Pular para o conteúdo

Hormônios normalizados com SERMs tornam a cair após o uso?

Respostas em Destaque

• Moderador

Complicado falar qualquer coisa.....

A historia do forista.....falta detalhar bem o "esquema" de maneira completa........vejo apenas cortes de historia......não sei quem é vc.....idade.....patologias associadas......medicações sendo usadas.....etc etc.......

E não entendi, qual a queixa principal? Valores de exames? Ou algum sinal e sintoma de algo?

• 5 anos depois...
  • Respostas 11
  • Visualizações 1,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Minha testo antes de qualquer uso de esteróide era 390ng/dL  Deixei de ser natural, passei alguns anos usando testo e alguns outros esteróides. Mas aí eu resolvi parar. Estou a um ano natural. Ma

• Tenho medo de usar o clomid por mais tempo, por conta do colateral na visão Seria efetivo estende-lo por um período maior?    Tenho 29 anos Meus exames em 2014, quando eu era natur

• Então, esse meu primeiro exame foi feito a pedido do endócrino. Eu mostrei a ele na época, o mesmo disse que estava tudo normal comigo. E realmente estava, ereção igual pedra, libido ótima... Mas eu c

A resposta objetiva para a pergunta do título, @jowes: costuma cair alguma coisa, sim, mas normalmente não volta ao fundo do poço. E o motivo está no mecanismo.

O tamoxifeno e o clomifeno agem bloqueando o receptor de estrogênio no hipotálamo e na hipófise. O estradiol é o principal sinal de retroalimentação negativa do eixo. Bloqueado esse sinal, o cérebro interpreta que falta hormônio, aumenta GnRH, e com isso sobem LH e FSH, que estimulam as células de Leydig a produzir testosterona. Ou seja, enquanto você toma o SERM, boa parte do número que aparece no exame é efeito farmacológico direto, não é o eixo funcionando sozinho. Quando o SERM sai, a retroalimentação volta a operar e o valor tende a acomodar num patamar mais baixo que o de vigência da medicação.

A pergunta importante é onde ele acomoda. E aqui os teus próprios números respondem melhor que qualquer teoria. Em 2014, natural, você tinha testosterona total de 390, LH 2,3 e FSH 2,5. Hoje, depois do tamoxifeno e do clomifeno, você está com testosterona total de 421, testosterona livre 11,97, LH 4,8, FSH 8,6, SHBG 16,6, estradiol 29 e prolactina 5,0. Isso significa que você não só recuperou, como está com LH e FSH acima do que eram na sua linha de base pré-ciclo, e com testosterona equivalente ou levemente superior. Do ponto de vista funcional, o eixo religou. É bem diferente daqueles 108 de nove meses após parar.

Isso muda a conduta. Continuar SERM agora não tem alvo. Você já chegou ao seu ponto de partida, e o seu ponto de partida sempre foi em torno de 390. Insistir em medicação para tentar levar esse número a 700 é buscar um valor que nunca foi seu. Aliás, o @Apollo Galeno colocou a pergunta certa: qual é a queixa principal hoje? Se a libido e a ereção voltaram, o tratamento cumpriu a função. Se continuam ruins com testosterona em 421, o problema provavelmente não é só o número da testosterona, e aí vale investigar tireoide, prolactina, ferritina, glicemia, sono, uso de outras medicações e componente psicológico.

Sobre estender o clomifeno por mais tempo. O efeito visual do clomifeno é real e não é lenda. Descrevem-se turvação, fosfenos, escotomas e sensibilidade à luz, geralmente relacionados à dose e à duração, e em geral reversíveis com a suspensão. Existe relato de persistência em uso prolongado, e é por isso que a maioria dos protocolos evita clomifeno por muitos meses e prefere tamoxifeno quando é preciso estender. Vale dizer que o clomifeno é uma mistura de dois isômeros, enclomifeno e zuclomifeno, e o zuclomifeno tem meia-vida muito longa, o que explica por que efeitos residuais podem demorar a sumir. Se você já sente algo na visão, eu não estenderia.

Sobre o tamoxifeno derrubar libido. Isso aparece em relato com alguma frequência, e o mecanismo mais provável não é a testosterona, que ele aumenta, e sim o bloqueio do receptor de estrogênio no sistema nervoso central. O estradiol tem papel direto em libido masculina, e homens com estradiol muito baixo costumam relatar exatamente queda de desejo, mesmo com testosterona boa. O teu estradiol está em 29, que é adequado, então nesse ponto você está bem. Não trataria isso como certeza para todo mundo, porque os dados são de relato clínico e não de ensaio controlado, mas o mecanismo é plausível e não deve ser descartado como impressão.

Sobre o HCG mencionado no tópico, a ressalva feita ali é pertinente. Ele funciona como análogo de LH e estimula diretamente a célula de Leydig, mas em dose alta ou uso prolongado ele suprime a produção própria de LH e ainda aumenta aromatização. Ele faz sentido antes ou no início da retomada, quando o testículo está muito tempo parado, e faz pouco sentido em quem já está com LH de 4,8 e FSH de 8,6 como você.

Uma observação sobre 2014, e sem intenção de puxar orelha, apenas porque quem lê este tópico depois pode estar na mesma situação: 390 aos 23 anos está dentro da faixa de referência, ainda que na porção baixa, e com libido e ereção normais o endocrinologista da época não estava errado em não medicar. Testosterona total isolada, sem sintoma, é um número ruim para tomar decisão. A SHBG de 12, que era baixa, inclusive fazia com que a fração livre fosse proporcionalmente melhor do que o total sugeria.

O que eu faria agora: repetir o painel completo entre oito e doze semanas depois de suspender o SERM, sem nenhuma medicação, incluindo testosterona total e livre, LH, FSH, estradiol, SHBG, prolactina, TSH, T4 livre, hemograma, glicemia, ferritina e perfil lipídico. É esse exame, e não o feito durante o uso, que mostra o eixo de verdade. E acompanhar sintoma junto com número, porque tratar exame sem sintoma leva a uso perpétuo de medicação por nada.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.