Pular para o conteúdo

Ajuda Cutting

Respostas em Destaque

• Respostas 144
  • Visualizações 22,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Fala ae. No seu treino, eu concordo com o Janio sobre fazer aeróbicos todo dia. Se teu objetivo é secar, faça todo dia, se possível eu horário diferente do treino. E sobre o Treino A, eu aju

• Giovani Fernandes
    Giovani Fernandes

@Apollo Galeno Olha eu aqui de novo kkk   Vamos lá para mais uma atualização:      PESO INICIAL/ PESO ATUAL=  77,50/ 75,10  FORÇA/RESISTÊNCIA/CARGAS= Estou conseguindo manter

• Giovani Fernandes
    Giovani Fernandes

@Apollo GalenoBoa tarde Mestre   Vamos para mais uma atualização...   Essa ultima semana foi foda para mim, peguei um virose que me deixou mal, fiquei com diarreia, perdi bastante

Imagens Postadas

• Autor
Em 28/08/2021 em 18:10, Apollo Galeno disse:

Boa Tarde.....

E meu querido...espero que esteja melhor....se continuar assim....procure um serviço de saúde.

O peso despencou....acredito que a coisa foi "braba" ai em cima e em baixo.....

Estamos ainda descendo a balança e ao mesmo tempo desenhando o corpo. 

Sempre coloque na sua atualização a data da ultima jacada

@Apollo GalenoBoa noite mestrão,

Estou 60%, tá foda, hoje treinei em casa dnv, fui no médico, tomei 2 injeção da bunda, amanhã ou quarta acredito que eu esteja quase 100% já, e vamo que vamo, e pode deixar, coloquei a data da ultima jacada nas atualizações...

Questão das suas regras, confesso que não interajo com o pessoal, eu acompanho a maioria dos relatos, mas não reajo, mas pode deixar que irei mudar a conduta.

21 horas atrás, FaBHana disse:

Concordo com o Apollo, peso despencou, da pra ver nas suas fotos nitidamente que deu uma secada, pode ser também devido a sua virose né, mas espero que melhore também! Pelo menos teve evolução sim mas o que importa mesmo é saúde viu... 🙏

Oi Fabi @FaBHana, sim, importante é a saude, com certeza, mas realmente uma secada acho que deu sim...

Obrigado por acompanhar <3

21 horas atrás, Will0120 disse:

Ta secando legal em, desenhando bem o corpo, parabéns!!!

Acompanhando!! 💪💪

Fala mano @Will0120, muito obrigado! bora pra cima

• 2 semanas depois...
  • Autor

@Apollo GalenoFala mestre, beleza?

Queria te dizer que terei de parar com o projeto 😴, consegui condições de pagar um nutricionista aqui da minha cidade, que consegue acompanhar mais de perto, porque, querendo ou não, pelo fórum é diferente de ir até o consultório e ele ver com os próprios olhos, e claro, não seria ético e nem certo eu continuar postando aqui atualizações sendo que irei começar a seguir a dieta do nutricionista, primeiro porquê estaria tomando seu tempo atoa e outra que estaria tirando a oportunidade de outras pessoas de serem guiadas por você.

Quero te agradecer do fundo do coração, você fez minha auto estima melhorar, eu vi o quão estava feia minha situação, e em poucos meses você mudou totalmente o meu físico (não estou no meu melhor, eu sei, mas do que era antes, com certeza foi uma mudança e tanto), tenho uma imensa gratidão por você, realmente, muito obrigado pelas suas orientações e conhecimentos repassados.

Só gratidão, muito obrigado mestre!

• 4 semanas depois...
  • Moderador
Em 08/09/2021 em 12:15, Giovani Fernandes disse:

@Apollo GalenoFala mestre, beleza?

Queria te dizer que terei de parar com o projeto 😴, consegui condições de pagar um nutricionista aqui da minha cidade, que consegue acompanhar mais de perto, porque, querendo ou não, pelo fórum é diferente de ir até o consultório e ele ver com os próprios olhos, e claro, não seria ético e nem certo eu continuar postando aqui atualizações sendo que irei começar a seguir a dieta do nutricionista, primeiro porquê estaria tomando seu tempo atoa e outra que estaria tirando

Quero te agradecer do fundo do coração, você fez minha auto estima melhorar, eu vi o quão estava feia minha situação, e em poucos meses você mudou totalmente o meu físico (não estou no meu melhor, eu sei, mas do que era antes, com certeza foi uma mudança e tanto), tenho uma imensa gratidão por você, realmente, muito obrigado pelas suas orientações e conhecimentos repassados.

Só gratidão, muito obrigado mestre!

Agora que vi isso....

Blz.....sucesso ai.

TMJ

Em 08/09/2021 em 12:15, Giovani Fernandes disse:

pelo fórum é diferente de ir até o consultório e ele ver com os próprios olhos,

SIm é diferente....

Mas o SEU sucesso depende em qualquer lugar desse mundo apenas de vc.....do seu 

COMPROMISSO E CONSTANCIA com que quer. Caso contrario o pessoal vai arrancar sua calça até ficar careca de grana...e o shape não ira evoluir.

Encerro aqui minha ajuda.

socrates_inteligente_e_aquele_que_sabe_que_nao_sabe_nad_lqdp1g8.jpg

• 4 anos depois...

A primeira mensagem que o @Giovani Fernandes escreveu nesse tópico foi uma pergunta muito boa, e ela nunca foi respondida direito. Vou responder agora, porque ela vale para meio fórum.

Ele perguntou: numa dieta de corte, fazer 3 km em 30 minutos ou 3 km em 15 minutos muda alguma coisa na queima de gordura?

A resposta tem duas partes.

A primeira é sobre o gasto total. Correr custa mais caro que caminhar pela mesma distância. Caminhando, o gasto fica em torno de meia caloria por quilo de peso a cada quilômetro. Correndo, fica em torno de uma caloria por quilo por quilômetro, ou seja, aproximadamente o dobro.

No caso dele, com cerca de 85 kg na época, três quilômetros caminhando custavam algo perto de 130 kcal, e três quilômetros correndo, algo perto de 250 kcal. Ou seja, sim, muda, e muda bastante em termos proporcionais.

A segunda parte é a que quase ninguém diz. Duzentas e cinquenta calorias é o equivalente a duas fatias de pão com requeijão. O aeróbico ajuda, e vale a pena pelo condicionamento e pela saúde cardiovascular, mas ele nunca vai ser o principal responsável pelo déficit. Quem tenta emagrecer pelo lado do gasto está empurrando a alavanca mais curta.

E existe uma terceira consideração, que foi levantada corretamente pelo @Locemar quando ele se recusou a responder sem saber quem estava perguntando: alguém com 85 kg fazendo tiros a 14 km/h está impondo impacto alto a joelho e tornozelo. Essa é exatamente a pergunta que precisava vir antes da resposta, e ele fez certo em fazê la.

Sobre a comparação entre HIIT e caminhada contínua: quando o gasto energético é equiparado, a diferença em perda de gordura desaparece nos ensaios. O HIIT economiza tempo, e esse é o benefício real dele. Em compensação, ele cobra recuperação, o que importa em quem já treina musculação cinco vezes por semana. Ou seja, no caso dele a escolha entre os dois era mais uma questão de agenda e de articulação do que de resultado.

Agora a segunda pergunta boa que ele fez, e que também merece complemento.

Ele perguntou quais exames deveria pedir e se o médico indicado seria o endocrinologista. A resposta incluiu uma lista muito longa, com trinta e poucos itens, incluindo hemossiderina, fibrinogênio, transferrina e zinco sanguíneo.

Uma parte dessa resposta foi excelente e merece ser repetida: a observação de que exame de sangue completo não existe, e de que todo pedido precisa discriminar item por item. Isso é verdade e resolve uma confusão comum.

Mas eu enxugaria a lista. Para um homem de 23 anos, saudável, natural, sem queixa e sem uso de nada, o que responde quase tudo é: hemograma, glicemia de jejum e hemoglobina glicada, perfil lipídico completo, TGO, TGP e gama GT, creatinina e ureia, TSH e vitamina D. Isso cabe num pedido de clínico geral, custa uma fração do resto e cobre o que efetivamente muda conduta.

Os itens exóticos têm um problema além do custo: eles produzem achados isolados que ninguém sabe interpretar, e que geram preocupação sem desfecho. Zinco sérico, por exemplo, é um marcador ruim do estoque de zinco do corpo, e um valor levemente baixo não significa nada por si.

E respondendo o que ele perguntou: não precisa ser endocrinologista. Clínico geral pede tudo isso, e é o encaminhamento correto para alguém sem queixa específica.

Agora o trecho do tópico que eu achei mais útil de todos, e que é sobre a pandemia.

Com a academia fechada, sem halteres e sem máquinas, ele montou um treino em casa com flexões em várias inclinações, tríceps francês segurando uma mochila e galão de amaciante como peso. E fez séries até a falha.

A criatividade está certa. O que eu ajustaria é o método de progressão, porque ele é diferente do da academia.

Na academia, a progressão é simples: sobe carga. Em casa, sem carga para subir, ir sempre até a falha com o mesmo exercício deixa de progredir rápido, porque a partir de certo número de repetições o estímulo vira resistência, e não força.

A progressão em casa é por dificuldade do movimento, e ela tem uma escada clara. Do mais fácil para o mais difícil, na flexão: mãos elevadas, mãos no chão, pés elevados, descida lenta de três a quatro segundos, pausa embaixo, e finalmente variações unilaterais ou com as mãos mais próximas. Cada degrau desses vale mais que somar dez repetições.

Para membros inferiores, a mesma lógica: agachamento, depois agachamento búlgaro, depois agachamento búlgaro com pausa, depois avanço, e stiff unilateral com a mochila.

Isso mantém a série na faixa de oito a quinze repetições difíceis, que é onde o estímulo de hipertrofia acontece, em vez de virar um teste de resistência de quarenta flexões.

Três observações curtas.

A primeira é sobre a queda de peso na semana em que ele teve virose com diarreia. O peso despencou e ele mesmo notou. Aquilo era água e conteúdo intestinal, e voltou. Vale sempre marcar essas semanas na planilha, porque senão elas viram uma vitória falsa e depois um recuo falso.

A segunda é sobre o almoço no restaurante do trabalho, que ele dizia estimar no olho. Ele estava sendo honesto, e vale dizer que estimativa visual erra muito, sobretudo em óleo, molho e porção de arroz. A saída prática para quem come em self service é escolher pratos simples e repetíveis, com a proteína e o carboidrato separados e visíveis, em vez de tentar acertar o número de uma comida misturada.

A terceira é sobre o desfecho. Ele saiu de 87 kg para 75 kg em onze meses, mantendo cargas e ganhando medida em alguns pontos, tudo natural, e encerrou o acompanhamento porque conseguiu pagar um nutricionista da cidade dele, que poderia acompanhar de perto.

Isso não é abandono. É a evolução correta do processo, e ele fez bem. Fórum é ponto de partida e é gratuito, mas quem consegue acompanhamento presencial deveria trocar assim que puder.

Fecho com uma observação sobre ele.

Ele contou, no começo, que aos 18 anos pesava 103 kg, emagreceu 25 kg cortando comida e ficando sem comer, virou o que ele chamou de falso magro e depois voltou a engordar. Ou seja, ele já tinha feito uma vez do jeito errado.

Da segunda vez ele fez pesando comida, mantendo proteína, treinando com carga e atualizando toda segunda feira por quase um ano. E o resultado, dessa vez, veio com músculo em cima.

A diferença entre as duas tentativas não foi força de vontade, porque ela existia nas duas. Foi método. É isso que esse tópico ensina para quem chega hoje.

Para quem quiser montar um treino com base na própria rotina e no equipamento disponível, o site tem um gerador de treino em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/treino/ , que serve como ponto de partida para ajustar com acompanhamento.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.