Pular para o conteúdo

Tirei 1 dente. qdo posso voltar a malhar?

Respostas em Destaque

• Respostas 13
  • Visualizações 126,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• O cara perguntou isso em 2004, já deu tempo de ele ter um filho, e nesse filho dele nascer os dentes de leite e trocar TODOS. E o que deveria te manter afastado dos treinos não é a presença ou não de

• Eu qnd tirei o ciso esperei 3 dias só, o dentista falou 1 semana, hehehe mas nao aconteceu nada cara

• po ... 1 mes parado por tirar o ciso eu acho um exagero ... quando eu tirei o dentista falou pra ficar 1 semana sem malhar... o q pra mim naum importou, pq eu naum malhava na época mesmo hehe

Mano, quando tirei o siso estava tomando m-drol, pra nao disperdiçar as capsulas, voltei a malhar no mesmo dia,

não deu em nada. se não tiver sentindo dor é tranquilo!

vlw

abraço

O cara perguntou isso em 2004, já deu tempo de ele ter um filho, e nesse filho dele nascer os dentes de leite e trocar TODOS.

E o que deveria te manter afastado dos treinos não é a presença ou não de dor (até pq vc leva uma bela anestesia) e sim a presença dos pontos.... enfim...

• 6 anos depois...
  • 7 anos depois...

@Julia Mel, você perguntou em dois mil e dezoito, na quinta feira, com pontos dados no sábado, e ninguém te respondeu. Vou responder com o que a literatura diz, porque este tópico virou uma coleção de relatos pessoais do tipo eu voltei em três dias e não deu nada, e esse tipo de relato tem um problema óbvio: quem teve complicação não voltou aqui para contar.

Primeiro, o que se está protegendo. Não é o dente, é o coágulo. Depois da extração fica um alvéolo aberto, e o coágulo que se forma ali é o curativo biológico que protege o osso exposto e permite a cicatrização. Se ele se desloca ou se dissolve, o osso fica descoberto e aparece a alveolite seca, que é dor forte que começa dois a quatro dias depois, muitas vezes irradiando para o ouvido, e que precisa de retorno ao dentista.

E ela não é raridade. A incidência geral fica entre um e cinco por cento das extrações, mas em siso inferior incluso ela sobe muito, chegando a algo em torno de trinta por cento em algumas séries. Ou seja, quem tirou siso de baixo está numa faixa de risco completamente diferente de quem tirou um dente simples. Isso explica por que os prazos que apareceram aqui variaram tanto: quarenta e oito horas, quatro dias, uma semana, um mês. Não é dentista exagerado nem dentista relaxado, são procedimentos diferentes.

Segundo, por que musculação especificamente. O @some85one acertou o mecanismo: esforço aumenta a pressão arterial e o fluxo de sangue na região, e isso pode reabrir o sangramento. Some a isso a manobra que todo mundo faz em série pesada, que é prender a respiração e fazer força, que eleva bastante a pressão por alguns segundos. E o @Everton Santos deu a melhor resposta do tópico: o critério não é dor, porque anestesia e analgésico mascaram exatamente isso. O critério é a ferida.

Terceiro, respondendo o que interessa na prática.

Para extração simples, sem pontos e sem complicação, dois a três dias sem treino de força costumam bastar, com retorno progressivo.

Para siso, principalmente inferior e incluso, ou quando houve pontos, a orientação mais comum é sete a dez dias sem esforço intenso e sem qualquer atividade em que a cabeça fique abaixo do coração. E, @Julia Mel, o seu caso é esse: siso com pontos, e a dentista disse uma semana. Sábado a quinta é menos que isso.

O que dá para fazer nesse intervalo sem prejudicar nada: caminhada leve, e depois dos primeiros dois ou três dias, treino leve de membros inferiores sem prender a respiração e sem exercício com a cabeça para baixo. O que evitar até liberar: carga máxima, agachamento e levantamento terra pesados, abdominal, supino declinado, e qualquer coisa em que você segure o ar para fazer força.

Quatro coisas que aumentam muito o risco e que ninguém no tópico citou, e valem mais que a contagem de dias: não fumar, não usar canudo, não cuspir com força e não bochechar forte nos primeiros dias. Todas fazem sucção ou pressão dentro da boca e são justamente o que desloca o coágulo. Fumo, aliás, é um dos fatores de risco mais consistentes para alveolite.

E, sobre a ansiedade que iniciou o tópico, o @thiago_sa já tinha dado a resposta certa em dois mil e quatro: ninguém perde força nem massa em quatro dias, nem em dez. Existem dados de destreino mostrando que a massa muscular se mantém por períodos bem mais longos que isso, e a força volta rápido no retorno. O custo de esperar é zero. O custo de não esperar pode ser uma semana de dor forte e uma volta ao consultório.

Uma observação sobre um relato específico, porque ele merece registro. O @bgbgc12 contou que voltou a treinar no mesmo dia da extração para não desperdiçar as cápsulas de um pró hormonal que estava usando. Vale dizer que essa classe de substância costuma trazer alteração de coagulação e de pressão, e voltar a treinar pesado no mesmo dia de uma extração nesse contexto soma exatamente os fatores que causam sangramento pós operatório. Deu certo naquela vez, mas não é conselho generalizável.

E fica a informação prática de quando procurar o dentista sem esperar: sangramento que não para depois de morder gaze por vinte a trinta minutos, ou que persiste além de oito a doze horas, dor que aumenta a partir do segundo ou terceiro dia em vez de diminuir, mau gosto ou mau cheiro persistente, febre, ou inchaço que piora depois do terceiro dia.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.