Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

DEBATE: Mesa dos professores: qual é a melhor divisão de treino?

Featured Replies

Postado

Estamos de volta com mais um Mesa dos Professores, hoje iremos discutir sobre divisões de treino e quais são mais adequadas para cada aluno dependendo do nível de treinamento dele. Será que um treino único é suficiente? AB? ABC? ABCD? ABCDE? Vamos conversar sobre essas divisões, quantidades de exercícios e exercícios em cada parcela de treino!

Moderador: Qual divisão de treino você acha melhor para iniciantes, intermediários e avançados?

Ricardo Wesley: Eu sou um cara mais clássico, particularmente acredito que para grande maioria da população uma divisão Ab 2x na semana seja o ideal, pois a falta de tempo, má alimentação e estresse torna essa divisão boa para iniciantes, intermediários e avançados, tanto com objetivo de hipertrofia, saúde, performance ou emagrecimento.

Elissandro Martins: Gosto muito do tipo de divisão ABC, acho que dividindo bem os músculos ela pode ser adequada tanto para iniciantes quanto para intermediários e avançados, sendo que também cai muito bem para o avançado a divisão ABCDE em função da alta intensidade dos treinamentos e da necessidade de um tempo maior para a recuperação.

Ricardo Wesley: Mas pensando em alunos que consigam frequentar a academia mais vezes ou mais avançados sou a favor de uma divisão Abc ou até Abcde apesar de eu utilizar versões diferentes dessas divisões. Da mesma forma que também é possível treinar atletas em treinos do corpo todo. O importante é atender as necessidades do aluno e isso varia muito.

Moderador: Qual a divisão dos músculos?

Elissandro Martins: Gosto da divisão que trabalha músculos sinergistas e sei que o Ricardo também gosta muito. Uma divisão que já foi mostrada aqui no blog pelo Ricardo, eu considero ótima e podemos adaptá-la para qualquer fase de treinamento que esteja o aluno: Treino: A Peito, Ombro e Tríceps. Treino B: Costas, trapézio e bíceps. Treino C:Pernas. Essa é uma divisão que se você acertar na intensidade poderá ter resultados fantásticos.

Ricardo Wesley: Exatamente Elissandro, custumo sempre trabalhar musculaturas que são sinergistas no mesmo treino, ou seja, musculaturas que ajudam a fazer um movimento, por exemplo, empurrar (peito, ombro e tríceps). No caso de um ABC eu usária exatamente essa divisão, e por exemplo em um ABCDEF, eu uso padrões de movimento:

• A: Empurrar Horizontal
  • B: Puxar Horizontal
  • C: Agachar
  • D: Empurrar Vertical
  • E: Puxar Vertical
  • F: Levantar

Moderador:Quantos exercícios em cada treino?

Elissandro Martins: Iniciante entre 4 e 5 exercícios, intermediário entre 5 e 6 e avançados podendo chegar até 8 exercícios por treino. Considero esses números ideais só outros fatores podem alterar esses números.

Ricardo Wesley: Por incrível que pareça creio que 8-10 seja um número próximo do ideal tanto para iniciantes, intermediários e avançados. Custumo investir na execução e técnicas de intensidade nos alunos mais avançados e pela própria divisão das musculaturas 8 exercícios acaba por ser mais que o suficiente.

Em um treino para iniciante seria por exemplo 1 de: empurrar, agachar, remar, desenvolver, puxar, estabilização abdominal, mobilizador abdominal e algum corretivo postural.

Em um treino para avançado de costas por exemplo: Barra fixa aberta, barra fixa fechada supinada, Remada unilateral halteres, remada aberta, crucifixo invertido(com alguma técnica de intensidade), Rosca Martelo, Rosca Direta(com técnica de intensidade) + alguma exercício corretivo postural ou correção simétrica.

Moderador: Comentários?

Ricardo Wesley: Quero agradecer sempre a visita de todos, a presença do Elissandro Martins, mais uma vez no blog e lembrar que semana que vem o Tema será: Séries, Repetições e Intervalo de Descanso!

Elissandro Martins: Com certeza. Grande abraço a todos e deixo aqui também o endereço do meu blog, lá você verá esse e outros artigos interessantes. http://elissandromartins.blogspot.com/

Ricardo Wesley: Confiram! Abraços e Bons Treinos!

• Respostas 5
  • Visualizações 3,2k
  • Criado
  • Última resposta
Postado

hmm massa ! e o tempo ?? alguns amigos meus dizem que se ficar mais de 45min na academia começa a usar massa magra, verdade isso ? creio que não

Postado
  • Autor

hmm massa ! e o tempo ?? alguns amigos meus dizem que se ficar mais de 45min na academia começa a usar massa magra, verdade isso ? creio que não

eu sou adepto da pessoa ficar NUM TREINO COM PESOS entre 45 min a 1;30(mas claro dependendo do treino)

Postado

legal

a respeito da quantidade de exercicios por treino, é 8 - 10 sem contar abd ne? pq se for contar num tme como ñ passar...

meu treino abc q montei por exemplo, coloquei 4 exercicios pra musc grande e 2/3 pra pequeno, no A por exemplo ficou 4 pra peitoral, 2 pra ombro, 3 pra triceps e 3 pra abd, 9 exercicios sem abd e 12 com... mas ñ poderia diminuir...

• 4 anos depois...
Postado
  • Administrador

Alguma atualização neste debate sobre a melhor divisão de treino? Parece que existe alguma coisa nova quanto a hormonizados e não hormonizados. Musculadores hormonizados teriam recuperação mais rápida e musculadores não hormonizados teriam recuperação muscular mais lenta, precisando e mais tempo de descanso e de uma divisão de treinamento que viabilize a recuperação muscular.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Conteúdo similar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.