Pular para o conteúdo

No meu caso, ainda vale a pena treinar?

Respostas em Destaque

Em resumo: Tenho abaulamentos discais na minha coluna torácica e lombar. Depois de tentar, muitas e muitas vezes, desisti de fazer supinos, agachamentos livres, e remadas livres. A razão disso é que as dores que sinto na coluna me incomodam muito se eu fizer tais exercícios. Analisando outras opções cheguei a conclusão que se eu quisesse trabalhar os músculos do tórax, quadríceps e Latíssimo do dorso eu teria de optar por exercícios que não expusessem tanto minha coluna, ou seja, flexões, Leg Press e remadas mais "leves".

Então eis o treino que consegui fazer:

Altura: 185
Peso: 104 KG

BF: 23%
Objetivo do treino: Emagrecer e condicionamento físico
Estrutura:  ABC (5 dias da semana)
Número de repetições: 14-12-10-8
Número de séries: 4

Treino A

1.       Barra fixa (Repetições: 4 - 3 - 3 - 2)

2.       Remada serrote

3.       Pulldown

4.       Rosca alternada na máquina

5.       Rosca Scott

6.       Lombar na máquina

Treino B

1.       Flexão

2.       Paralelas para peitoral (Repetições: 5 - 4 - 3 - 3)

3.       Voador

4.       Tríceps Testa

5.       Tríceps Corda

6.       Abdominais

Treino C

1.       Desenvolvimento com barra por trás

2.       Elevação lateral na máquina

3.       Leg 45º

4.       Leg Press

5.       Extensora

6.       Flexora

7.       Panturrilha na máquina + panturrilha em pé

Minha pergunta é: Vale a pena treinar assim? Tão limitado e com exercício tão simples? Deveria ir para esportes mais comuns como natação e abandonar de vez as academias?
Obs: Já fui em diversos médicos e a conversa é sempre a mesma: Alongamentos, medicamentos inúteis e clínicas de fisioterapia as quais os mesmo médicos são donos...
Estou tentando insistir com um médico cirurgião de uma cidade vizinha que opere minha coluna via cirurgia micro invasiva, mas ele reluta na maior cara de pau me dizendo que o que causa minha dores é "estresse". Talvez, e se Deus me ajudar, depois de umas 100 consultas e o médico achar que já tomou de mim dinheiro suficiente, eu, consiga o convencer dessa cirurgia e ele resolva me ajudar.

• Respostas 2
  • Visualizações 631
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Te sugiro tentar exercícios na hidroginástica....   Treino é treino em qualquer lugar do mundo.... Não importa como estimula o músculo....o negocio é estimular o mesmo..

• 7 anos depois...

@Escrotizando , vale muito a pena, e por dois motivos. Primeiro, o músculo não sabe se a carga vem de barra livre ou de máquina. Ele responde a tensão e a esforço perto da falha, e flexão, paralela, barra fixa, leg press e remada apoiada constroem massa do mesmo jeito. Como o @Apollo Galeno resumiu, treino é treino. Segundo, para quem tem dor nas costas, o treino de força bem dosado é parte do tratamento, e não algo que você faz apesar da coluna.

Sobre a coluna, algumas informações podem mudar o seu olhar sobre a cirurgia. Abaulamento discal é um achado muito comum em ressonância de pessoas sem dor nenhuma. Num estudo grande que juntou exames de pessoas sem sintomas, de Brinjikji e colaboradores, cerca de 40 por cento das pessoas de 30 anos tinham abaulamento, e a proporção sobe com a idade. Ou seja, o abaulamento nem sempre é a causa da dor. A cirurgia tem bom resultado quando há compressão de raiz nervosa, com dor irradiada para perna ou braço, formigamento ou perda de força, e resultado bem mais incerto em dor nas costas sem esse quadro. A relutância do cirurgião pode ser um cuidado legítimo, e não desinteresse.

E a parte do "estresse", embora tenha soado como pouco caso, tem base. Na dor crônica, o sistema nervoso fica mais sensível, e sono ruim, estresse e medo de movimento aumentam de fato a intensidade da dor, sem que isso queira dizer que ela é imaginária. O tratamento com melhor evidência para dor lombar crônica é exercício progressivo, aumentando aos poucos o que a coluna tolera.

Ajustes que ajudam no seu treino:

Tire o desenvolvimento com barra por trás. Ele força ombro e coluna torácica sem necessidade. Desenvolvimento sentado com halteres e encosto, ou na máquina, faz o mesmo trabalho.

Para costas, prefira remada com apoio no peito, na máquina ou no banco inclinado, que não carrega a lombar.

Para peito, além de flexão e paralela, o supino na máquina ou com halteres no chão costuma ser bem tolerado.

No leg press, limite a descida até onde a lombar continua encostada no banco. Quando o quadril enrola no fundo, a carga vai para a coluna.

Inclua prancha, prancha lateral e o exercício "bird dog" no lugar da lombar na máquina. Eles fortalecem o tronco sem flexionar a coluna sob carga.

Perder parte dos 23 por cento de gordura também alivia a coluna no dia a dia. Natação é um ótimo complemento para isso, mas não precisa substituir a academia.

Por último, procure um fisioterapeuta que trabalhe com reabilitação baseada em exercício e carga progressiva, e não só com aparelho e alongamento. É esse tipo de profissional que costuma devolver os exercícios que você abandonou, aos poucos.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.