Pular para o conteúdo

Mudança de treino de ABC para ABCDE... É interessante?

Respostas em Destaque

Galera, bom dia.

Eu sempre treinei ABC, mas agora o instrutor da academia passou um treino ABCDE para mim e confesso que estou com um pouco de receio de mudar. Porém, por outro lado, eu dei uma estagnada...

Vocês poderiam avaliar esse treino para bulk?

A

Supino Inclinado + Cross Over (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Voador (10x de 10 repetições e 10 segundos de descanso)

Desenvolvimento Articulado + Levantamento Lateral (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Levantamento Frontal (10 séries com 10 repetições e 10 segundos de descanso)

Encolhimento de Ombro com a Barra (10 séries com 10 repetições e 10 segundos de descanso)

B

Mesa Flexora + Mesa Flexora Sentado (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Mesa Flexora em pé (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Stiff (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Agachamento Livre (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Panturrilha em pé + Panturrilha Sentado (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

C

Puxada Pulley na Frente + Remada na Máquina (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Remada Pulley Baixa (10 séries com 10 repetições e 10 segundos de descanso)

Rosca Martelo com Halteres + Rosca Martelo com Corda (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

D

Tríceps Francesa + Tríceps Pulley (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Tríceps Pulley com Corda + Tríceps no Banco (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Rosca Scott Livre + Rosca Alternada (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Rosca Direta  (10 séries com 10 repetições e 10 segundos de descanso)

E

Cadeira Extensora + Passada

Hack + Passada

Leg-Press 45º + Passada

Cadeira Abdutora + Cadeira Adutora

Panturrilha em pé + Panturrilha Sentado (4x de 8 a 12 repetições e 45 segundos de descanso)

Além disso, dia sim dia não tem exercícios para abdominais e extensor lombar.

Eu achei o volume de exercícios baixo tendo em vista que vou treinar os grupos musculares apenas 1 vez na semana. E vcs, o que acham?

• Respostas 5
  • Visualizações 611
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• treino fraco!

• Ei..........me explique como consegue discernir e aplicar na prática o que lhe falam nos 2 fóruns de hipertrofia que participa? 

• Achei muito pouco exercício pra peito e costas. 3 exercícios de costas 1x na semana? Não entendi também por que ele quis combinar os grupamentos e não fazer a divisão padrão: A - peito

• 6 anos depois...

Math, a sua própria desconfiança acertou o alvo. Você escreveu que achou o volume baixo para treinar cada grupo uma vez por semana, e é exatamente esse o problema principal desse treino. O Locemar apontou a mesma coisa pelo lado do peito e das costas.

Vou destrinchar, porque tem mais coisa ali além do volume.

A frequência é o ponto que mais pesa. Quando se compara treinar um músculo uma vez por semana com duas vezes, mantendo o mesmo total de séries, a versão de duas vezes rende mais. Ou seja, ABCDE com cada grupo uma vez tende a ser pior que o seu ABC antigo feito duas vezes na semana, e não melhor. Trocar para uma divisão mais fragmentada resolveria o seu problema se o problema fosse falta de volume por sessão, mas ele não é.

A distribuição também está invertida. Some as séries: peito recebe dois exercícios, costas três, e bíceps e tríceps juntos ocupam um dia inteiro com quatro. Braço é o menor grupo do corpo e ainda por cima já trabalha em todo supino, desenvolvimento, puxada e remada. Nessa ficha, ele recebe mais atenção que o peito. Se o objetivo é ficar maior, é o contrário disso.

Agora o detalhe que eu acho mais grave e que ninguém citou: no dia B, o agachamento livre está em quarto lugar, depois de mesa flexora, flexora sentado, flexora em pé e stiff. Ou seja, você vai chegar no agachamento com o posterior de coxa completamente destruído. O agachamento é o exercício mais importante da ficha inteira e vai ser feito na pior condição possível do dia, com carga baixa e execução ruim. Exercício grande vem primeiro, sempre. Só isso já muda o resultado desse treino.

Sobre as séries de dez por dez com dez segundos de descanso, elas aparecem em cinco exercícios e não fazem o que parecem fazer. Existe um método clássico de dez séries de dez, mas ele usa um minuto ou mais de descanso e carga em torno de sessenta por cento. Com dez segundos entre séries, a carga que você consegue segurar é tão baixa que aquilo vira um exercício de ardência, não de estímulo. Cansa muito, entrega pouco, e ocupa o tempo que renderia mais em série pesada. Repare que elas caem justamente nos exercícios pequenos: elevação lateral, elevação frontal, encolhimento, rosca direta e remada baixa.

E, no dia E, aquela sequência de extensora, hack, leg press, abdutora e adutora emendadas é um circuito de perna colocado dois dias depois do dia de perna. Perna acaba sendo o único grupo treinado duas vezes na semana, meio por acidente, enquanto peito e costas ficam com uma. Se dá para treinar algo duas vezes, deveria ser por escolha, e provavelmente não seria só a perna.

Faltam também alguns movimentos que rendem muito: nenhum supino reto ou paralelas, nenhuma barra fixa, nenhum levantamento terra, nenhuma remada curvada com barra. A ficha inteira é bastante dependente de máquina e cabo.

Se eu fosse resumir em uma recomendação: para bulk, um ABC feito duas vezes na semana, em seis dias, ou uma divisão de superiores e inferiores em quatro dias, vai render mais que esse ABCDE. Em qualquer uma delas, comece pelo exercício grande, mire algo entre dez e vinte séries semanais por grupo e deixe uma ou duas repetições sobrando na maioria das séries, para conseguir subir a carga na semana seguinte.

Uma última coisa, e talvez a mais importante: você disse que estagnou. Vale conferir de onde veio essa estagnação antes de culpar a divisão. Duas perguntas resolvem. As suas cargas nos exercícios principais estão maiores do que há seis meses? E, se você está em bulk, o peso na balança está subindo? Se a resposta às duas for não, o problema não é ABC nem ABCDE, é que não há progressão nem comida sobrando, e mudar a ficha só vai criar a sensação de novidade por algumas semanas. Se ambas estiverem subindo e o espelho não muda, aí é questão de paciência, porque isso é lento mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.