Pular para o conteúdo

Uma colher de sopa de AZEITE DE OLIVA ajuda os músculos no pós-treino?

Respostas em Destaque

• Respostas 5
  • Visualizações 1,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Será?! azeite é 100% gordura!!! Nem carbos, nem proteínas!!! Acho difícil!!

• Azeite é muito bom, menos após o treino - após o treino procure não ingerir nada de gordura, pois você precisa aproveitar a "window of opportunity" para mandar a maior quantidade possível de nutriente

• Que é rico em ômegas, anti oxidantes, etc... eu sei, mas auxília os músculos como, não possui proteínas nem carbos!??

Azeite é muito bom, menos após o treino - após o treino procure não ingerir nada de gordura, pois você precisa aproveitar a "window of opportunity" para mandar a maior quantidade possível de nutrientes(PTN e CHO) para os músculos. E a gordura iria tornar este processo beeeeem mais lento.

Em 2002-12-14 12:11, MrHuge escreveu:

Azeite é muito bom, menos após o treino - após o treino procure não ingerir nada de gordura, pois você precisa aproveitar a "window of opportunity" para mandar a maior quantidade possível de nutrientes(PTN e CHO) para os músculos. E a gordura iria tornar este processo beeeeem mais lento.

Que é rico em ômegas, anti oxidantes, etc... eu sei, mas auxília os músculos como, não possui proteínas nem carbos!??

• 16 anos depois...
  • Moderador
Em 15/12/2002 em 11:04, annhas disse:

mas auxília os músculos como, não possui proteínas nem carbos!?

Em razão dos micronutrientes. Assistam este vídeo:

Em 10/12/2002 em 15:45, Ruffe disse:

uma colher de azeite no pós-treino ajuda os músculos

Não necessariamente no pós-treino, mas adicionar o azeite de oliva na dieta para hipertrofia ou emagrecer é excelente, principalmente por ajudar na produção natural de testosterona.

Também vale a leitura:

E assistir a este vídeo:

• 7 anos depois...

Tópico antigo, mas a pergunta do Ruffe continua sendo feita toda semana na academia, então vale atualizar o que se sabe hoje.

Começando pela parte mais importante, a que o annhas percebeu por conta própria: azeite não tem proteína nem carboidrato, e não existe nenhum mecanismo pelo qual uma colher de sopa de gordura no pós-treino acelere a recuperação ou a síntese proteica. O que constrói músculo depois do treino é o estímulo do próprio treino e a chegada de aminoácidos, principalmente leucina. Gordura não entra nessa conta.

Sobre a resposta do Benaziza, aquela era a leitura padrão da época e ela envelheceu bastante. A tal janela de oportunidade existe, só que é muito mais larga do que se imaginava em 2002. Falava-se em trinta ou quarenta minutos, quase uma corrida contra o relógio. Hoje se trabalha com algo em torno de várias horas em volta da sessão, e para quem treina alimentado a urgência praticamente desaparece, porque a refeição anterior ainda está sendo digerida. É verdade que a gordura atrasa o esvaziamento gástrico e torna a absorção mais lenta, isso é fato fisiológico. O que mudou foi a conclusão prática: esse atraso não prejudica nada em quem come proteína suficiente ao longo do dia. A única situação em que eu realmente evitaria uma refeição gordurosa logo depois é quando existe outro treino ou uma prova poucas horas adiante, aí sim conforto gástrico e reposição rápida de glicogênio contam.

Sobre o ponto que o fisiculturismo levantou, e aqui eu concordo em parte. Azeite de oliva extravirgem é excelente na dieta, e o motivo não é o pós-treino, é o conjunto. Ele traz ácido oleico e compostos fenólicos como o oleocantal e o hidroxitirosol, com efeito anti-inflamatório e sobre perfil lipídico bem documentado. Isso interessa a quem treina pesado e vive com marcador inflamatório alto. Já a parte da testosterona eu trataria com mais cautela do que costuma aparecer por aí. Existem estudos pequenos, alguns com poucos voluntários, comparando azeite com outras gorduras e mostrando aumento modesto de testosterona total. Nada que transforme shape. O que existe de sólido é o contrário: dieta cronicamente muito pobre em gordura, abaixo de uns vinte por cento das calorias, tende a derrubar testosterona. Ou seja, o azeite ajuda a manter o hormônio onde ele deveria estar, não a elevá-lo acima do normal.

Na prática, o que eu oriento. Use o azeite extravirgem cru, sobre a salada, o legume ou o prato já pronto, porque parte dos fenóis se degrada no calor alto. Encaixe onde couber melhor no dia, e lembre que uma colher de sopa entrega em torno de cento e vinte calorias, o que numa dieta de emagrecimento é bastante coisa para quem serve no olho. E se você gosta de comer azeite junto do arroz com frango do pós-treino, pode comer sem culpa nenhuma. Não vai atrapalhar o resultado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.