Pular para o conteúdo

Lesão no trapézio: manchas vermelhas

Respostas em Destaque

Quando eu malho ombro aparecem umas manchas vermelhas no trapézio, às vezes fica roxo com uma veias aparentes. Não sei o que é.

No início, não era assim, depois de um tempo começou aparecer. Uso pesos leves nada e exagerado.

Parei de malhar durante um mês por causa disso até mesmo pra descansar o músculo, mas voltou a aparecer.

Diminui até o nº de series de ombro, de 4 series para 3.

Alguém pode me dizer se é normal? Um amigo disse que era normal devido o estiramento brusco do músculo.

• Desenvolvimento atrás com a barra 10x3
  • Elevação frontal com a barra 10x3
  • Elevação lateral 10x3

A minha lesão é parecida com essa imagem que achei na net, mas só que é no trapézio e um poco menor!

hamstringbruise%5B1%5D.jpg

• Respostas 3
  • Visualizações 3,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Moderador
Eh o seguinte quando eu malho ombro aparece umas manchas vermelhas no trapezio as vezes fica roxa com uma veias aparente nao sei o q eh ?

no inicio nao era assim depois de um tempo começou aparecer. uso pesos leves nada de exagerado.

parei de malhar durante um mes por causa disso ate msmo pra descançar o musculo + voltou a aparecer.

diminiu ate o nº de series de ombro de 4 series para 3.

alguem pode me dizer se eh normal ? um amigo disse que era normal devido o estiramento busco do musculo.

Desenvolvimento atrás com a barra 10x3

Elevação frontal com a barra 10x3

Elevação lateral 10x3

a minha lesão eh parecida com essa img q achei na net + so q eh no trapezio e um poco menor!

hamstringbruise%5B1%5D.jpg

Procure um médico

• 5 anos depois...
  • 9 anos depois...

O @sapops descreveu bem o quadro e recebeu só um procure um médico, então vou responder o que provavelmente está acontecendo e, principalmente, como separar o que é banal do que merece investigação.

Manchas vermelhas que aparecem durante ou logo depois do treino de ombro, na região do trapézio, e que às vezes ficam arroxeadas, têm duas explicações comuns e bem diferentes entre si.

A primeira, e mais provável no contexto que ele descreveu, são petéquias e pequenas equimoses por aumento súbito de pressão. Quando se faz força máxima prendendo a respiração, o que acontece muito em desenvolvimento com barra, a pressão dentro do tórax sobe bastante e essa pressão se transmite às veias do pescoço, do rosto e da cintura escapular, porque essa região drena para lá. Capilares pequenos se rompem e aparecem pontinhos vermelhos que depois escurecem, exatamente como um roxo pequeno. É o mesmo mecanismo das manchas que algumas pessoas notam no rosto e ao redor dos olhos depois de uma série muito pesada ou de um acesso de tosse.

Isso combina com o relato dele em dois pontos. Apareceu depois de um tempo de treino, ou seja, quando as cargas subiram, e vem acompanhado de veias mais aparentes na região.

A segunda possibilidade é uma reação da própria pele ao exercício, do tipo urticária induzida por exercício ou urticária colinérgica, que produz manchas avermelhadas, às vezes com coceira, desencadeadas por calor e esforço. Essa costuma dar coceira e desaparecer em minutos a uma hora, sem deixar marca arroxeada.

A diferença prática entre as duas é fácil de observar. Se coça e some rápido sem virar roxo, pensa se em reação de pele. Se não coça e evolui para roxo, com aquele padrão de pontinhos, é rompimento de capilar.

Sobre o que ele já tentou, um ponto. Ele parou um mês e o problema voltou, e isso faz sentido, porque não se trata de lesão muscular acumulada. Diminuir de quatro para três séries também não resolve, porque o gatilho é o pico de esforço de cada série, não o volume total.

O que costuma resolver de verdade é a respiração e a escolha de exercício. Soltar o ar durante a fase de esforço em vez de prender, evitar segurar a respiração por várias repetições seguidas, e observar se o problema acompanha um exercício específico.

E aqui vale uma observação sobre a rotina dele. O desenvolvimento atrás da nuca com barra é justamente o exercício que mais força retroversão do ombro e extensão cervical, e é o que mais convida a prender a respiração para estabilizar. Além disso, ele é dos que mais se associam a desconforto e pinçamento no ombro em quem não tem mobilidade suficiente. Trocar por desenvolvimento à frente, com halteres, costuma melhorar as duas coisas de uma vez.

Agora a parte que importa mais, que é quando isso deixa de ser curiosidade.

Vale investigar se aparecerem manchas roxas em outros lugares sem trauma, se roxos surgirem com esbarrões mínimos, se houver sangramento de gengiva ao escovar os dentes, sangramento nasal frequente, sangramento que demora a parar depois de um corte pequeno, ou se as manchas forem acompanhadas de febre, dor articular ou mal estar. Também se elas passarem a aparecer em situações banais, e não só no treino pesado.

Nesses casos, os exames que respondem são simples. Hemograma completo com contagem de plaquetas e coagulograma. E vale mencionar ao médico qualquer uso de anti inflamatório, aspirina, anticoagulante ou suplemento em dose alta, porque alguns interferem na função das plaquetas.

Respondendo à pergunta que ficou no ar sobre haver dor. Se não dói, se aparece só no treino pesado de ombro, se some em alguns dias e não há nenhum dos sinais do parágrafo acima, é quase sempre o rompimento de capilar por esforço, é benigno e não impede de treinar. Se dói no local, se há inchaço ou perda de força, aí a conversa é outra e a avaliação passa a ser sobre lesão muscular, e não sobre a mancha.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.