Pular para o conteúdo

Muito sono (bocejando) durante o treino

Respostas em Destaque

• Respostas 9
  • Visualizações 6,7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• bocejando ?! rs.. está durmindo direito ?! .. e se alimentando bem ?! principalmente no pós treino..

• Bocejando é esse o nome A minha alimentaçao esta ok, meu pos eu acho que esta bom, e o descanso eu durmo cerca de 8 a 9 horas por dia. Falaram para mim que eu poderia estar com os sintomas

• Você deve ingerir carboidratos de baixo/médio IG de 30 a 60 minutos antes do treino. Evite os carboidratos de alto IG no pré-treino. Tal ingestão levaria à liberação de insulina e, consequentemente

• Autor

então, eu almoço e depois espero cerca de 1h a 1:30h para ir treinar.

Em relação ao carbo de alto ig, qual seria um bom para mim ir antes de treinar.

Antes que eu me esqueca, eu estou treinando nesse horario pois estou de ferias, em agosto vou voltar a estudar durante a tarde e terei de treinar durante a noite ou final da tarde.

VLW

Em relação ao carbo de alto ig, qual seria um bom para mim ir antes de treinar.

Você deve ingerir carboidratos de baixo/médio IG de 30 a 60 minutos antes do treino.

Evite os carboidratos de alto IG no pré-treino. Tal ingestão levaria à liberação de insulina e, consequentemente, um quadro de hipoglicemia sanguínea (baixa quantidade de glicose circulante no sangue). Sem energia disponível durante o treino, você pode desenvolver certos sintomas como:

- Ansiedade

- Visão embaçada

- Frio

- Fraqueza

- Sonolência

- Euforia

- Dor de cabeça

- Respiração acelerada

- Fome

- Irritação

- Mal estar

- Nervoso

- Cansaço

- Suor

- Tremores

- Taquicardia

Outra coisa, dê um espaço maior de tempo entre sua última refeição pesada e o treino. Dependendo da sua alimentação, os exercícios físicos podem estar competindo por fluxo sanguíneo com a digestão, causando também certos sintomas desagradáveis.

[ ]'s

vc deve ser bem sensível a insulina, e como o almoço é uma refeição calórica, libera muita insulina em seu corpo. quando vc vai treinar, sua insulina vai estar mt alta, e levando em conta que a insulina regula vários aspectos do corpo entre eles o SONO, acho q sua resposta está aí.

muita insulina + corpo sensível a ela = SONO

há pessoas que se fizessem o mesmo que vc não sentiriam os mesmos sintomas, pois o nível de sensiblidade a insulina difere dentre os indivíduos.

solução? tente mudar o horário de treino e fazer com que seu pré-treino não seja calórico demais e que contenha apenas carbos de baixo IG/algumas proteínas. se não der, tente cortar o arroz do almoço, talvez resolva.

• 12 anos depois...
  • 6 anos depois...

@mephistos, o tópico inteiro fechou em hipoglicemia reativa e te mandou mudar o horário do treino, mas você tinha dado, logo no segundo post, a informação que aponta para outro lado: você dorme oito a nove horas por dia. E é justamente isso que torna a explicação escolhida a menos provável.

Vou por partes, porque tem uma correção importante aqui e uma coisa que ninguém te perguntou.

Primeiro, sobre a hipoglicemia de rebote. O @GUILSILVA e o @Wazup_Nigga disseram para evitar carboidrato de alto índice glicêmico antes do treino porque a insulina sobe e derruba a glicose. Essa ideia é muito repetida e nasceu de um estudo dos anos setenta que mediu glicose alta e insulina alta quarenta e cinco minutos depois de comer. O que veio depois mudou a conclusão. A queda de glicose realmente acontece em algumas pessoas nos primeiros minutos de exercício, mas praticamente todos os estudos que mediram desempenho encontraram desempenho igual ou melhor com carboidrato antes do treino. A orientação de evitar carboidrato na hora anterior não se sustenta.

E tem um achado que interessa direto ao seu caso: a presença ou ausência dessa queda de glicose não acompanha o que a pessoa sente. Tem gente com glicose baixa se sentindo ótima e gente com glicose normal sentindo exatamente os sintomas de hipoglicemia. Ou seja, sintoma não diagnostica. Se fosse mesmo hipoglicemia, o quadro viria com tremor, suor frio, coração acelerado e fome súbita, e melhoraria em minutos com açúcar. Sono e bocejo isolados não são isso.

Além disso, você almoça e treina uma hora a uma hora e meia depois, e sonolência depois de refeição grande é comum e não é hipoglicemia. Ela tem a ver com digestão, com o desvio de sangue para o aparelho digestivo e com o tamanho e a composição da refeição. Essa parte da sugestão do @alexbretas11 faz sentido na prática, mesmo que o mecanismo pela insulina não seja bem esse: refeição menor antes do treino costuma resolver. Vale testar, é barato e não custa nada.

Segundo, o bocejo em si, porque ele foi tratado aqui só como sinônimo de sono e não é.

A explicação com mais apoio hoje é termorregulação. Bocejar puxa ar frio pelo nariz e pela boca, numa região com muito vaso sanguíneo, e ajuda a esfriar o sangue que sobe para o cérebro. Por isso bocejo aumenta em situações que elevam a temperatura do cérebro, e treino é uma delas. Ou seja, bocejar durante o treino, num ambiente quente, sem nenhum outro sintoma, pode ser só isso, e não sinal de nada.

E existe uma segunda causa que vale conhecer: bocejo repetido é um dos sinais que antecedem desmaio vasovagal, quando o coração desacelera e os vasos dilatam, chegando menos sangue ao cérebro. Se o seu bocejo vier junto com suor frio, náusea, visão escurecendo, zumbido ou tontura, isso não é sono, é aviso. A conduta é interromper a série, sentar ou deitar com as pernas elevadas, e não tentar terminar o exercício.

Terceiro, e é o que eu perguntaria se estivesse ali com você: você dorme oito a nove horas e ainda assim está com muito sono. Isso é o dado importante do tópico e ninguém pegou. Dormir bastante e acordar sem descanso costuma indicar sono de má qualidade, não sono de pouca quantidade.

As três causas que eu investigaria, nessa ordem.

Apneia do sono. Pergunta simples: você ronca, alguém já disse que você para de respirar dormindo, acorda com boca seca ou dor de cabeça, e cochila fácil durante o dia. Se sim, é a explicação mais provável de sono ruim com muitas horas na cama, e não se resolve dormindo mais.

Ferro. Deficiência de ferro dá cansaço e sonolência antes de dar anemia, e o exame que mostra isso cedo é a ferritina, que quase nunca é pedida. Hemograma normal com ferritina baixa é achado comum em quem treina.

Tireoide. TSH alterado dá exatamente esse quadro de sonolência sem explicação, e é exame barato.

Então, resumindo o que eu faria no seu lugar: testar refeição menor antes do treino, o que é grátis e pode resolver. Se o sono persistir mesmo com boa noite de sono, pedir hemograma, ferritina e TSH, e responder honestamente as perguntas sobre ronco. Mudar de horário de treino, que foi a conclusão do tópico, provavelmente não resolve, porque, pelo que você contou, você vai passar a treinar à noite depois de um dia inteiro de aula, e aí o sono tende a aparecer do mesmo jeito, só que por outro motivo.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.