Pular para o conteúdo

Dieta e corpo flácido

Respostas em Destaque

Oi pessoal, tudo bem? 😀

Não sei se é aqui que devo postar, kk 

Tenho algumas dúvidas em relação ao meu corpo, e gostaria de algumas dicas, já que não entendo totalmente o assunto. 

Tenho 23 anos, 1,65 de altura e peso 59kg. (Não sei qual meu % de gordura)

Treino há 4 meses, frequentando a academia 5 dias por semana.. 

Ainda não consegui montar uma dieta coerente, então apenas diminuí algumas quantidades, e eliminei alguns alimentos. 

Meu corpo tem bastante flacidez pois sempre emagreci e engordei rapidamente. (não muitos kgs, mas isso me detonou.) (Sou magra... Mas tudo balança kkk) 

Fico confusa em relação a ganho de massa, e com um pouco de receio se é nisso que tenho que investir.. 

• Respostas 8
  • Visualizações 963
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Idade: 23  Altura: 1,65 Peso: 59 Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): Nenhum (Tomei anticoncepcional por 3 anos, mas desde que comecei a treinar eu parei)  Problemas de S

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Podemos te ajudar sim, porém padronize seu tópico com TODAS as informações exatamente conforme solicitadas .... (Copie e cole e responda ao lado) Idade: Altura: Peso: Medicaçõ

• Valeu!! Farei isso!! =]]]

Imagens Postadas

• Moderador

Podemos te ajudar sim, porém padronize seu tópico com TODAS as informações exatamente conforme solicitadas ....

(Copie e cole e responda ao lado)

Altura:

Peso:

Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...):

Problemas de Saúde:

Tempo de treino:

Divisão de treino e horario do mesmo:

Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia:

Fotos: Poste fotos com roupas de banho (sunga/biquini) ou que preferir (cueca/calcinha/sutiã) (sem mostrar o rosto com padrões frontal, lateral e Posterior).Enriquece, e é determinante para analise de cada caso.  As vezes podem ser abordadas outras indicações de treino/dieta/ciclo para seu caso.

Aguardamos TODAS as respostas para poder começar a te ajudar com alguma direção........

Abaixo modelo de como tirar as fotos.

elisfitness.jpg

• Autor

Altura: 1,65

Peso: 59

Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): Nenhum (Tomei anticoncepcional por 3 anos, mas desde que comecei a treinar eu parei) 

Problemas de Saúde: Nenhum

Tempo de treino: 4 meses

Divisão de treino e horario do mesmo: Treino geralmente na parte da manhã 10:30h.

Meu professor da academia monta o treino... Perna completa segunda e quinta

Superiores terça e sexta.  

Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia: Ainda não montei nada, só parei de comer besteiras..

2019-05-10 12.22.20.jpgnão tenho muita noção e gostaria de uma luz, pois estou perdida... 

2019-05-10 12.24.25.jpg

2019-05-10 12.23.05.jpg

• 7 anos depois...

@Izz23, o @fisiculturismo te fez a pergunta certa e o tópico parou ali. Vou arriscar responder o receio que eu acho que você tem, porque é o mais comum, e ele é justamente o que está te travando.

O receio costuma ser este: que investir em ganho de massa vá te deixar maior, mais pesada, ou piorar a flacidez.

É o contrário. Ganhar músculo é exatamente o tratamento para o que você descreveu.

Explico.

O que você chama de flacidez, numa pessoa magra como você, quase nunca é excesso de pele. É falta de volume por baixo dela. A pele e o tecido subcutâneo acompanham o que existe embaixo, e quando não há músculo suficiente preenchendo aquele espaço, o resultado é a sensação de que tudo balança, mesmo com peso baixo.

Músculo é o que preenche. É ele que dá firmeza ao contorno. Não existe nenhum outro tecido que faça esse papel.

Então a resposta à sua dúvida é direta: sim, é nisso que você tem que investir, e é a única coisa que resolve o que te incomoda.

E tem uma segunda parte da sua história que explica muito, e que você identificou sozinha sem saber o nome.

Você escreveu que sempre emagreceu e engordou rápido, não muitos quilos, mas que isso te detonou. Isso tem nome e tem mecanismo.

Quando alguém perde peso sem treino de força e sem proteína suficiente, parte do que se perde é músculo. Quando o peso volta, ele volta predominantemente como gordura. Repita esse ciclo algumas vezes e a pessoa chega ao mesmo número na balança com bem menos músculo e mais gordura do que tinha antes.

É por isso que você está com 59 quilos, num peso perfeitamente saudável para 1,65, e ainda assim insatisfeita com o que vê. O problema nunca foi o peso. Foi a composição, e cada ciclo piorou um pouco.

O que decorre disso, na prática:

Você não precisa emagrecer. Seu índice de massa corporal está em torno de 21,7, bem dentro do saudável. Diminuir quantidades, que foi o que você fez, está trabalhando contra o seu objetivo.

O que você precisa é comer em torno da manutenção, ou levemente acima, com proteína alta, e treinar força com carga progressiva. Para os seus 59 quilos, o alvo de proteína fica entre 95 e 130 gramas por dia. Esse é de longe o número mais importante, e é o que o tópico ainda não tinha chegado a te dizer.

Sobre o medo de ficar grande, que eu suspeito que exista mesmo que você não tenha escrito: mulher não fica volumosa sem querer. A testosterona circulante em mulheres é algo entre dez e vinte vezes menor que em homens, e é ela que governa a velocidade e o teto do crescimento muscular. Mulheres ganham músculo em ritmo relativo parecido com o dos homens, mas partindo de uma base muito menor e chegando a um teto muito menor.

Na prática isso significa que, se em um ano você ganhar dois ou três quilos de músculo, vai ser um resultado excelente, e o efeito visual será de corpo mais firme e mais desenhado, não maior. E qualquer mudança acontece devagar o suficiente para você ver acontecendo e decidir seguir ou parar. Ninguém acorda musculosa.

Sobre o seu treino, a divisão que o professor montou, pernas segunda e quinta e superiores terça e sexta, está bem organizada. O que falta é a peça que quase sempre falta aos quatro meses: progressão registrada. Anote a carga e as repetições de cada exercício e tente subir alguma coisa a cada uma ou duas semanas. Sem isso o corpo não tem motivo para mudar, e é possível treinar cinco vezes por semana durante um ano fazendo sempre o mesmo peso e sem resultado nenhum.

Um comentário sobre uma coisa que você mencionou de passagem. Você parou o anticoncepcional quando começou a treinar, depois de três anos usando.

A interrupção costuma trazer alguns meses de transição, com ciclo irregular e variação de retenção de líquido e de como o corpo aparenta de uma semana para outra. Vale saber disso para não interpretar essas oscilações como o treino não estar funcionando. Se a irregularidade persistir muitos meses, aí vale conversar com ginecologista.

E aproveito para dizer, já que provavelmente também passou pela sua cabeça: a evidência sobre anticoncepcional hormonal e ganho de massa é inconsistente e não mostra prejuízo relevante em nenhuma direção. Essa decisão é sua e da sua médica, e não precisa ser tomada em função do treino.

Por fim, uma coisa prática. O formulário que o @Apollo Galeno te passou é o padrão que o fórum usa para analisar casos que envolvem ciclo de anabolizantes, e nesse contexto as fotos ajudam mesmo. Para a sua pergunta, que é de iniciante sobre dieta e direção de treino, elas não são necessárias. Peso, altura, tempo de treino, divisão e o que você come no dia já bastam para te orientar bem. Só para você saber que não é requisito.

Você está em ótima posição, com quatro meses de constância e uma pergunta certa na cabeça. Coma o suficiente, priorize proteína, aumente carga e dê um ano. Vai ser bem diferente do que você conseguiu nos ciclos de emagrecer e engordar.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Autor

@Cláudio Chamini ,Oi Cláudio!

Caramba, quando abri esse tópico eu tinha 23 anos kkkkk

Hoje tenho 30. Muitas coisas mudaram em relação ao meu físico de 7 anos atrás.

Tive fases de muito ganho de peso, tive fases ontem estive mais magra e definida e agora atualmente me encontro no meio termo kkkk Não sigo dieta a risca, não tomei nenhum tipo de hormônio, mas enfim, muito obrigada pelos esclarecimentos em relação as minhas dúvidas!!! Esse fórum sempre foi muito válido pra isso!!! Vlwwwww

• 2 semanas depois...

@Izz23 , que bom que você voltou para contar. Sete anos de treino, com fases mais magra, mais pesada e agora no meio do caminho, sem nunca ter usado hormônio, é uma base que muita gente não tem.

E o fato de você já ter passado por uma fase mais magra e definida mostra que o seu corpo responde. Se um dia quiser voltar para lá sem dieta rígida, o que mais costuma fazer diferença no dia a dia é bater uma boa quantidade de proteína, perto de 1,6 a 2 g por quilo, distribuída nas refeições, e manter o treino de força com progressão de carga. Com esses dois pontos firmes, o resto da alimentação pode ser bem mais flexível do que parece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.