Pular para o conteúdo

Espuma da albumina: posso bebê-la?

Respostas em Destaque

• Respostas 7
  • Visualizações 2,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Dah uma procurada ae no foum a um tempo atras eu acho que vi uma pergunta igual.

• Amigo se vc for sugar so a espuma de boa, eh um rabo beber uiaheouiahe abre o bocao e puxa mta coisa pra dentro, dai entra td junto e nem fica gosto da espuma

• Frost, eu quero saber se é OBRIGADO a beber a espuma, ou se pode jogar fora tirando com uma culherzinha... pq ela oculpa 1/3 do copo e se tirar dá impressao de que tem pouca abulmina no copo... então

• Autor

Frost, eu quero saber se é OBRIGADO a beber a espuma, ou se pode jogar fora tirando com uma culherzinha... pq ela oculpa 1/3 do copo e se tirar dá impressao de que tem pouca abulmina no copo... então ..É OBRIGADO A TOMAR, ou se jogar fora a espuma não da nada? Perde proteina na espuma?

(nos topicos q vc mostrou so mostra como EVITAR a espuma.. mas como aqui é INVEVITAVEL seguem as perguntas acima)

• 15 anos depois...
  • 6 anos depois...

A pergunta que o Thiago fez tem uma resposta bem específica, e ninguém chegou a dar: sim, a espuma é proteína. Literalmente.

A albumina é a mesma proteína da clara do ovo, e é exatamente ela que faz a clara virar suspiro quando você bate. O que acontece no copo é o mesmo fenômeno: a proteína se abre e se organiza em volta das bolhas de ar, e é isso que segura a espuma de pé. Ou seja, aquela camada não é sujeira nem sobra do processo, é a proteína envolvendo ar.

Então, jogar fora com a colher significa jogar fora proteína. Só que aqui vem a parte que resolve a angústia do copo: espuma é quase toda ar. Ela pode ocupar um terço do copo e conter uma fração bem pequena da proteína que você colocou ali. Não é um terço da dose. Quem descarta perde alguma coisa, mas pouca coisa.

E, sobre bater estragar a proteína, que é a dúvida seguinte de quem lê isso: não estraga. Aquilo é desnaturação, e desnaturar não é degradar. A proteína só muda de formato, o valor nutricional continua o mesmo, e é o mesmo processo que acontece no seu estômago de qualquer jeito.

Agora, o jeito preguiçoso de resolver, que é o que eu faria: bate e deixa o copo parado por uns cinco a dez minutos. A espuma desce sozinha e vira líquido de novo. Bater com menos violência, usar o líquido gelado e misturar em leite ou suco em vez de água também rendem bem menos espuma.

E o Markins, ali em dois mil e quatro, deu a solução mais direta de todas: goela abaixo, tudo junto, sem pensar muito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.