Pular para o conteúdo

Por que dá vontade de bocejar durante o treino?

Respostas em Destaque

Pq nao devemos consumir carbo de alto ig antes de malhar?

Eu sempre tomo malto 30 minutos antes do treino para acelerar a absorcao da creatina pq eu to tomando agora malto + creatina antes do treino, pois estava tomando a creatina no pos e nao fez efeito

Entao, estou errado em tomar a malto antes do treino com a creatina?

• Respostas 19
  • Visualizações 4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Olhe amigo, darei minha opinião porém pode não ser a mais acertada. Esse "sono" de que falou depende de vários fatores. Partindo do mais básico: você está descansando adequadamente? Será que não es

• Vou tentar resumir, meu negócio não é muito psicologia mas... Nós que levamos a sério a musculação, mas também é aplicado a qualquer esporte para atletas sérios, nos cobramos constantemente em relaçã

• Fala napoli Olha... acho complicado a gente enveredar por um campo tao complexo qto o psiquismo humano de forma tao simplista. Psicologicamente, nao funcionamos na base do "causa-e-efeito" teo

Fala napoli :lol:

Olha... acho complicado a gente enveredar por um campo tao complexo qto o psiquismo humano de forma tao simplista. Psicologicamente, nao funcionamos na base do "causa-e-efeito" teoricos. Nao podemos ligar a ansiedade por deixar de ser frango com stress e a resposta do bocejo. Poderiamos, caso a caso, enxergar essa relacao, TALVEZ, no individuo X, pra em seguida perceber que com o Y isso nao funciona.

A pessoa que fica depressiva e soh quer dormir atua por essa via por falta de "volição", ou seja, de "vontade de viver". Eh, na verdade, o atender de varias necessidades, inclusive o da "Pulsao de Morte", segundo Freud. O que quero dizer eh que esse tipo de sono nao circula apenas no fisico, mas recebe todo um aporte psicologico que eh diferente do de um individuo saudavel, mesmo que angustiado pela sua forma fisica. Por isso, acho inadequada a associacao :wink:

Bom... seja como for, me faz mais sentido a teoria do "Dark Aiur": de que o bocejo seria mais uma resposta fisiologica a necessidade de renovacao de ar nos pulmoes. Pensar em todo um aparato psicologico que de suporte ao bocejo, pra mim, eh meio que forcar a barra :wink:

Abracao, cara :lol:

Certo Taurino, eu entendi seu ponto de vista. Como disse antes: "Olhe amigo, darei minha opinião porém pode não ser a mais acertada..."

Pode ser que eu tenha até viajado mas postei o que penso.

Mas achei sensacional as outras explicações e inclusive sua crítica.

Valeu pela honradez e educação. Quem sabe a gente ainda não troque algumas idéias sobre esse assunto.

Abraços e boa sorte.

Gostaria de tirar essa dúvida... alguém porque às vezes durante o treino dá uma vontade de bocejar??? Parece q dá um sono... Obrigado pela atenção! :roll:

Só uma perguntinha básica: Que horas você treina?

Olha pra mim axu q os fatores de sono no treino sao: Clima, Horario, Nutricao, Descanso.

Os 2 primeros sao os mais problematicos pq aqui onde eu moro eh quente pra kramba e as vezes qdo num chove e o tempo fica seco eu num fico com vontade de fazer nd, agora em dia chuvoso e fresco eh uma maravilha. Pra vcs terem nocao teve epoca esse ano q chego a umidade relativa 10%.

• 14 anos depois...
  • 6 anos depois...

Esse tópico chegou perto várias vezes e passou reto pela explicação que hoje é a mais aceita, e ela é bem mais curiosa do que falta de ar ou sono.

A ideia de que bocejo serve para pegar mais oxigênio foi testada e não se sustentou. Fizeram gente respirar oxigênio puro e gente respirar ar com mais gás carbônico, e a frequência de bocejo não mudou. Ou seja, aquela explicação de renovação do ar nos pulmões, que apareceu aqui, é a intuitiva, mas não é a que os testes sustentam.

O que ganhou força é que bocejar ajuda a resfriar o cérebro. A inspiração profunda puxa uma boa quantidade de ar mais frio, o movimento da mandíbula aumenta o fluxo de sangue na cabeça e o conjunto funciona como um radiador. Isso foi observado de formas bem diretas: aquecer a testa de alguém aumenta o bocejo, resfriar diminui, e as pessoas bocejam mais quando a temperatura ambiente está um pouco abaixo da do corpo do que quando está muito quente.

Repare como isso encaixa com o treino. Você começa parado, os músculos passam a produzir calor em quantidade e a temperatura interna sobe rápido nos primeiros minutos. É justamente aí que o bocejo costuma aparecer, e é por isso que ele some depois que a pessoa entra no ritmo e já está suando, porque a essa altura o suor assumiu a refrigeração.

E o colega do fim do tópico, que falou de clima quente e umidade baixa, estava mais perto da resposta do que qualquer teoria psicológica que discutimos aqui. Academia abafada, sem ventilação, aumenta isso mesmo.

Tem um segundo motivo, também bem documentado, que é o bocejo aparecer nas transições de estado, quando o corpo muda de marcha. Sair do repouso para o esforço é exatamente uma dessas transições, e por isso o bocejo se concentra no começo do treino e nos intervalos entre séries pesadas, e não no meio da série.

Agora a parte que vale como aviso, porque bocejo repetido às vezes é sinal de outra coisa. Se ele vier acompanhado de suor frio, enjoo, visão escurecendo pelas bordas, zumbido no ouvido ou tontura, principalmente logo depois de uma série pesada em que você prendeu a respiração, isso não é sono. É queda de pressão, o começo de um desmaio. Nessa hora a conduta é parar, sentar ou deitar e levantar as pernas, e não tentar terminar a série. Quem tem isso com frequência deveria conversar com médico, porque pode ter relação com pressão baixa e com a forma de respirar durante o esforço. Prender o ar em toda repetição pesada é a causa mais comum na academia.

E ficou uma pergunta sem resposta aqui, feita duas vezes: se tomar maltodextrina antes do treino é erro e se ela serve para a creatina ser absorvida.

Sobre a hipoglicemia de rebote, ela até pode acontecer, o açúcar dá um pico de insulina e a glicose desce um pouco depois. Só que, na prática, isso se corrige rápido assim que o exercício começa, porque o próprio esforço libera glicose do fígado. Os estudos que mediram desempenho não encontraram prejuízo real. Então tomar carboidrato rápido antes de treinar não é o erro que se dizia em 2004.

Sobre a creatina, aí sim tem um mal-entendido antigo. Ela não precisa de maltodextrina para ser absorvida e não age na hora. Ela funciona por saturação, ou seja, o que importa é tomar todos os dias até o músculo encher, e depois manter. Por isso o horário quase não muda nada, e por isso ela pareceu não fazer efeito quando você tomava no pós-treino: não era o horário, era questão de tempo de uso. Pode tomar quando for mais fácil de lembrar, com ou sem malto, inclusive nos dias em que não treina.

Fora isso, as suspeitas óbvias continuam valendo e é sempre bom checá-las antes de procurar explicação complicada: quantas horas você dormiu, há quanto tempo comeu, e que horas do dia você treina. Bocejo no treino das seis da manhã e no treino depois do almoço tem explicação bem mais simples.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.