Pular para o conteúdo

Respostas em Destaque

Olá pessoal, tenho 17 anos, já treino a um ano e meio, mas percebi que tenho uma assimetria no peitoral, no caso o direito que não desenvolve de jeito nenhum a parte inferior, diferentemente do esquerdo. quando menor eu tinha sobrepeso, e acredito que tenho essa assimetria desde a epoca que nem treinava ainda... pois então, queria saber se é possivel resolver isso, apenas com treino (unitateral com halteres) ou se essa assimetria já está em um nivel elevado?

shape.jpg

shape 1.jpg

• Respostas 4
  • Visualizações 4,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Eu também procuraria uma avaliação com um quiroprata.  As vezes essas assimetrias tem origens na coluna, ombros, postura errada que refletem em outras partes do corpo. Ele vai saber te olhar

• Olá, temos um tópico sobre isso.   Na medida em que ganhar massa muscular, isso será atenuado ou normalizado. Ninguém tem um lado do corpo igual ao outro. :)

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Todos nós temos assimetrias nas musculaturas do lado direito e esquerdo do corpo. Tanto que uns são destros, outros canhotos, e um dos elementos de pontuação dos atletas de fisiculturismo é a simetria

Imagens Postadas

• Moderador
5 horas atrás, kannnt disse:

percebi que tenho uma assimetria no peitoral, no caso o direito que não desenvolve de jeito nenhum a parte inferior, diferentemente do esquerdo.

Todos nós temos assimetrias nas musculaturas do lado direito e esquerdo do corpo. Tanto que uns são destros, outros canhotos, e um dos elementos de pontuação dos atletas de fisiculturismo é a simetria. Dê preferência para exercícios de peito com halteres. Veja alguns exercícios neste link: 

https://fisiculturismo.com.br/exercícios/peito/

• 5 anos depois...

Dá para resolver em boa parte, @kannnt, mas antes vale separar de onde vem a diferença, porque o tratamento muda.

Existem três causas comuns. A primeira é assimetria de desenvolvimento muscular, que é a mais frequente e a que responde bem a treino. A segunda é diferença de inserção do músculo ou de formato do gradil costelar de um lado, e essa parte não muda com exercício: a fibra pode crescer, mas o desenho da borda inferior do peitoral continua diferente. A terceira é postural, com rotação ou elevação de um ombro, que muda a forma como o peitoral aparece mesmo com massa parecida dos dois lados. Um teste simples: fotografe de frente, relaxado e depois contraindo, e compare. Se a diferença some ou diminui muito na contração, é mais desenvolvimento e postura. Se a borda inferior tem formato diferente nas duas situações, é anatomia.

Para o componente que responde a treino, o protocolo é bem estabelecido. Priorize exercícios unilaterais com halteres, que impedem o lado dominante de compensar, e comece a série sempre pelo lado mais fraco, igualando as repetições do lado forte ao que o fraco conseguiu. Se quiser acelerar, acrescente uma ou duas séries extras apenas no lado menor, no fim da sessão, nunca mais que isso, para não criar o problema inverso. Crucifixo com halteres, supino unilateral com halter e crossover unilateral na polia funcionam bem. E foque na conexão, ou seja, na execução controlada com boa amplitude, já que uma parte do desequilíbrio vem de recrutamento e não de tamanho.

A parte postural merece atenção porque é a que muita gente ignora. Vale fortalecer costas e manguito rotador, trabalhar mobilidade de peitoral e de torácica, e conferir se você faz tudo carregando peso sempre do mesmo lado. Sobre a sugestão do @Locemar de procurar avaliação, concordo com a ideia, e eu indicaria um fisioterapeuta ou um médico do esporte, que vão avaliar coluna, cintura escapular e amplitude com critério e, se necessário, pedir exame de imagem.

E o @Foston está certo no essencial: ninguém tem os dois lados iguais, e conforme você ganha massa a diferença relativa tende a ficar menos perceptível. Com um ano e meio de treino e 17 anos, você ainda tem muito desenvolvimento pela frente, então o mais provável é que boa parte disso se resolva sozinha nos próximos anos, desde que o treino não reforce o desequilíbrio. Só não espere simetria perfeita, porque ela não existe nem em quem sobe no palco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.