Pular para o conteúdo

Malho primeiro e corro em seguida ou corro primeiro?

Respostas em Destaque

Olá para todos.

Estou com o intuito de emagrecer e para isso voltei a malhar já faz 1 mês e também voltei a correr. Corro em média de 5 a 7 Km por dia.

A minha dúvida é a seguinte eu devo malhar primeiro e correr logo em seguida ou devo correr primeiro e malhar logo em seguida.

Ou ainda, devo malhar pela manhã e correr no final da tarde ou correr pela manhã e malhar no final da tarde?

Agradeço a todos que puderem me ajudar. Muito obrigado.

• Respostas 9
  • Visualizações 5,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• claudioatelier
    claudioatelier

olá Danielfbrito Geralmente é melhor fazer a musculação primeiro enquanto seus músculos estão repletos de glicogênio, após 45 minutos de atividade é que seu corpo começa a transformar a gordura est

• O Garoto Destemido
    O Garoto Destemido

Pq correr não seria um movimento natural? Num entendi essa?

• O Garoto Destemido
    O Garoto Destemido

Entendi agora, vc diz que não é natural corridas como maratonas ou outras provas de longa distancia. Tem algum artigo sobre isso?

olá Danielfbrito

Geralmente é melhor fazer a musculação primeiro enquanto seus músculos estão repletos de glicogênio, após 45 minutos de atividade é que seu corpo começa a transformar a gordura estocada em glicose para lhe fornecer energia.

Não sou fã de corridas, acho que, além de não ser um movimento natural, ela prejudica muito as articulações, prefiro caminhadas, bicicleta e natação.

Quanto ao horário existem pessoas matutinas e vespertinas, procure encontrar o horário que rende mais para você, tente um depois o outro e compare.

um bom treino

claudio

Pq correr não seria um movimento natural?

Num entendi essa?

Vou tentar explicar sem muitos termos técnicos, eu creio na teoria da evolução, nós todos descendemos de "macacos", entre os animais que são ditos irracionais, todos os movimentos que eles fazem estão ligados a sua sobrevivência e a perpetuação da espécie.

Para sobreviver só utilizam a corrida anaeróbica, tipo 100 m, que é para capturar alguma presa ou fugir de algum predador, você nunca irá ver seu cachorro correndo devagarzinho em volta da casa, se ele fizer isso é capaz de você achar que ele pirou.

Quando era mais novo até me interessei por corridas, cheguei a correr a São Silvestre em 1988, cheguei em 2.500 e alguma coisa, mas ganhei uma lesão no joelho que até hoje vira e mexe tenho que tomar antiinflamatório.

Depois de comparar bastante cheguei a conclusão que a corrida não trás mais benefícios do que uma boa caminhada, intercalada com piques de um fôlego, isto é, inspiro e dou um pique a toda velocidade até acabar a expiração, depois volto a caminhar até a pulsação voltar ao normal.

Um bom treino

claudio

Esta é uma teoria que defendo por experiência própria, é dificil você encontrar alguém dizendo publicamente que um esporte faz mais mal do que bem, o que se consegue é aquelas orientações de que tudo que é demasiado não faz bem prá saúde, em todo caso se tiver paciência dê uma lida nestes artigos e tire suas próprias conclusões:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equi ... 7684.shtml

Neste aqui tem um parágrafo onde manda os corredores praticarem musculação para se prevenir das lesões, na minha opinião se algum exercício gera lesão ele não é recomendável.

Um bom treino

claudio

Parceirinho, sempre fui fã em uma corridinha antes do treino, quando quero dar uma secada legal

corrida minima vamos falar em tempo nao em km , minimo de 45 min. com velocidade constante , tipo pega uma praça livre de transito, e da aquela corridinha , e ja chega na academia suado , ja entra nas suas series pingando , po é outro nivel !!!!

Mas tem aqueles frangos que odeiam ,huaaaaaaaaaa, ficam com a porra da toalinha com alcool depois que saio .....

outro ponto positivo rsrrsrrs quando entro na serie ninguem a nao ser meus parceiros de treino ficam.

chacal_4ever@hotmail.com

duvidas me chama no email ou msn

• 9 anos depois...
  • 6 anos depois...

Daniel, você fez três perguntas e o tópico respondeu bem a primeira, deixou a terceira de lado e ninguém tocou no assunto que mais decide o seu resultado. Vou pelas três.

Sobre a ordem, a recomendação que te deram está certa: musculação primeiro, corrida depois. Só que o motivo é outro, e vale corrigir porque esse motivo circula muito. Não existe um marco de quarenta e cinco minutos em que o corpo passa a usar gordura. Você usa gordura o tempo todo, inclusive parado lendo isso, e usa mais proporcionalmente quanto mais leve for o esforço. O que muda ao longo da atividade é a mistura de combustível, não uma chave que liga. E, mais importante, qual combustível estava sendo usado durante a sessão não decide se você emagrece. Quem decide isso é o saldo de calorias ao longo dos dias.

A razão real para levantar peso antes é simples: se você corre sete quilômetros e depois entra na musculação, chega na série principal com menos força e menos repetições, e é justamente carga e repetição que seguram o seu músculo enquanto você perde peso. Na ordem inversa, o que fica prejudicado é o seu ritmo de corrida, o que importa pouco se o seu objetivo é emagrecer e não bater tempo.

Agora a sua terceira pergunta, que é a melhor delas e ficou sem resposta. Sim, separar em dois períodos é a opção mais eficiente das que você listou. Cada treino rende perto do máximo porque nenhum começa cansado do outro. Se der para fazer, coloque a musculação no horário em que você se sente melhor, e a corrida no outro. Não existe horário mágico, existe o horário em que você aparece com regularidade, e regularidade é o que produz resultado em quatro meses de calendário.

Sobre a corrida não ser um movimento natural, aí eu discordo, com todo o respeito a quem levantou o ponto, porque a evidência anatômica vai bem na direção contrária. O ser humano é um dos melhores corredores de longa distância do reino animal, e o corpo tem peças que só existem para isso: tendão de Aquiles longo funcionando como mola, arco do pé, glúteo máximo enorme comparado ao de outros primatas, um ligamento na nuca que estabiliza a cabeça na passada e, principalmente, a capacidade de suar no corpo inteiro para dissipar calor. É por isso que a comparação com o cachorro se inverte: num dia quente e numa distância longa, o cachorro para antes e a pessoa continua. Cavalo também. Existe até uma linha de pesquisa em antropologia sobre caça por perseguição justamente com base nisso.

O que não é natural é o volume. Correr é da nossa espécie, correr trinta ou quarenta quilômetros por semana em asfalto, de tênis ruim e sem preparo, não é. E a lesão de joelho na São Silvestre de 1988 é um exemplo perfeito disso, não da corrida em si. Sinto de verdade pela sequela, e se ela ainda incomoda a ponto de precisar de anti-inflamatório de vez em quando, valeria uma avaliação atual, porque muita dor antiga de joelho responde bem a fortalecimento dirigido.

Aliás, sobre o argumento de que um exercício que gera lesão não é recomendável, dá para virar ele do avesso: por esse critério não sobraria nada, porque musculação, futebol e até caminhada machucam gente todo ano. A frase daquele artigo, mandando corredor fazer musculação para se prevenir, não é uma confissão de que corrida é ruim. É a receita que funciona. E a caminhada com piques de velocidade descrita ali é ótima, tem nome na literatura, é treino intervalado, e serve tanto para quem quer poupar a articulação quanto para quem quer render mais em menos tempo.

Duas coisas práticas para você, Daniel.

A primeira é o volume. Você voltou a treinar há um mês e já está correndo de cinco a sete quilômetros todos os dias, além da musculação. É bastante para quem está retomando, e o que estraga plano de emagrecimento não é falta de vontade, é canela dolorida e joelho inflamado no segundo mês. Alternar dias de corrida com bicicleta ou caminhada inclinada, e deixar um dia sem impacto, te leva mais longe do que a sequência diária.

A segunda é o que ninguém perguntou aqui: como está a sua alimentação. Cinco a sete quilômetros gastam algo em torno de trezentas a quinhentas calorias, o que um lanche desfaz sem esforço. Corrida e musculação constroem o corpo e a saúde, mas os quilos saem pela cozinha. Se você postar o que come num dia comum, com quantidades, tem gente aqui capaz de apontar rapidamente onde está a sobra.

E a resposta do colega que faz vinte a trinta minutos de bicicleta depois do treino, três vezes por semana, é praticamente o modelo que eu sugeriria: aeróbico moderado, depois dos pesos, em dose que não compete com a recuperação.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.