai ser bem maior do que qualquer atalho entregaria.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.