Pular para o conteúdo

Registro de evolução

Respostas em Destaque

• Respostas 12
  • Visualizações 2,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Atualização  Fiquei duas semanas sem treinar superiores por causa do meu ombro.   Hoje acabei por esquecer de fazer a bioimpedância, mas farei amanhã em jejum. Finalmente estou ganhan

• Inferiores melhorando bem, muito bom... 

• Atualizaçao: Peso inicial 61.9kg - atual 63.7kg BF inicial 13.9% - atual -13.0% MM inicial 40.08% - atual 41.8% Dados levantados usando a balança de bioimpedância Omron HB

Imagens Postadas

• Autor
Em 31/03/2023 em 07:26, MARIA HELENA disse:

vc pode postar a sua dieta cetogenica, pra eu ver, por favor?

Bom dia. 
não há algo específico. Na verdade já tenho minha rotina.

Café da manhã: creme de leite ou nata fresta com café + ovos com bacon ou salame e queijo;

Almoço: carne + verduras e hortaliças (abobrinha, vagem, beringela, couve, alface, e por aí vai.; por vezes faço, por exemplo, um estrogonofe;

jantar: repito o almoço ou o café da manhã. As vezes como uma salada apenas … folhas, palmito, pepino, tomate, cebola… gosto muito de salada de couve e couve refogada. 

Quando como estrogonofe, peso um pouco de batata palha, dentro daquilo que posso ingerir de carbos. 

Se tenho vontade comer doces, tiro um quadradinho de chocolate 85% (cacau show ou outro qualquer quando encontro mas barato rsrsrs); também faço em casa cheesecake cetogênico. Já fiz banoffe também, com doce de leite feito em casa.

Tudo sempre dentro do limite de carbos.

Para beliscar ao lindo do dia: queijo (gordo), salame, castanha do Pará ou amêndoas, pepino com sal (amo)… essas coisas.

Pré treino: BHB.

Para bater macros, tomo azeite de oliva extravirgem, de acordo com a quantidade de calorias faltante. Cerca de 40-50ml/dia divididos ao longo do dia.

2g de proteína por kg de peso, máximo 30g de carbos líquidos ou 50g de carbos brutos (dificilmente chego a isso) e o resto completo com gorduras.

Nada demais. 

Ah, não esqueça de mencionar a mim ou citar minha resposta, pois, se não o fizer, não sou notificado da tua resposta.

• 3 anos depois...

@Daviddscosta, há uma conexão entre dois pontos do seu tópico que passou batida e que provavelmente explica a divergência que o @Admirador do Bruce Lee levantou.

Ele estimou seu percentual de gordura em torno de 10 por cento no olho, e a balança marcava 13. Você respondeu que só o DEXA diria com exatidão. Acontece que existe um motivo específico para a bioimpedância superestimar a gordura em quem faz dieta cetogênica, e ele é físico, não estatístico.

A bioimpedância não mede gordura. Ela aplica uma corrente elétrica e mede a resistência que o corpo oferece, e a partir dessa resistência estima a água corporal total. Da água estima a massa magra, e da massa magra deduz a gordura por subtração. Tudo isso depende de uma premissa: que a massa magra tem uma proporção de água razoavelmente constante. Em dieta cetogênica essa premissa cai. Cada grama de glicogênio muscular armazena aproximadamente três gramas de água junto, e a restrição de carboidrato esvazia esses estoques. Com menos água no compartimento magro, a resistência medida sobe, o aparelho estima menos massa magra do que existe, e a diferença aparece atribuída a gordura. O resultado é um número inflado, exatamente na direção da discrepância que apareceu aqui.

Isso não invalida o seu uso do aparelho, mas muda a interpretação. Como registro de tendência ao longo do tempo, ele funciona, desde que as condições de medição sejam idênticas: mesmo horário, em jejum, bexiga vazia, sem ter treinado nas doze horas anteriores, sem álcool no dia anterior e com hidratação habitual. Uma medida feita depois de treinar, ou num dia em que você comeu mais carboidrato que o normal, não é comparável com a anterior. E o valor absoluto merece ser lido como faixa, não como número: contra DEXA, aparelhos domésticos costumam errar vários pontos percentuais para mais ou para menos, e balanças que fazem contato apenas com os pés estimam a metade inferior do corpo e extrapolam o resto.

Para o seu propósito declarado, que é acompanhar evolução, o conjunto mais barato e mais informativo é combinar três coisas: peso pela média semanal, circunferência de cintura medida em jejum sempre no mesmo ponto, e a carga levantada nos principais exercícios. Se cintura estável ou caindo, carga subindo e peso subindo devagar, a composição está indo para o lado certo, independentemente do que a balança de bioimpedância informe.

Sobre a cetogênica em si, já que ela apareceu no tópico, dois pontos técnicos que valem para o seu objetivo. O primeiro é que a restrição de carboidrato limita o desempenho justamente nas séries de seis a quinze repetições, que são a faixa mais usada para hipertrofia, porque nesse esforço a via glicolítica é a predominante e ela depende de glicogênio. Força máxima em poucas repetições costuma se manter, mas o volume total de trabalho que você consegue produzir na sessão tende a cair, e volume é um dos principais determinantes de hipertrofia. O segundo é que os estudos que compararam dietas cetogênicas com dietas com carboidrato em pessoas treinadas geralmente mostram manutenção de força com ganho de massa magra inferior, quando as calorias e a proteína são equiparadas.

Isso importa porque, com 1,74 e 61,9 quilos, o seu índice de massa corporal está em torno de 20, ou seja, você é bastante magro e o objetivo que aparece no registro é ganhar. Cetogênica é uma dieta muito eficiente para controle de apetite, o que é ótimo para quem precisa perder e trabalha contra quem precisa ganhar, porque comer em superávit fica genuinamente difícil. Se o ganho de massa for a prioridade dos próximos meses, reintroduzir carboidrato ao redor do treino é o ajuste com maior retorno, e ele também vai tornar as suas medidas de bioimpedância mais estáveis, pelo mesmo motivo de água intramuscular descrito acima.

Registro, por fim, que o hábito de manter o log com data, peso e medidas é o que falta em quase todos os relatos por aqui. É ele que permite ver tendência em vez de reagir a oscilação, e é a parte mais difícil de manter.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.