Pular para o conteúdo

Uma colher de sopa de AZEITE DE OLIVA ajuda os músculos no pós-treino?

Respostas em Destaque

• Respostas 5
  • Visualizações 1,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Será?! azeite é 100% gordura!!! Nem carbos, nem proteínas!!! Acho difícil!!

• Azeite é muito bom, menos após o treino - após o treino procure não ingerir nada de gordura, pois você precisa aproveitar a "window of opportunity" para mandar a maior quantidade possível de nutriente

• Que é rico em ômegas, anti oxidantes, etc... eu sei, mas auxília os músculos como, não possui proteínas nem carbos!??

Azeite é muito bom, menos após o treino - após o treino procure não ingerir nada de gordura, pois você precisa aproveitar a "window of opportunity" para mandar a maior quantidade possível de nutrientes(PTN e CHO) para os músculos. E a gordura iria tornar este processo beeeeem mais lento.

Em 2002-12-14 12:11, MrHuge escreveu:

Azeite é muito bom, menos após o treino - após o treino procure não ingerir nada de gordura, pois você precisa aproveitar a "window of opportunity" para mandar a maior quantidade possível de nutrientes(PTN e CHO) para os músculos. E a gordura iria tornar este processo beeeeem mais lento.

Que é rico em ômegas, anti oxidantes, etc... eu sei, mas auxília os músculos como, não possui proteínas nem carbos!??

• 16 anos depois...
  • Moderador
Em 15/12/2002 em 11:04, annhas disse:

mas auxília os músculos como, não possui proteínas nem carbos!?

Em razão dos micronutrientes. Assistam este vídeo:

Em 10/12/2002 em 15:45, Ruffe disse:

uma colher de azeite no pós-treino ajuda os músculos

Não necessariamente no pós-treino, mas adicionar o azeite de oliva na dieta para hipertrofia ou emagrecer é excelente, principalmente por ajudar na produção natural de testosterona.

Também vale a leitura:

E assistir a este vídeo:

• 7 anos depois...

Tópico antigo, mas a pergunta do Ruffe continua sendo feita toda semana na academia, então vale atualizar o que se sabe hoje.

Começando pela parte mais importante, a que o annhas percebeu por conta própria: azeite não tem proteína nem carboidrato, e não existe nenhum mecanismo pelo qual uma colher de sopa de gordura no pós-treino acelere a recuperação ou a síntese proteica. O que constrói músculo depois do treino é o estímulo do próprio treino e a chegada de aminoácidos, principalmente leucina. Gordura não entra nessa conta.

Sobre a resposta do Benaziza, aquela era a leitura padrão da época e ela envelheceu bastante. A tal janela de oportunidade existe, só que é muito mais larga do que se imaginava em 2002. Falava-se em trinta ou quarenta minutos, quase uma corrida contra o relógio. Hoje se trabalha com algo em torno de várias horas em volta da sessão, e para quem treina alimentado a urgência praticamente desaparece, porque a refeição anterior ainda está sendo digerida. É verdade que a gordura atrasa o esvaziamento gástrico e torna a absorção mais lenta, isso é fato fisiológico. O que mudou foi a conclusão prática: esse atraso não prejudica nada em quem come proteína suficiente ao longo do dia. A única situação em que eu realmente evitaria uma refeição gordurosa logo depois é quando existe outro treino ou uma prova poucas horas adiante, aí sim conforto gástrico e reposição rápida de glicogênio contam.

Sobre o ponto que o fisiculturismo levantou, e aqui eu concordo em parte. Azeite de oliva extravirgem é excelente na dieta, e o motivo não é o pós-treino, é o conjunto. Ele traz ácido oleico e compostos fenólicos como o oleocantal e o hidroxitirosol, com efeito anti-inflamatório e sobre perfil lipídico bem documentado. Isso interessa a quem treina pesado e vive com marcador inflamatório alto. Já a parte da testosterona eu trataria com mais cautela do que costuma aparecer por aí. Existem estudos pequenos, alguns com poucos voluntários, comparando azeite com outras gorduras e mostrando aumento modesto de testosterona total. Nada que transforme shape. O que existe de sólido é o contrário: dieta cronicamente muito pobre em gordura, abaixo de uns vinte por cento das calorias, tende a derrubar testosterona. Ou seja, o azeite ajuda a manter o hormônio onde ele deveria estar, não a elevá-lo acima do normal.

Na prática, o que eu oriento. Use o azeite extravirgem cru, sobre a salada, o legume ou o prato já pronto, porque parte dos fenóis se degrada no calor alto. Encaixe onde couber melhor no dia, e lembre que uma colher de sopa entrega em torno de cento e vinte calorias, o que numa dieta de emagrecimento é bastante coisa para quem serve no olho. E se você gosta de comer azeite junto do arroz com frango do pós-treino, pode comer sem culpa nenhuma. Não vai atrapalhar o resultado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.