Pular para o conteúdo

Ombro doendo direto

Respostas em Destaque

Salve pessoal, sou novo por aqui.
Tenho treinado um misto de musculação e calistenia a pouco mais de um ano.
De umas 3 semanas pra cá tenho sentido muita dor no ombro direito, mas uma dor diferente da pós-treino, parece mais uma dor de articulação mesmo. Temo que meu tempo de recuperação não esteja sendo suficiente, ou meu treino estaria excessivo. Se alguém puder opinar, agradeço muito.
Meu treino (AB) Levo os exercícios compostos até bem próximo da falha e os isolados até a falha. Idade 47, peso 82k.
Segunda A - Terça B - Quinta A - Sexta B

Treino A:
- Supino Reto com halteres 5x10
- Supino Inclinado com halteres 5x10
- Crucifixo no cross 5x10
- Flexão Solo 4x8
- Desenvolvimento máquina 4x10
- Elevação lateral 4x10
- Pulley Tríceps no cabo 4x12
- Extensão de Tríceps no cabo 4x12
- Tríceps Testa 5x10
- Elevação de pernas nas paralelas 4x12

Treino B:
- Barra fixa 4x8
- Puxada vertical no cabo 5x10
- Remada horizontal no cabo 5x10
- Rosca direta barra 5x10
- Rosca martelo 5x10
- Rosca Scott 5x10
- Agachamento com barra 4x10
- Afundo com halteres 4x10

• Respostas 4
  • Visualizações 667
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Difícil avaliar meu brother... A dor é somente após os exercícios ou durante o dia dependendo dos movimentos, alias qd vc faz movimentos subindo o braço com amplitude acima da linha do ombro sente inc

• Obrigado velho! A dor está meio que piorando de uns dias pra cá. Levantar o braço frontal até vai, mas na lateral tá realmente complicado. Vou seguir suas dicas, valeu!

• Moderador

Difícil avaliar meu brother... A dor é somente após os exercícios ou durante o dia dependendo dos movimentos, alias qd vc faz movimentos subindo o braço com amplitude acima da linha do ombro sente incomodo, seja lateral ou frontal ?

Dor no ombro que costuma ter ao praticar movimentos repetitivos e de força, pode ser desde um pequeno trauma até tendo ai uma bursite ou tendinite.

De um tempo de descanso dos exercícios e tome um anti inflamatório... faça compressa e use uma pomada pra ajudar... diclofenaco

Se a dor persistir, consulte um médico...

• 4 meses depois...
  • 4 anos depois...

@Edmundo Veg você mesmo desconfiou da causa certa quando escreveu que o tempo de recuperação pode não estar sendo suficiente. Olhando o teu treino A, dá para apontar isso com bastante precisão.

Conte quantos exercícios ali carregam o ombro. Supino reto, supino inclinado, crucifixo, flexão de solo, desenvolvimento e elevação lateral. São seis movimentos que passam pela articulação do ombro, somando por volta de 26 séries, todos levados à falha ou perto dela, e isso duas vezes por semana. Some as costas do treino B e o ombro está trabalhando praticamente em todas as sessões. Para alguém com pouco mais de um ano de treino e 47 anos, isso é volume alto demais para a estrutura que ainda está se adaptando.

E tem um detalhe clínico no que você relatou depois que vale ouvir com atenção. Você disse que levantar o braço pela frente ainda vai, mas pela lateral está complicado. Dor que aparece especificamente na elevação lateral, principalmente naquela faixa intermediária do movimento, é o padrão descrito como arco doloroso e costuma apontar para a região subacromial, ou seja, tendão do supraespinal e bursa. Não estou fechando diagnóstico pela internet, mas o quadro é bem característico e ele importa porque muda a conduta.

Aos 47 anos, esse é o tipo de coisa que não convém deixar rolando. Depois dos 40 é comum já existir algum grau de desgaste degenerativo no manguito rotador, e o supraespinal tem irrigação sanguínea pobre justamente na região que mais sofre, o que faz a recuperação ser lenta. Três semanas piorando, com limitação de movimento, já passou do ponto de esperar para ver. Vale procurar um ortopedista de ombro ou um fisioterapeuta agora. Se houver dor à noite que atrapalhe o sono, ou fraqueza real e não só dor ao levantar o braço, aí é motivo para investigar com imagem, porque pode haver lesão parcial.

Sobre a orientação do @Batata..., a direção está certa e eu faria dois ajustes. O primeiro é que repouso total não é o melhor tratamento para tendão. Tendinopatia responde a carga controlada, não a imobilidade. O que se faz é retirar o que dói e manter o que não dói, com progressão. Parar tudo por semanas costuma deixar o ombro mais fraco e o problema volta assim que você retorna.

O segundo é sobre o anti inflamatório. Pomada de diclofenaco no local é razoável. Já anti inflamatório por via oral aos 47 anos merece parcimônia, por conta de estômago, rim e pressão, e nunca por semanas seguidas por conta própria. Ele alivia o sintoma e mascara o aviso, o que faz muita gente voltar a treinar pesado cedo demais e piorar a lesão.

Enquanto você não é avaliado, o que eu faria no treino. Tire o desenvolvimento e a elevação lateral por enquanto, que são justamente os movimentos de elevação acima da linha do ombro. Reduza os supinos para dois movimentos no total em vez de quatro, e trabalhe com pegada neutra, com halteres, sem descer demais e sem levar à falha. Tire o crucifixo, que é o que mais estressa a parte da frente do ombro em amplitude aberta.

E acrescente o que quase sempre está faltando nesses casos: trabalho de rotadores externos e de escápula. Rotação externa com elástico, remada com foco na retração, face pull e trabalho de trapézio inferior. A maioria dos ombros que doem em quem treina tem uma desproporção grande entre volume de empurrar e volume de puxar, e rotador externo fraco. Corrigir isso muda o quadro mais do que qualquer pomada.

Uma observação sobre a filosofia do treino. Levar composto a quase falha e isolado à falha em toda sessão, com 5x10 em vários exercícios, cobra recuperação de tendão e articulação, que se adaptam bem mais devagar que o músculo. Aos 47 anos essa defasagem é maior ainda. Dá para progredir muito guardando uma ou duas repetições de reserva na maioria das séries e reservando a falha para poucos momentos. Se quiser reorganizar a divisão com volume mais equilibrado entre empurrar e puxar, dá para usar isso aqui https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/treino/

E uma última coisa que ajuda mais do que parece: sono e tempo entre sessões. Você treina segunda, terça, quinta e sexta, o que é uma boa distribuição. O problema não é a frequência, é o quanto se acumula dentro de cada sessão.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.